ARTIGOS

6-curiosidades-sobre-realidade-aumentada-na-industria

21

junho

6 curiosidades sobre realidade aumentada na indústria

 

A Indústria 4.0 é marcada pela interconexão entre máquinas e profissionais na cadeia de produção da indústria. Na prática, são mecanismos da tecnologia implantados no dia a dia das fábricas para melhorar o uso de recursos e uma gestão mais eficiente e inovadora.

Embora ainda não seja tão comum na maioria das indústrias, a implantação da realidade aumentada se apresenta como uma boa aliada para a manutenção competitiva do setor.

Por isso, neste artigo, abordamos 6 curiosidades do funcionamento da realidade aumentada na indústria. Ficou curioso? Siga a leitura!

 

Realidade aumentada x virtual

Diferentemente da realidade virtual (que insere o usuário no mundo 100% digital), a realidade aumentada na indústria possibilita a projeção de uma situação concreta em um cenário virtual, o que ajuda a reduzir custos e melhorar a produtividade, por exemplo.

Para você saber como impacta positivamente na indústria, separamos as principais vantagens. Confira:

 

1 – Testar antes de executar

Uma das práticas existentes com o uso da realidade aumentada na indústria é a possibilidade de fazer testes antes de executar determinado processo. Por meio de um celular, por exemplo, pode-se simular a realização da tarefa e verificar as dificuldades antes de colocar a mão na massa. Dessa maneira, fica mais fácil e mais econômico identificar falhas e revisar os procedimentos no setor, tornando a linha de produção otimizada.

 

realidade-aumentada-permite-testar-antes-de-executar

 

2 – Agilizar a resolução de problemas

Os óculos de realidade aumentada podem ser utilizados na indústria para identificar produtos e guiar a inspeção de qualidade. Esse é um exemplo de uso da realidade aumentada na indústria para a manutenção de equipamentos. Caso seja identificada alguma inconformidade, o colaborador identifica-a rapidamente com ajuda dos óculos e adota as medidas cabíveis, que podem até ser disponibilizadas por meio do conteúdo virtual (infográficos, vídeos etc.).

E o que isso significa? Que agiliza na resolução dos problemas. Afinal, pessoas, processos e máquinas estão conectados.

 

realidade-aumentada-permite-identificar-produtos-e-guiar-a-inspecao-de-qualidade

 

3 – Acessar informações com rapidez

Outra vantagem da aplicação da realidade aumentada na indústria é o acesso rápido às informações dos equipamentos. Como se trata da sobreposição de elementos virtuais ao universo real, todas as informações ficam disponíveis de forma segura e rápida. Ou seja, é a garantia de informação detalhada e atualizada sobre o assunto vinda de uma fonte segura — sem ruídos de comunicação.

 

4 – Diminuir tempo de máquina parada

Quando comparado ao método tradicional de busca dessas informações, nota-se que o acesso à realidade aumentada na indústria diminui o tempo de paradas no fluxo de trabalho e, portanto, representa o aumento da produtividade no setor.

Sem a necessidade de interromper o próprio fluxo de produção, o colaborador pode acessar com poucos cliques o conteúdo específico para tirar dúvidas, como operar o equipamento, encontrar soluções para possíveis problemas, dados etc.

 

realidade-aumentada-diminui-o-tempo-de-maquina-parada

 

5 – Aumentar a segurança na indústria

Assim como é possível realizar a manutenção preventiva de equipamentos, a realidade aumentada na indústria diminui os riscos de acidentes. Isso porque os colaboradores podem treinar suas funções antes de se inserirem na cadeia de produção — como explicamos anteriormente.

Com a prática — ainda que de forma virtual — é possível otimizar o fluxo produtivo. O tutorial de como montar uma peça, por exemplo, pode ser acessado via smartphone várias vezes até o colaborador sentir que já pode iniciar a tarefa.

 

+Leia mais: 6 segredos para economizar energia em iluminação industrial.

6 – Reduzir desperdícios

A tecnologia pode ser uma grande aliada para praticar a sustentabilidade na empresa. Isso porque fornece ferramentas para aumentar a produtividade, reduzir riscos e, consequentemente, os desperdícios.

Portanto, o ganho não é apenas tecnológico, mas também financeiro. É melhor corrigir previamente alguns pontos do que deixar para a fase final da execução do trabalho. Além de caro, implica em desperdício de tempo, insumos e energia.

 

realidade-aumentada-reduz-o-desperdicio

 

+Leia mais: Saiba como economizar energia na indústria.

 

Tecnologia a favor da indústria

A tecnologia vem se aproximando cada vez mais do contexto industrial. Como mostramos neste artigo, a realidade aumentada na indústria traz melhorias para o processo produtivo.

Você gostou do assunto e deseja conhecer outras maneiras de reduzir custos e otimizar o cenário de produção da sua empresa? Leia nosso artigo sobre produtividade e iluminação no ambiente de trabalho!

Aceitamos Cartão BNDES

Solicite seu orçamento: resposta em até 3 dias úteis.