ARTIGOS

19

junho

Construções sustentáveis: como identificá-las?

 

Segundo o Green Building Council, o Brasil se encontra entre os 5 primeiros países no ranking mundial de construções sustentáveis.  

A preocupação e os cuidados com meio ambiente na hora de construir têm mobilizado cada vez mais as empresas do ramo da construção civil e indústrias dos mais variados segmentos.

A sustentabilidade passou a ser vista pelas empresas e indústrias como um fator que vai muito além de agregar valor à sua marca, se tornando um fator determinante para a manutenção da sua competitividade no mercado.

 

Mas você saberia identificar uma construção sustentável?

O conceito de sustentabilidade na construção civil se refere a edificações que adotam um conjunto de práticas que priorizam o aproveitamento dos recursos naturais, dando origem a prédios e galpões que sejam capazes de gerar energia própria e tenham foco na eficiência energética.

As principais metas de uma construção industrial sustentável são preservar o meio ambiente, promover o conforto térmico com o menor consumo de energia e melhorar a qualidade de vida de quem irá trabalhar em seu interior.

 

Como garantir a sustentabilidade na construção civil

A construção de uma edificação sustentável tem início no seu planejamento, com a opção por materiais duráveis, menos agressivos e cuja obtenção tenha o menor impacto ambiental possível.

Também é preciso garantir que os fornecedores estejam alinhados às práticas sustentáveis e que os materiais adquiridos tenham procedência ambientalmente segura, especialmente quando se tratar de madeira.

 

Relacionado: Arquitetura bioclimática em projetos industriais

 

Materiais utilizados em construções sustentáveis

É de suma importância observar e analisar a qualidade e a procedência dos materiais que serão utilizados nas construções. 

A chamada Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) é uma análise que avalia os potenciais impactos ambientais ao longo da vida de um produto, desde a produção da matéria-prima até o descarte final, incluindo transporte, produção, distribuição e utilização. 

Edificações ambientalmente corretas procuram fazer uso de técnicas e materiais que garantam melhor aproveitamento de recursos da natureza e promovam maior eficiência energética. 

É comum o aproveitamento de materiais reciclados, como tijolos, madeira e outros  entulhos resultantes de demolições, que podem ser utilizados na construção ou ainda reciclados e transformados em outros materiais.

 

Relacionado: Reciclagem de resíduos: mais sustentabilidade na construção civil

 

Aproveitamento dos recursos naturais

Fazer uso de recursos disponíveis gratuitamente na natureza é uma forma inteligente e sustentável de promover a economia em uma obra de construção civil. 

Planejar essa obra de forma que a futura edificação siga aproveitando da melhor forma esses recursos naturais é o que impulsiona sua sustentabilidade ao longo de toda sua vida útil.

O aproveitamento da ventilação natural tem papel de destaque em construções sustentáveis, pois promove o conforto térmico dos ambientes a baixo custo, sem a necessidade de investimento em sistemas de ar condicionado e seus respectivos gastos com energia.

Da mesma forma, a luz solar pode ser aproveitada para a iluminação natural dos ambientes e geração de energia.

 

Relacionado: Domus de ventilação e iluminação

 

Minimizar desperdícios

Durante a construção, é preciso adotar alguns cuidados para evitar o desperdício de materiais, visando o reaproveitamento máximo. 

Além da preocupação ambiental, essa prática ainda impulsiona os ganhos econômicos para o dono do empreendimento.

 

 

Após a finalização da obra, deve-se observar os cuidados necessários à destinação dos resíduos da construção. 

Sempre que possível, o reaproveitamento e a reciclagem devem ser aplicados.

 

Economia e eficiência

A adoção de políticas sustentáveis propicia às empresas inovação em seus processos e a otimização de seus recursos, como energia, água, tempo e, até mesmo, colaboradores.

Dessa forma, além de reduzir os impactos negativos ao meio ambiente, a empresa que investe em sustentabilidade obtém retornos financeiros significativos.

 

Relacionado: Como saber se a sua empresa está economizando energia?

 

Conheça as soluções do Grupo MB

O Grupo MB dispõe de diversos produtos e serviços especializados para auxiliar a sua empresa na implementação e promoção da sustentabilidade. 

As venezianas industriais promovem a circulação contínua do ar ambiente, assim como os lanternins, que agem como um eficiente exaustor capaz de dispensar gases e poluentes, evitando sua concentração no ambiente de trabalho.

Já os domus são sistemas que promovem a iluminação natural, sendo uma solução ainda mais sustentável do que a iluminação em LED.

Além de possibilitar o consumo zero de energia durante o dia, eles trazem benefícios para o bem estar físico e a saúde dos trabalhadores, que ganham exposição solar durante a jornada de trabalho e renovação do ar nos ambientes internos.

Entre em contato com a nossa equipe especializada e solicite um orçamento personalizado para sua empresa.

Aceitamos Cartão BNDES

Solicite seu orçamento: resposta em até 3 dias úteis.