ARTIGOS

aço-galvanizado-cobertura-lanternim-domus

5

dezembro

Uso do Aço Galvalume e Aço Pré-pintado em Lanternins, Domus e Venezianas Industriais

 

O aço Galvalume e o aço pré-pintado são dois materiais amplamente utilizados nos produtos do Grupo MB. E por que foram escolhidos? Em síntese, pela alta qualidade e desempenho. Vamos observar suas características em maior detalhe.

 

lanternim-aço-galvalume-grupo-mb

 

 

O Aço Galvalume

Trata-se do nome comercial de um tipo específico de aço galvanizado. Nele, o revestimento da galvanização é feito com uma liga constituída por 55% Alumínio, 43,5% Zinco e 1,5% Silício.

Experimentos em um programa de pesquisa nos Estados Unidos na década de 60 buscavam melhorar o desempenho de aços galvanizados, obtendo uma barreira de proteção efetiva para diversos ambientes. Havia o interesse em explorar o alumínio pela resistência à corrosão, apesar de suas propriedades galvânicas limitadas.

E foi esta composição, com alumínio em 55%, que foi obtido sucesso: a melhor combinação entre a proteção galvânica do zinco e a proteção por barreira do alumínio. Já o silício controla a reação entre a liga alumínio-zinco e o aço garantindo a formação de uma camada intermetálica adequada.

camadas-aço-galvalume

 

Esta qualidade é confirmada pelas inspeções feitas pelo mundo, onde a proteção continua ótima em construções com mais de 30 anos.  Outro indicador é o aumento do uso do aço Galvalume: de menos de um milhão de toneladas produzidas em 1972, em 2010 foram produzidas quase 115 milhões de toneladas.

Entre as suas grandes qualidades, temos:

  • Resistência à corrosão atmosférica superior ao aço galvanizado zincado e ao aluminizado;
  • Alta refletividade de calor;
  • Resistência à oxidação em temperaturas elevadas;
  • Melhor aspecto superficial;
  • Significativamente mais leve que o zincado;
  • Vida útil duas a quatro vezes maior que a do aço galvanizado.

 

duração-revestimento-aço-galvalume

Os principais usos do aço Galvalume estão:

Na construção civil, em telhas e coberturas, pois tem melhor custo/benefício que coberturas de alumínio e de materiais não-metálicos.

Na agricultura, estocagem de grãos em silos pela alta refletividade do calor, dando melhor preservação.

Na indústria automotiva, tanto pela refletividade de calor quanto resistência à corrosão em defletores de calor, tampas protetoras de freios, bandejas de assoalho, suportes de assento e escapamentos.

Em linha branca de eletrodomésticos, principalmente em máquinas de lavar e geladeiras, além de torradeiras e fornos.

 

 O Aço Pré-pintado

 

aço-pr-e-pintado-venezianas-industriais

 

 

A tecnologia do aço pré-pintado figura como uma tendência no mercado, na substitução do processo de pós-pintura. Destaca-se pela durabilidade e estética excepcionais.

A base do produto é o aço galvanizado, aço Galvalume ou outros substratos metálicos. O que garante suas propriedades é essencialmente o processo de pintura empregado: um processo conhecido como coil-coating, proporcionando uma proteção extra aos fatores climáticos e à passagem do tempo.

Neste processo, o aço passa por um pré-tratamento de vários estágios com limpeza total da superfície via desengraxe, escovamento e enxágue, seguido da aplicação de revestimento químico e a aplicação de um selante químico. Este processo garante ótima aderência da tinta ao aço e excelente proteção contra a corrosão.

Em seguida é feita a aplicação de primers, que são tintas à base de poliéster ou poliuretano, e finalmente a aplicação do acabamento externo em resina que complementa o resultado estético, a qualidade e a durabilidade do aço pré-pintado.

 coil-couating-tratamento-pintura-aço-pré-pintado

 

Pré-pintado X Aço Galvalume

Todas estas etapas fazem do aço pré-pintado um material com qualidade superior, resistência ainda mais alta às intempéries, menor impacto ambiental e maior uniformização e padronização do produto. Além de uma significativa redução de redução de etapas, custos de processos e perdas com depreciação comparado aos materiais pós pintados.

informações técnicas de iluminação e ventilação natural. Domus, venezianas industriais e laternins

Aplicações do aço pré-pintado

O aço pré-pintado é muito utilizado em:

Cutilidades-aplicações-aço-pré-pintadoonstrução civil: telhas e tapamentos laterais, painéis termoacústicos, fachadas, marquises, calhas e condutores, esquadrias, portas e portões, estruturas metálicas leves, persianas e painéis elétricos, entre outras.

Indústria automobilística: Pintura interna de chassis, assoalhos, autopeças, carrocerias de trailers, utilitários, coletivos, filtros de óleo, tanques de combustíveis, laterais de ônibus etc.

Linha branca: refrigeradores, freezers, fogões, microondas, lavadoras de roupa, lavadoras de louça, secadoras, condicionadores de ar, eletroeletrônicos etc.

Embalagem de aço para atomatados, pescados, leites, tintas e vernizes, embalagens de lubrificantes, decorativas, bombonas metálicas, tambores, entre outras.

Outros: móveis, gabinetes de computadores, videocassetes, luminárias, divisórias, quadros escolares e onde mais a criatividade permitir.

As propriedades do aço pré-pintado impactam diretamente em vários aspectos do segmento industrial, como por exemplo:

  • Economia no custo do processo;
  • Melhoria de qualidade;
  • Atendimento aos requisitos ambientais.

O resultado é um material com maior resistência às condições meteorológicas e à corrosão, uma gama variada de cores – permitindo a arquitetos, designers e engenheiros explorarem a criatividade nas formas de aplicação – e a redução de problemas ambientais, favorecendo projetos preocupados com a sustentabilidade.

Para saber mais sobre os produtos do Grupo MB, veja as especificações ou entre em contato.

 

Fonte: Companhia Siderúrgica Nacional.

Aceitamos Cartão BNDES

Solicite seu orçamento: resposta em até 3 dias úteis.