ARTIGOS

sustentabilidade corporativa impactada pela iluminação e ventilação natural

30

janeiro

A iluminação e a ventilação natural na sustentabilidade corporativa

 

No ramo industrial cada vez se torna mais importante a adoção de medidas de sustentabilidade corporativa, que garantem não só a melhoria ambiental na edificação, mas também influenciam na qualidade de vida de seus usuários e de quem está em seu entorno e na economia de custos durante sua vida útil.

Neste artigo, será explicado o que é a sustentabilidade corporativa e como a iluminação e a ventilação natural podem contribuir diretamente para a obtenção de melhores níveis de sustentabilidade nas indústrias.

 

O que é sustentabilidade corporativa

A sustentabilidade corporativa é uma série de medidas sustentáveis que as corporações podem adotar com o objetivo de reduzir impactos ambientais, seja por sua instalação ou devido ao seu uso durante o tempo, contribuir eticamente com a sociedade e reduzir custos.

Um empresa sustentável é aquela que, a longo prazo, promove ações que visam a redução de seu impacto ambiental, fomentam práticas e atividades para o desenvolvimento das pessoas e da sociedade e garantem mecanismos para a redução de custos e geração de resíduos durante a construção e utilização de suas instalações.

Estrategicamente, é interessante para as corporações adotarem e seguirem os critérios de sustentabilidade, pois em todos os aspectos há ganhos sociais, ambientais e econômicos.

sustentabilidade corporativa - conceito e relevância

Falar de eficiência energética é primordial. A redução dos efeitos que uma edificação pode causar no meio ambiente depende de uma adequação do projeto a técnicas sustentáveis e pela aplicação de boas práticas de consumo e racionamento de energia durante o uso do ambiente. Os profissionais devem procurar estudar maneiras de utilizar fontes naturais e renováveis na edificação para fins de iluminação e ventilação, por exemplo.

 

Sustentabilidade na iluminação e na ventilação industrial

Até a década de 50, a maioria das indústrias foi projetada para operar tendo a energia elétrica como principal fonte de iluminação, em detrimento da luz natural. Pode-se dizer o mesmo da ventilação e refrigeração do ambiente.

As fábricas e galpões industriais geralmente têm um número maior de usuários do que residências, o que aumenta a carga de calor do ambiente. Além disso, fábricas possuem equipamentos e máquinas que podem agravar ainda mais a geração de calor nesses locais.

 

guia-instalacao-iluminacao-natural-01

Uma das formas de contornar esse problema é o emprego de soluções que podem ser planejadas e executadas nas corporações, mesmo em edificações já construídas, para maximizar a utilização desses recursos.

Como exemplos dessas soluções temos:

  • Domus: é um tipo de cobertura translúcida. garantem um ótimo conforto térmico e iluminação natural.
  • Lanternins ou sheds: são um tipo de iluminação e ventilação zenitais muito adequadas para edificações industriais e hospitalares.
  • Venezianas: podem ser fixas ou móveis. São uma excelente opção para aumentar a ventilação natural em ambientes industriais, principalmente por serem na vertical, aumentando a ventilação cruzada na altura dos usuários do espaço.
  • Claraboias: o método mais simples, barato e efetivo para aproveitar a iluminação diurna nos interiores consiste no uso de claraboias. Quando bem dimensionadas, as claraboias difusoras de luz fornecem iluminação uniforme e ventilação adequada.
  • Dentre outros.

 

Grupo MB e a preocupação com a sustentabilidade corporativa

O Grupo MB trabalha há mais de 16 anos distribuindo e fornecendo soluções de iluminação e ventilação natural para a indústria, tanto em novas construções como na renovação e modernização de parques fabris.

 

ventilacao-natural-para-a-industria

Como uma empresa com a certificação LEED pelo Green Building Council do Brasil, busca não só fornecer soluções sustentáveis para os negócios de clientes, como também possui uma forte cultura interna, desde a sua fundação, de eficiência e aproveitamento sustentável de recursos industriais, utilizando sempre de materiais de qualidade e durabilidade superiores.

Aumentar a ventilação e iluminação naturais nas corporações é indispensável, tal como outras medidas de sustentabilidade corporativa. Não pode-se negar que as mudanças climáticas oriundas da atividade corporativa são imensas, e que a responsabilidade das empresas é de minimizar ou até zerar seu impacto no mundo.

Aceitamos Cartão BNDES

Assine nossa newsletter e receba novidades.