ARTIGOS

aço-galvalume-cobertura-lanternim-domus

5

dezembro

Aço Galvalume e aço pré-pintado em Lanternins, Domus e Venezianas Industriais

O aço Galvalume e o aço pré-pintado são dois materiais amplamente utilizados nos produtos do Grupo MB. E por que foram escolhidos? Em síntese, pela alta qualidade e desempenho. Vamos observar suas características em maior detalhe.

lanternim-aço-galvalume-grupo-mb

 

O aço Galvalume

Trata-se do nome comercial de um tipo específico de aço galvanizado. Nele, o revestimento da galvanização é feito com uma liga constituída por 55% Alumínio, 43,5% Zinco e 1,5% Silício.

Experimentos em um programa de pesquisa nos Estados Unidos na década de 60 buscavam melhorar o desempenho de aços galvanizados, obtendo uma barreira de proteção efetiva para diversos ambientes. Havia o interesse em explorar o alumínio pela resistência à corrosão, apesar de suas propriedades galvânicas limitadas.

E foi esta composição, com alumínio em 55%, que foi obtido sucesso: a melhor combinação entre a proteção galvânica do zinco e a proteção por barreira do alumínio. Já o silício controla a reação entre a liga alumínio-zinco e o aço garantindo a formação de uma camada intermetálica adequada.

camadas-aço

 

Esta qualidade é confirmada pelas inspeções feitas pelo mundo, onde a proteção continua ótima em construções com mais de 30 anos.  Outro indicador é o aumento do uso do aço Galvalume: de menos de um milhão de toneladas produzidas em 1972, em 2010 foram produzidas quase 115 milhões de toneladas.

Entre as suas grandes qualidades, temos:

  • Resistência à corrosão atmosférica superior ao aço galvanizado zincado e ao aluminizado;
  • Alta refletividade de calor;
  • Resistência à oxidação em temperaturas elevadas;
  • Melhor aspecto superficial;
  • Significativamente mais leve que o zincado;
  • Vida útil duas a quatro vezes maior que a do aço galvanizado.

 

duração-revestimento-aço

Os principais usos do aço Galvalume estão:

Na construção civil, em telhas e coberturas, pois tem melhor custo/benefício que coberturas de alumínio e de materiais não-metálicos.

Na agricultura, estocagem de grãos em silos pela alta refletividade do calor, dando melhor preservação.

Na indústria automotiva, tanto pela refletividade de calor quanto resistência à corrosão em defletores de calor, tampas protetoras de freios, bandejas de assoalho, suportes de assento e escapamentos.

Em linha branca de eletrodomésticos, principalmente em máquinas de lavar e geladeiras, além de torradeiras e fornos.

 O aço pré-pintado

 

aço-pr-e-pintado-venezianas-industriais

 

A tecnologia do aço pré-pintado figura como uma tendência no mercado, na substitução do processo de pós-pintura. Destaca-se pela durabilidade e estética excepcionais.

A base do produto é o aço galvanizado, aço Galvalume ou outros substratos metálicos. O que garante suas propriedades é essencialmente o processo de pintura empregado: um processo conhecido como coil-coating, proporcionando uma proteção extra aos fatores climáticos e à passagem do tempo.

Neste processo, o aço passa por um pré-tratamento de vários estágios com limpeza total da superfície via desengraxe, escovamento e enxágue, seguido da aplicação de revestimento químico e a aplicação de um selante químico. Este processo garante ótima aderência da tinta ao aço e excelente proteção contra a corrosão.

Em seguida é feita a aplicação de primers, que são tintas à base de poliéster ou poliuretano, e finalmente a aplicação do acabamento externo em resina que complementa o resultado estético, a qualidade e a durabilidade do aço pré-pintado.

 coil-couating-tratamento-pintura

 

Pré-pintado X Aço Galvalume

Todas estas etapas fazem do aço pré-pintado um material com qualidade superior, resistência ainda mais alta às intempéries, menor impacto ambiental e maior uniformização e padronização do produto. Além de uma significativa redução de redução de etapas, custos de processos e perdas com depreciação comparado aos materiais pós pintados.

informações técnicas de iluminação e ventilação natural. Domus, venezianas industriais e laternins

Aplicações do aço pré-pintado

O aço pré-pintado é muito utilizado em:

Cutilidades-aplicações-aço-pré-pintadoonstrução civil

Telhas e tapamentos laterais, painéis termoacústicos, fachadas, marquises, calhas e condutores, esquadrias, portas e portões, estruturas metálicas leves, persianas e painéis elétricos, entre outras.

Indústria automobilística

Pintura interna de chassis, assoalhos, autopeças, carrocerias de trailers, utilitários, coletivos, filtros de óleo, tanques de combustíveis, laterais de ônibus etc.

Linha branca

Refrigeradores, freezers, fogões, microondas, lavadoras de roupa, lavadoras de louça, secadoras, condicionadores de ar, eletroeletrônicos etc.

Embalagem de aço para atomatados, pescados, leites, tintas e vernizes, embalagens de lubrificantes, decorativas, bombonas metálicas, tambores, entre outras.

Outros

Móveis, gabinetes de computadores, videocassetes, luminárias, divisórias, quadros escolares e onde mais a criatividade permitir.

As propriedades do aço pré-pintado impactam diretamente em vários aspectos do segmento industrial, como por exemplo:

  • Economia no custo do processo;
  • Melhoria de qualidade;
  • Atendimento aos requisitos ambientais.

O resultado é um material com maior resistência às condições meteorológicas e à corrosão, uma gama variada de cores – permitindo a arquitetos, designers e engenheiros explorarem a criatividade nas formas de aplicação – e a redução de problemas ambientais, favorecendo projetos preocupados com a sustentabilidade.

Para saber mais sobre os produtos do Grupo MB, veja as especificações ou entre em contato.

Fonte: Companhia Siderúrgica Nacional.

Aceitamos Cartão BNDES

Solicite seu orçamento: resposta em até 3 dias úteis.