ARTIGOS

17

abril

Importância dos hábitos sustentáveis nas indústrias em tempos de coronavírus

 

Em meio às medidas de prevenção e combate ao coronavírus (que são muito importantes), os hábitos sustentáveis não podem ser deixados de lado.

Nesse sentido, quando a pauta sustentável chega às indústrias, os impactos podem tomar proporções ainda maiores e fazer a diferença tanto local quanto globalmente. Isso porque envolve um número muito maior de pessoas.

Portanto, neste artigo listamos alguns hábitos sustentáveis para incluir na cultura das indústrias. Confira!

 

Atenção com o desperdício de água

Quando falamos em hábitos sustentáveis na indústria em tempos de pandemia, o primeiro ponto de atenção vai para o consumo de água.

Como todo mundo está lavando as mãos mais vezes e por mais tempo, evidentemente o consumo de água aumenta.

Uma dica de hábito sustentável para não desperdiçar água é fechar a torneira durante os 20 segundos em que as mãos são ensaboadas. 

Dessa forma, se cada colaborador fizer sua parte, o desperdício de água reduzirá bastante, considerando que no Brasil o consumo industrial é três vezes maior que o residencial.

 

Você já leu esse?

 

Uso consciente de toalhas descartáveis

Assim como estamos lavando mais vezes e por mais tempo as mãos, certamente, mais papéis toalhas estão sendo utilizados.

Portanto, nada de pegar cinco folhas ao mesmo tempo. Normalmente duas ou três toalhas descartáveis são o suficiente para secar as mãos, evitando assim o consumo excessivo.

Aqui vale lembrar que toalhas não devem ser compartilhadas, bem como outros itens de higiene pessoal que veremos a seguir.

 

Substitua o plástico

hábitos sustentáveis

Outro hábito sustentável para a indústria colocar em prática é substituir copos descartáveis por copos de outro material que seja reutilizável.

Uma dica é mandar fazer xícaras com o nome de cada colaborador, que pode servir tanto para beber água quanto para café. Como as xícaras estarão identificadas, dificilmente alguém pegará a xícara de outra pessoa por engano, visto que não se deve compartilhar itens pessoais em momentos de pandemia.

Quem preferir, pode ainda trazer de casa sua própria garrafa de água, reduzindo assim o consumo de copos de plástico.

 

Você já leu esse?

 

Consuma menos energia elétrica

Atualmente, o mercado oferece diferentes opções que podem substituir ou complementar a energia elétrica. Por isso, podemos incluir na lista de hábitos sustentáveis ainda a utilização de recursos naturais como forma de substituir a energia elétrica.

Lâmpadas artificiais, ventiladores e ar-condicionado são grandes vilões que influenciam fortemente na tarifa de energia.

Portanto, veja algumas soluções para tornar a indústria mais sustentável através da utilização de iluminação e ventilação natural:

 

Lanternim

O lanternim é uma estrutura de cobertura instalada no ponto mais alto de uma construção. Suas aberturas são dispostas de modo a fornecer ventilação natural, reduzindo a temperatura do local e possibilitando a renovação constante do ar no ambiente.

Lanternins são especialmente eficientes em pavilhões altos em que há muita geração de calor por processo fabril e, eventualmente, poluição. Eles funcionam com base na diferença da densidade do ar ambiental ao ser aquecido.

Leia mais informações sobre o funcionamento de lanternins neste link aqui.

Domus

Domus são estruturas utilizadas para o melhor aproveitamento da iluminação natural. Ao utilizá-los, é possível obter uma iluminação até oito vezes maior do que com janelas de abertura equivalente.

Ou seja, ganha-se em economia de energia, sustentabilidade e bem-estar dos colaboradores, visto que a iluminação natural é benéfica também para a qualidade de vida.

Saiba mais sobre nossos domus clicando aqui.

Venezianas industriais

As venezianas industriais são elementos essenciais em construções sustentáveis e na busca por eficiência energética na indústria. As venezianas podem ser fixas ou móveis, com aletas fixas, móveis ou mistas.

A regulagem pode ser manual ou automatizada e as dimensões e layout são determinadas pelo projeto arquitetônico da obra ou instalação do cliente de forma a maximizar a ventilação natural. 

MB Smart

O MB Smart é um gerenciador de iluminação projetado para otimizar recursos utilizados para esse fim, integrando iluminação natural e LED.

É possível controlar automaticamente os níveis de intensidade de iluminação por setor, configurar iluminação especial de acordo com os turnos de trabalho, entre outros benefícios. Para mais informações sobre o MB Smart, clique aqui.

Conscientize sua equipe

Neste momento, manter a consciência sobre os hábitos sustentáveis talvez seja o maior desafio. Mas, somente com a compreensão por parte de toda a equipe, os hábitos sustentáveis terão êxito na indústria.

É preciso conscientização e clareza de sua importância para que os hábitos sustentáveis se tornem soluções inteligentes para a preservação dos recursos naturais e diminuição do desperdício de itens necessários para todos

Agora que você já leu sobre os hábitos sustentáveis na indústria, veja também outros artigos em nosso blog sobre o assunto.

Aceitamos Cartão BNDES

Solicite seu orçamento: resposta em até 3 dias úteis.