ARTIGOS

manufatura-sustentavel-por-que-e-fundamental-para-a-producao-hoje

23

abril

Manufatura sustentável: por que é fundamental para a produção hoje?

Manufatura sustentável é a elaboração de produtos através de uma abordagem mais econômica com processo que minimizem os impactos ambientais, poupando recursos naturais e energéticos.

As práticas de manufatura sustentável e rentável vem sendo aderida por diversas empresas dos mais variados segmentos, e entre os motivos que movem as empresas em direção à sustentabilidade se incluem:

  • Aumento da eficiência em termos de redução de custos e desperdícios;
  • Aumento da competitividade, conquistando assim novos clientes;
  • Proteção e fortalecimento da marca, além da melhoria em reputação e aceitação do público;
  • da viabilidade e de sucesso mais concreto do negócio;
  • Atendimento de restrições regulatórias.

 

motivos-que-movem-as-empresas-em-direcao-a-sustentabilidade

 

Além dos motivadores, podemos pontuar cuidados para que as empresas possam trilhar para a manufatura sustentável, que podem ser:

  • Tratar a sustentabilidade de maneira coordenada, integrada e séria, ao invés de uma empreitada de momento, desconexa e informal;
  • O foco primário deve estar em melhorar a competitividade e a receita da empresa, e não somente nos cortes de gastos, diminuição de riscos ou melhorias em eficiência;
  • Fazer uma análise estratégica, planejamento de cenários e inovação para ir além do que é padrão;
  • Estabelecer uma integração das funções de negócio com a sustentabilidade;
  • Focar mais no longo prazo;
  • Trabalhar de forma colaborativa com as partes interessadas (stakeholders) externas;

Com todos estes pontos para analisar a viabilidade da manufatura sustentável em uma empresa podemos nos perguntar: ok, mas como tornar a produção mais sustentável?

 

Promovendo a manufatura sustentável

Além da melhoria em qualidade de vida dos funcionários, as empresas têm encontrado formas de combinar as melhorias tanto em lucratividade quanto nos impactos ambientais provocados, rumo a uma manufatura sustentável, bem equilibrada, consciente e factível.

A redução dos rejeitos produzidos trazem benefícios para além do meio ambiente, podendo se somar com a própria comunidade nos entornos da fábrica. Como consequência visa-se a redução em poluição, e assim, a troca de uma demanda por aterros pela construção de parques e áreas verdes para a recreação.

 

reducao-dos-rejeitos-produzidos-trazem-beneficios-para-alem-do-meio-ambiente

 

Finalmente, a sustentabilidade não precisa ser somente um movimento exclusivo pela luta em favor do meio ambiente. Não é suficiente se ter apenas o foco em utilizar 100% de material reciclável, ou ainda, reduzir gastos com energia. Cada uma dessas decisões em prol da manufatura sustentável devem, antes de tudo, ser avaliadas em face às necessidades da comunidade regional e o empreendimento em si, ou então os esforços poderão se tornar vazios de sentido.

Administrar operações de uma maneira sustentável e socialmente responsável não é apenas uma moda, é um jeito legal de agir, mas um fator comercial fundamental.

 

catalogo-completo-iluminacao-ventilacao-natural-industrial

 

Muitos negócios já deram um pontapé em direção aos passos importantes do crescimento verde, garantindo que seu empreendimento seja economicamente e ambientalmente sustentável. Tais empreendimentos com suas experiências pioneiras, têm mostrado que as melhorias ao caminhar nessa trilha vêm de mãos dadas com a  geração de lucros em negócio mais competitivo e robusto no mercado.

Aceitamos Cartão BNDES

Assine nossa newsletter e receba novidades.