ARTIGOS

riscos-ambientais-que-sua-empresa-pode-evitar

6

setembro

Riscos ambientais que sua empresa pode evitar? Descubra!

Você já parou para pensar sobre qual o legado que a sua empresa deixará no futuro? Além disso, você já adota medidas que amenizam os riscos ambientais? Tomar atitudes para ser uma empresa sustentável não é mais uma opção.

No Brasil, acompanhamos diversas queimadas na Amazônia em benefício do agronegócio, mas que trazem grandes prejuízos ambientais. O país deu um passo na direção contrária do compromisso em reduzir a emissão de gases do efeito estufa.

Por isso, neste artigo, vamos mostrar alternativas viáveis e práticas para que sua empresa colabore com a diminuição dos riscos ambientais. Acompanhe!

 

Reutilizar o plástico

O descarte de plástico gera um grande volume de lixo para o planeta. Afinal, o material tem alta durabilidade e resistência, o que significa que sua degradação pode levar mais de 100 anos. O problema é que, com o grande volume de plástico que é utilizado uma única vez, tudo só piora.

Hoje, infelizmente, é comum que os microplásticos (fragmentos do material que surgem ao cair no oceano) façam parte da cadeia alimentar dos animais. Mas, essa realidade precisa ser transformada e a mudança deve começar por você.

Então, adotar o hábito da reutilização e o descarte correto do plástico na sua empresa é um dos primeiros passos para reduzir os riscos ambientais.

Embalagens da linha SOU da natura ajudam a reduzir riscos ambientais.

Um exemplo de empresa que se preocupa com os riscos ambientais é a Natura, que implementou ações concretas para garantir a sustentabilidade no planeta:

  • Logística reversa para o recolhimento das embalagens de plástico;
  • Coleta e reciclagem de material maior do que o produzido pela marca;
  • Acompanhamento da quantidade de resíduos lançados no mercado.

 

+Leia: O que a Apple nos ensina sobre sustentabilidade?

 

Diminua a pegada de carbono

Você sabia que existe um índice para o cálculo da emissão de carbono lançada na atmosfera por uma empresa, pessoa, atividade e até evento?

Essa é a pegada de carbono. Ela calcula, a partir do que você faz, come, usa e compra, o quanto de dióxido de carbono (gás carbônico) você libera no planeta. Esse gás é um dos responsáveis pela alteração climática da Terra.

Sendo assim, quanto maior sua pegada de carbono, maior é o impacto e os riscos ambientais que você gera para o planeta.

Para calcular, é simples: acesse esta ferramenta no site da Iniciativa Verde, uma organização sem fins lucrativos, e saiba quanto seu negócio está contribuindo (ou não) para a redução dos riscos ambientais.

 

Riscos ambientais de trabalho

A diminuição dos riscos ambientais da sua empresa também envolve o cuidado com as pessoas que compõem o sistema organizacional.

Esses riscos passam pelos agentes físicos, químicos, biológicos, acidentais e ergonômicos, todos que podem prejudicar a saúde do colaborador.

E, portanto, impactar negativamente na utilização não só dos recursos humanos, mas também dos recursos energéticos e naturais.

Afinal, como posso reduzir os riscos ambientais da minha empresa?

Além do cuidado com esses três aspectos que citamos — plásticos de uso único,  pegada de carbono e riscos ambientais de trabalho — é possível ainda ser mais assertivo quando o assunto é o impacto do seu negócio na sustentabilidade.

SGA ou sistema de gestão ambiental busca reduzir riscos ambientais.

Há um Sistema de Gestão Ambiental, o SGA, desenvolvido para o controle desse impacto da empresa no meio ambiente. Ele é regido pela ISO 14001, uma norma internacional que define os critérios para funcionamento do SGA, reconhecendo a necessidade de lucro por parte da organização e, claro, a gestão dos impactos ambientais.

 

+Leia: 6 dicas para promover a arquitetura sustentável na sua obra

 

Torne sua empresa mais sustentável

Outra alternativa para reduzir os riscos ambientais causados pela sua empresa é a adoção de sistemas de ventilação e iluminação natural.

O Grupo MB oferece soluções inteligentes e customizadas para diminuir o consumo de energia elétrica — uma das responsáveis pelo aumento da emissão de gases do efeito estufa e utilização dos recursos não renováveis do planeta.

Sempre há alternativas viáveis para dar mais um passo em direção à sustentabilidade e ao aproveitamento consciente dos recursos da natureza, especialmente no caso de empresas cujo impacto ambiental é maior.

E, ao olhar em volta, é possível perceber que já é tempo de implementar as mudanças que gostaríamos de ver no mundo.

O Grupo MB está aqui para te ajudar a ser uma empresa mais sustentável. Entre em contato conosco e veja qual a solução que se encaixa melhor para o seu negócio! Afinal, qual legado a sua empresa quer deixar para o mundo para reduzir os riscos ambientais? Pense nisso!

 

mb smartvenezianas industriais mb domus mblanternim mb

 

 

 

 

 

 

Aceitamos Cartão BNDES

Solicite seu orçamento: resposta em até 3 dias úteis.