ARTIGOS

importanca-da-sustentabilidade-nas-empresas

3

julho

Como minha empresa pode ser sustentável? (E por que isso importa)

 

No mundo industrial cada vez mais ganha força e importância o conceito de sustentabilidade empresarial.  E a sustentabilidade já deixou de ser um assunto exclusivamente ambiental e restrito a governos e ONGs. O universo social e pessoal também está incluído na ideia de empresa sustentável.

Companhias que se preocupam em ser sustentáveis e aplicam práticas condizentes com esse pensamento estão na frente de suas concorrentes em muitos aspectos. Vamos entender o que é uma empresa sustentável, as suas vantagens e como fazer para se tornar uma empresa que esteja alinhada com as melhores práticas da sustentabilidade na indústria.

 

O que é uma empresa sustentável?

O que caracteriza uma empresa sustentável são as suas atitudes éticas, suas práticas e escolhas. Muito mais do que uma questão de marketing verde, a sustentabilidade empresarial exige medidas concretas.

Pode-se dizer que uma empresa sustentável é aquela que possui uma cultura voltada para o crescimento econômico baseado em práticas que não comprometam o bom funcionamento do meio ambiente e, ao mesmo, promova o desenvolvimento das pessoas e da sociedade.

 

Sustentabilidade social e financeira

Embora o grande apelo da sustentabilidade seja o meio ambiente, o universo das pessoas e do social também está incluído. Desse ponto de vista, se preocupar com a qualidade do ambiente de trabalho e com a saúde dos colaboradores é fundamental para ser uma empresa sustentável. Incluir ações e programas que promovam o desenvolvimento social local também é essencial.

Um ponto importante é que a lucratividade e a saúde financeira da empresa não é uma vilã da sustentabilidade. Afinal de contas, sem resultados financeiros positivos as empresas simplesmente não sobrevivem. Para desenvolver ações e práticas de sustentabilidade, é necessário ter saúde financeira também. As duas coisas andam juntas, uma alimentando a outra.

 

Sustentabilidade não tem tamanho

importancia-utilidade-sustentabilidade-empresarial-industrialSer sustentável não é uma questão de tamanho. A sustentabilidade está ligada à cultura empresarial e as práticas de atuação, e não ao tamanho e a influência das empresas. Qualquer empresa, seja ela um pequeno negócio ou uma grande corporação, pode e deve atuar de forma sustentável e ética.

O desenvolvimento econômico que não respeita os limites do meio ambiente é contraproducente e danoso para a própria atividade econômica. Os problemas climáticos relacionados à poluição e consumo predatório são causas de doenças crônicas de vários tipos e comprometem a qualidade de vida nas cidades e no campo.

A sustentabilidade surgiu acima de tudo como uma necessidade urgente de mudança. Cada vez mais é um caminho sem volta para empresas e organizações.

 

As vantagens de uma empresa sustentável

Por muito tempo a adoção de práticas sustentáveis foi visto como um custo para as empresas. Mas à medida que a sociedade foi se educando sobre o tema e os problemas ambientais se agravaram, ficou claro que ser uma empresa sustentável na verdade traz inúmeras vantagens.

As principais vantagens de uma empresa sustentável são:

  • Melhoria da imagem da empresa face aos seus clientes e à sociedade;
  • Redução de custos e aumento da eficiência por meio de práticas de reciclagem, reaproveitamento de água e eliminação de desperdícios;
  • Retorno ambiental para gerações futuras – Tanto os filhos dos empresários como dos colaboradores terão acesso a um mundo com mais qualidade de vida;
  • Maior produtividade e satisfação dos colaboradores – A relação entre qualidade do ambiente de trabalho e produtividade é direta. Um ambiente sustentável promove a eficiência no trabalho e aumenta a produtividade; 
  • Valorização de mercado - Empresas que possuem uma cultura de sustentabilidade consolidada são bem vistas por investidores. A Bovespa, por exemplo, possui um índice exclusivo para medir o nível de sustentabilidade das empresas. Trata-se do ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial);
  • Acesso a incentivos e subsídios governamentais - Embora esse não deva ser o motivo principal para ser sustentável, muitos subsídios e incentivos governamentais são oferecidos para empresas que adotam tecnologias limpas e sustentáveis;
  • Menor rotatividade e atração de novos talentos - Empresas com bons ambientes de trabalho e reconhecidas pela sustentabilidade cada vez mais são as preferidas dos profissionais mais qualificados.

São muitas vantagens, não?  A tendência é que a criação de culturas empresarias sustentáveis se torne cada vez mais o “novo normal”. É difícil encontrar grandes corporações que já não tenham adotado medidas no sentido de se tornar sustentáveis. Elas sabem que os benefícios são valiosos e geram inclusive retorno operacional no médio e longo prazo.

 

+ Saiba mais: Certificação LEED – Sua empresa comprometida com a sustentabilidade

 

Como ser uma empresa sustentável?

Agora sabemos quais as vantagens de ser uma empresa sustentável. Mas como fazer para que uma empresa se torne sustentável?  As práticas que devem ser adotadas variam dependendo da área de atuação. Vamos mostrar algumas medidas que fazem parte de toda empresa sustentável:

  • Reaproveitar e reutilizar materiais – Desde a água, até o papel usado na impressora e sobras de matéria prima;
  • Promover a qualidade do ambiente de trabalho e o conforto dos colaboradores – Garantir temperaturas agradáveis e qualidade do ar;
  • Utilização racional dos recursos naturais - Economizar energia com uso de iluminação natural e menor utilização de ar condicionado (ventilação e circulação natural do ar);
  • Promover a cultura da eficiência - Usar apenas o necessário e buscar fazer mais com menos;
  • Privilegiar o uso de iluminação e ventilação natural nas instalações industriais – Venezianas, lanternins e Domus contínuos garantem a circulação do ar e temperaturas amenas, o que se traduz em maior conforto e qualidade de trabalho;
  • Mitigar os impactos dos processos da empresa no meio ambiente.

 

+ Saiba mais: 10 Formas de consumir menos energia na empresa

 

Esses são alguns dos principais fatores que fazem uma empresa ser sustentável. Além deles, vários outros podem ser implementados, desde a simples criação de um SAC (serviço de atendimento ao consumidor) até medidas mais sofisticadas como a adoção de logística reversa. Algumas das medidas são simples e não exigem grandes investimentos.

A sustentabilidade empresarial tem um efeito importante na competitividade da empresa. Além de valorizar as ações em bolsa e consolidar uma imagem positiva perante os consumidores, a cultura da eficiência e do não desperdício tem um efeito imediato na redução de custos.

O importante é não deixar que a cultura da sustentabilidade seja apenas um mote de marketing, mas que realmente exista uma consistência e reflexos concretos na atuação da empresa. Em pouco tempo a empresa colherá resultados, tanto em termos de imagem como em seus resultados operacionais e competitividade.

 

+ Saiba mais: Nova Sede do Mercado Livre: Referência em Sustentabilidade

Aceitamos Cartão BNDES

Solicite seu orçamento: resposta em até 3 dias úteis.