ARTIGOS

benefícios da iluminação natural na indústria evitando o problema de aquecimento

18

fevereiro

A Iluminação Natural e o Calor

 

Benefícios da iluminação natural

 

Como já mencionado em artigos anteriores, são vários os benefícios trazidos pela iluminação natural industrial, dentre eles a economia de energia o impacto na saúde e sensação de bem estar.

Também vale lembrar que a iluminação natural pode ser vital para o bom funcionamento do ambiente industrial, e nisto se incluem eficiência energética, sustentabilidade e redução de custos, tudo em face de um insumo cada vez mais caro, a eletricidade.

Por outro lado existem pontos que requerem atenção. Por exemplo, o problema do aquecimento quando se aproveita a luz do sol, ou seja, o desafio de se garantir o aproveitamento da luz natural evitando acúmulo de calor no interior do edifício.

 

Iluminação natural na indústria e conforto térmico

 

Além de todas estas vantagens, a iluminação natural também vem para trazer mais novidades com um crescente interesse na  aplicação de ventilação natural na indústria, principalmente na questão do conforto térmico, que descreve o quão satisfeito um ocupante está em um determinado espaço. No que se refere à indústria, o conforto térmico não está apenas relacionado a sensação de bem-estar, mas tem impacto direto sobre a produtividade, como indica este gráfico que é resultado de um estudo de performance da Nasa, a agência espacial norte-americana, sobre o assunto:

 

A temperatura ambiente tem um efeito drástico na capacidade produtiva das pessoas.

A temperatura ambiente tem um efeito drástico na capacidade produtiva das pessoas.

 

Há diversas formas para se medir o conforto térmico: a mais comum delas é a temperatura do ar. Outras que consideram temperatura radiante e umidade, o movimento do ar, e até o tipo de vestimenta que as pessoas estão utilizando.

Em um exemplo mais prático, pensemos em uma sala que busca o conforto térmico através da climatização artificial, utilizando ar-condicionado por exemplo. É bem sabido que este é um grande vilão do consumo energético, e na verdade nem mesmo temos garantia de que o conforto térmico será alcançado com sucesso.

E já que estamos falando de alternativas mais naturais, qual seria uma boa opção?

A melhor saída, principalmente em edificações com grandes fachadas envidraçadas, é ter aliados como brises para limitar a incidência da luz solar, ou de galpões industriais, lanternins e venezianas para melhorar a circulação do ar.

A seguir explicaremos cada uma destas soluções.

 

Os brises

 brise-industria-fachada

Estes são elementos utilizados para minimizar a incidência direta dos raios solares na edificação, de forma a tornar possível o sombreamento de fachadas por exemplo.

Quando pensamos em uma aplicação do brise para sombrear as fachadas, emos eles em pontos de insolação mais crítica, exatamente para o controle da temperatura interna. A ideia dos painéis é de proteger do sol, mantendo boa visibilidade para o exterior, ao mesmo tempo que promove sombreamento e ventilação da fachada.

 

Lanternins e Venezianas Industriais

 

Outra solução, muito mais recorrente em edifícios industriais, é a criação de circulação de ar natural e constante, a partir do uso de lanternins e venezianas industriais. Além de garantir renovação do ar interno e controle da temperatura, o sistema também favorece a iluminação natural. Além delas, também o uso dos lanternins, que permitem que o ar quente acumulado seja expulso pela cobertura, gerando uma corrente contínua.

 

Os domus

 

domus-linear-policarbonato-prismatico-iluminacao-natural

Os domus – como os Linealight do Grupo MB – estão entre as mais recentes e inovadoras tecnologias em iluminação natural. Seu princípio é aproveitar a luz solar da forma mais eficiente e segura possível, de maneira que o uso de iluminação artificial possa até ser completamente eliminado durante várias horas do dia, mesmo em dias nublados.

Estes domus são uma opção muito interessante para a iluminação natural industrial por sua elevada transmissão luminosa e grande capacidade de refração – utilizando os materiais ideais, como veremos adiante, o que amplia em muito a área iluminada no ambiente, se estendendo muito além da área imediatamente abaixo do domus.

 

 

Soluções Grupo MB

 

O Grupo MB dispõe de produtos (para galpões industriais), que oferecem soluções aliadas da iluminação natural eficiente e do conforto térmico, a partir dos materiais utilizados.

Estes materiais são o policarbonato prismático e o policarbonato alveolar. Já escrevemos informações mais detalhadas sobre estes materiais:

 

De modo geral, estas são as particularidades destes materiais:

O policarbonato alveolar, que tem como diferença em sua estrutura a incidência de cavidades ocas (os alvéolos), estas podendo ser simples ou duplas. A razão destas cavidades, é de reduzir consideravelmente o peso e quantidade de material necessário utilizado em sua fabricação.

O policarbonato prismático tem em sua constituição uma grande quantidade de microprismas, que refratam a luz solar com grande eficiência. Além da iluminação eficientemente intensificada, estes materiais possuem:

  • As ótimas características do policarbonato. Muito superior ao vidro e ao acrílico em leveza, durabilidade, resistência a impactos e amarelamento;
  • Boa difusão da luz. Iluminação natural homogênea, uniforme e difusa;
  • Bom controle térmico. Detém muito do calor, garantindo o conforto térmico do sistema de iluminação natural industrial
  • Bloqueio de até 90% da radiação ultravioleta (UV).

informações técnicas de iluminação e ventilação natural. Domus, venezianas industriais e laternins

Para saber mais sobre as soluções em iluminação e ventilação natural do Grupo MB para a Indústria, baixe nosso catálogo completo com todas as informações técnicas de nossos domus lineares, lanternins e venezianas industriais, ou entre em contato pelo formulário abaixo para solicitar um orçamento em até 3 dias úteis.

 

 

Aceitamos Cartão BNDES

Solicite seu orçamento: resposta em até 3 dias úteis.