ARTIGOS

10-vantagens-da-ventilacao-natural-para-a-construcao-civil-industrial

15

agosto

10 Vantagens da ventilação natural para a construção civil industrial

 

O uso de ventilação natural na construção civil para a indústria alia tanto conceitos de economia de energia e aumento da qualidade do ambiente fabril quanto de sustentabilidade, visando o mínimo impacto ambiental possível.

Estas são apenas algumas de muitas vantagens que o uso de ventilação natural pode trazer a uma empresa – especialmente em comparação com a ventilação mecânica.

Vamos abordar então 10 vantagens do uso de sistemas de ventilação natural para fábricas, galpões, supermercados, ginásios esportivos, etc.

Verificando os links que sugerimos em cada item você poderá conhecer os benefícios em mais detalhe.

 

1. Arquitetura com beleza

Esqueça dutos ocultos, ou encanamentos e unidades volumosas de ventilação.

Arquitetura com beleza

Alturas de pé direito podem ser incrementadas, já que com ventilação natural não é necessário utilizar forro no teto. Há ainda aumento da luz natural que, além de oferecer vantagens estéticas, favorece também a produtividade e até mesmo o humor e a saúde dos colaboradores.

 

2. Menor consumo de energia

Um dos principais benefícios da ventilação natural para a construção civil industrial é o menor consumo de energia, se comparadas com os sistemas de ventilação mecânica. Mesmo o uso de um sistema híbrido (com ventilação natural aliada à mecânica, quando necessário) gera uma grande redução no consumo de energia, já que a ventilação natural em si tem um consumo zero de energia.

       +Saiba mais: Onde e como investir em eficiência energética na indústria?

 

 

3. 100% de uso do espaço

A ventilação natural também é benéfica para a construção civil voltada à indústria por permitir o completo aproveitamento da área útil d edificação, do piso até o teto. Não existe necessidade de dedicar espaço para sistemas de gerenciamento da ventilação e salas de equipamentos.

 

uso-do-espaco-da-ventilacao-natural

 

Um sistema de ventilação mecânica ocupa em torno de 6,5% da área de um andar. Em comparação, somente 0,2% desta área é ocupada por um sistema de ventilação natural.

 

4. Perfil mais sustentável

Em todo o mundo, edifícios comerciais consomem cerca de 40% de toda a energia gerada.

A ventilação natural possui um consumo energético muito baixo, além de emissões de carbono muito limitadas.

É possível alcançar uma redução de 24% a 71% em emissões de carbono utilizando ventilação natural em substituição à ventilação mecânica, assegurando um importante caráter de sustentabilidade à empresa.

+ Saiba mais: Como minha empresa pode ser sustentável (e por que isso importa)?

 

5. Elevada satisfação do usuário

Com soluções em ventilação natural como as do Grupo MB, além de opcionais que acrescentam mais vantagens ao sistema – como telas de proteção para pássaros e anti-insetos, é ainda possível dispor de sistemas automatizados altamente reguláveis, o que eleva muito a satisfação com o ambiente.

Conforto-Térmico-em-Empresas-com-Ventilação-Natural

Um levantamento demonstrou que somente 50% dos ocupantes em ambientes corporativos utilizando ar-condicionado  estão satisfeitos com a temperatura interna em um dado momento, enquanto que em um ambiente com ventilação natural, 77% dos ocupantes encontram-se satisfeitos.

R.T. Hellwig, S. Brasche, W. Bischof. Thermal Comfort in Offices – Natural Ventilation vs. Air Conditioning, Healthy Buildings. 2006.

+ Saiba mais: Conforto Térmico em Empresas com Ventilação Natural

 

6. Reformulação suave

Outra vantagem da ventilação natural na construção civil industrial é possibilitar uma boa climatização em prédios históricos, sem que seja necessária a quebra de paredes e tetos para instalação de cabos e sistema de ventilação.

A ventilação natural é a escolha certa quando o procedimento é a substituição de janelas antigas por peças mais novas – como venezianas industriais, ou para melhorar a renovação do ar interno sem grande impacto à estrutura.

+Saiba mais: Venezianas industriais: aliadas da produtividade e economia de energia

 

7. Renovações rápidas

Na ventilação natural, as renovações podem ser concluídas de maneira bem ligeira, o que leva a uma mínima perturbação aos ocupantes da edificação.

ventilacao-natural-renovacao-rapida
Normalmente também é possível evitar a necessidade de relocar os ocupantes do prédio durante um período de reforma.

+Saiba mais: Retrofit em construções industriais: saiba se vale a pena e por onde começar

 

8. Custos mais baixos

A necessidade de componentes em menor quantidade e preço faz da ventilação natural na indústria uma opção eficiente para a construção civil em termos de custo. Isto porque ela alcança ótima qualidade em climatização com materiais mais simples do que aqueles necessários na ventilação industrial mecânica, e exigem pouca ou nenhuma manutenção.

Quando pensamos em ciclo de vida de uma construção, custos de capital, custos de operação e custos de manutenção, estes são 5 vezes menores com ventilação natural, se comparados com ventilação mecânica, e 2,5 vezes menor com um sistema natural ou híbrido de ventilação.

 Nosso sistema paga a si mesmo em um período bastante curto, graças aos ganhos em energia, saúde e produtividade.

  +Saiba mais: ROI e Paybak: calcule o retorno ao investir em economia de energia elétrica

 

9. Necessidade de manutenção mínima 

Além de ter pouquíssima demanda de manutenção, não há nenhuma necessidade de substituição de filtros e limpeza de dutos quando a construção civil industrial recorre à ventilação natural.

 

10. Melhor climatização interna 

Estudos mostram* que pessoas que passam tempo em prédios equipados com ventilação natural, possuem menos sintomas relacionados à edificação, como: dores de cabeça, irritação nos olhos, etc.

 

melhor-climatizacao-interna

 

Eles também mostram que ocorre um ganho em produtividade de 3% a 18%, se comparados com a ventilação mecânica, além de economias com gastos com saúde na faixa de 0,8% a 1,3%.

Por fim, sintomas de SBS (Síndrome do bebê sacudido) podem ser mitigados por mais de 65% com uma solução em ventilação natural.

 H. W. Meyer et al. Molds in floor dust and building‐related symptoms among adolescent school children: a problem for boys only? 2005.

  +Saiba maisBenefícios da ventilação natural ao ambiente de trabalho industrial

 

A construção civil industrial só tem a ganhar com ventilação natural

A lista de vantagens da ventilação natural para a indústria é considerável, não é mesmo?

O grupo MB oferece há mais de 16 anos soluções inteligentes e sustentáveis em ventilação e iluminação natural para empresas de todo o país – conheça nossas obras e clientes, ou entre em contato pelo formulário abaixo para tirar suas dúvidas.

Aceitamos Cartão BNDES

Solicite seu orçamento: resposta em até 3 dias úteis.