ARTIGOS

Computational-Aided-Engineering-(CAE)

13

outubro

Computational Aided Engineering (CAE) e sua aplicação na ventilação natural industrial

 

A Engenharia Assistida por Computação, do inglês Computational Aided Engineering, é uma grande aliada de engenheiros e projetistas no desenvolvimento de empreendimentos inovadores e bem-sucedidos. Esse campo favorece a acurácia das soluções, permitindo testar e dimensionar os sistemas no ambiente virtual antes de colocá-los em prática no contexto real.

Assim, além de garantir a alta performance das instalações, a CAE ainda diminui os custos da operação. Essa metodologia tem sido bastante útil na aplicação de soluções de ventilação natural, como os lanternins industriais e as venezianas

Quer saber como funciona? Continue a leitura e veja por que vale a pena contar com a engenharia computacional! 

 

O que é e como funciona a Computational Aided Engineering?

guia para modelagem em bim

A CAE consiste basicamente na utilização de softwares computacionais para dar suporte à engenharia, auxiliando no desenvolvimento de projetos por meio de análises estáticas, dinâmicas, térmicas, magnéticas, acústicas, de impacto e de fluidos. No caso dos sistemas de ventilação natural, entender o comportamento do ar (considerado como um fluido) no ambiente é imprescindível para a eficiência da solução.

Para sua aplicação, são utilizadas ferramentas avançadas que permitem não somente definir as dimensões do sistema, mas também uma série de características cruciais para seu desempenho, como materiais utilizados, tipos de acabamentos, processos de fabricação e instalação e, sobretudo, interações com agentes externos, como vento e temperatura.

Analisar esses fatores com o auxílio da tecnologia, além de otimizar o tempo dos profissionais, dá mais acurácia ao projeto, pois permite testar todas as possibilidades para explorar ao máximo os benefícios da solução que será implantada. Fazer todos esses cálculos manualmente adiaria o lançamento do produto ou da obra, sem falar que exigiria mais do profissional, já que a engenharia não permite erros ou negligências.

 

Como aplicar a Engenharia Computacional em projetos de ventilação natural?

 

Como dissemos no tópico anterior, a Computational Aided Engineering (CAE) tem sido de grande utilidade na execução de projetos de ventilação natural. Nesse quesito, a metodologia opera por meio do Computational Fluid Dynamic (CFD), subgrupo da CAE que lida especificamente com cálculo e análise de fluidos.

Como o comportamento do ar é fator primordial na instalação de sistemas de ventilação natural, o CFD torna-se o aliado perfeito para elaborar um projeto bem-sucedido e de máximo rendimento. Tudo isso de uma forma mais ágil e sem o risco de causar prejuízo com retrabalho.

Na prática, funciona assim: o software utiliza os dados reais que impactam na eficiência de um projeto de ventilação para simular uma malha 3D no ambiente virtual, validando os inputs coletados e, consequentemente, prevendo o funcionamento ideal do sistema conforme as necessidades daquele galpão.

Nesse sentido, quanto mais rigor houver na captação dos dados, mais assertivo será o resultado evidenciado pelo CFD. Entre as variáveis que devem ser consideradas destacam-se o posicionamento da edificação em relação ao vento e ao sol, a localização e o tamanho das aberturas do galpão e os dados meteorológicos do ambiente. 

Alguns dados levantados pelo CFD e que podem ser utilizados no seu projeto são:

  • comportamento e velocidade do ar no ambiente;
  • identificação de pontos de maior e/ou menor temperatura;
  • identificação de zonas de estagnação;
  • perfil de pressão e perda de carga;
  • posicionamento ideal dos equipamentos na edificação.

 

Quais as vantagens de contar com o CFD no seu projeto?

 

Lendo até aqui, você provavelmente já percebeu que o CFD, como subgrupo integrante da CAE, eleva o conceito de ventilação natural para um patamar ainda mais criterioso e inovador. Mas, se ainda restam dúvidas de que vale a pena contar com os recursos da Computational Aided Engeneering no seu projeto, aqui vai uma lista dos benefícios imediatos que podem vir desse investimento:

  • agiliza o lançamento do produto final;
  • ajuda a compreender as funcionalidades do sistema;
  • proporciona mais eficiência e qualidade ao projeto;
  • permite alterações rápidas e reavaliações;
  • facilita o processo de instalação das soluções;
  • possibilita melhorias contínuas por meio das simulações;
  • reduz custos e não gera retrabalho.

Ou seja, além de garantir um projeto de ventilação que traz conforto térmico e melhora a qualidade do ar, você também contribui para a valorização da sua empresa enquanto instituição sustentável, moderna e que se preocupa com o bem-estar dos colaboradores. Hoje em dia, priorizar essas questões é um importante passo para se diferenciar no mercado e consolidar a imagem da sua marca.

O Grupo MB pode ajudar nesta missão. Entre em contato conosco e solicite um orçamento sem compromisso. Responderemos o mais breve possível!

Aceitamos Cartão BNDES

Solicite seu orçamento: resposta em até 3 dias úteis.