ARTIGOS

beneficios-da-ventilacao-natural-em-dias-frios

5

julho

Benefícios da ventilação natural em dias frios

 

Com a chegada do inverno, as baixas temperaturas intensificam a busca por ambientes aquecidos, seja no trabalho, em casa ou mesmo nos meios de transporte. A mudança de temperatura e o ar mais seco do inverno deixam o organismo mais vulnerável às infecções e doenças respiratórias.

Por isso, é muito importante que o ambiente sempre troque o ar. A ventilação natural pode exercer duas funções diferentes em relação aos ambientes internos:

  • A renovação do ar;
  • E o resfriamento convectivo (a perda de calor de um local para outro através do movimento de fluidos).

Neste artigo, você vai conhecer quais são os benefícios da ventilação natural em dias frios. Mas antes, vamos te contar como funciona a renovação do ar com ventilação natural. Confira:

 

Como funciona a renovação do ar com ventilação natural

A ventilação natural consiste na circulação de ar dentro dos edifícios, sem que haja algum tipo de indução mecânica (ventilador, ar condicionado, etc.).  Na indústria, essa ventilação pode ser feita de uma forma otimizada, como veremos a seguir.

como-funciona-a-renovacao-do-ar-com-ventilacao-natural

Existem diferentes tipos de ventilação natural, sendo os três mais utilizados pela indústria:

  • ventilação cruzada;
  • ventilação por gravidade;
  • ventilação em única lateral.

Todos esses recursos exploram a circulação natural do ar em ambientes, fazendo bom uso da diferença de densidade entre o ar quente no interior do local e o ar mais frio no exterior. Dessa maneira, é interessante que, já na concepção do projeto, sejam utilizados elementos e materiais que proporcionem a ventilação dos ambientes.

 

+Saiba maisComo aproveitar ao máximo a ventilação natural?

 

Principais vantagens do uso da ventilação natural em dias frios

A ventilação natural cria um ambiente mais agradável e saudável. É muito comum em indústrias que os sistemas de ar-condicionado e de ventilação mecânica permaneçam ligados e as janelas fechadas durante o dia inteiro. Por isso, a ventilação natural controlada permite que a troca de ar seja gerenciada de forma inteligente.

Controle da ventilação

O controle da ventilação natural pode ser feito tanto de forma automática quanto manual, garantindo autonomia aos ocupantes do local. O controle pode variar, indo desde a abertura manual de janelas até um sistema de abertura com o uso de botões de acionamento.

Reduz a contaminação por vírus

O ar em ambientes fechados, junto à aglomeração de pessoas, eleva o risco de contágio por doenças transmitidas pelas vias aéreas. Dessa forma, garantir a qualidade do ar nos interiores é essencial para evitar danos à saúde.

A maneira mais prática de prevenção das doenças típicas de inverno é manter a circulação do ar, evitando a propagação de vírus que possam estar presentes no ambiente.

 

ventilacao-natural-Reduz-a-contaminação-por-vírus

 

Promove mais qualidade do ar e conforto térmico 

As aberturas automatizadas elevam a qualidade do ar, gerando economia de energia com baixo custo de investimento. Além disso, a ventilação natural é um dos princípios mais comuns da arquitetura sustentável.

A ventilação natural auxilia na manutenção da boa qualidade interna do ar do local, criando um ambiente mais saudável e reduzindo os gastos com energia.

Outro reflexo importante da ventilação natural é o controle eficaz da temperatura, o que garante o conforto térmico que, juntamente com a qualidade do ar, é ponto fundamental para a salubridade do ambiente industrial. Ambos impactam de forma imediata na produtividade.

 

guia-ventilacao-natural-para-a-industria

 

Importância da ventilação natural na indústria

A qualidade do ar e a temperatura ambiente no interior de indústrias refletem diretamente nos índices de:

  • Produtividade;
  • Nível de satisfação;
  • Saúde dos colaboradores.

Esses fatores são altamente otimizados com a adoção de um sistema adequado de ventilação natural.

A qualidade do ar no interior de galpões e edifícios industriais tende a degradar-se com a presença de gases e substâncias nocivas, gerados pelo próprio processo produtivo.

Então, a ventilação natural é importante para proporcionar taxas de renovação do ar constantes e elevadas, fatores que são determinantes para a eliminação dos compostos nocivos para que deixem de representar risco à saúde dos colaboradores.

 

+ Saiba maisO efeito chaminé e o efeito Venturi: os segredos da ventilação natural para a indústria.

 

As melhores opções de ventilação natural para a indústria

O uso de equipamentos voltados para a ventilação natural, como venezianas industriais e lanternins, permite tirar proveito tanto da ventilação cruzada quanto do efeito chaminé, que são os tipos de ventilação mais indicados para a indústria. Essa é a melhor estratégia para melhorar a regulação de temperatura e qualidade da circulação do ar em ambientes industriais sem consumo de energia.

Mais que somente beneficiar os colaboradores, a ventilação natural adequada também ajuda a manter o bom funcionamento do maquinário, diminuindo a ocorrência de superaquecimento e demais problemas relacionados ao acúmulo de mofo e poeira.

 

lanternim-ventilacao-industrial  venezianas-industriais-ventilacao-natural

 

 

 

 

 

 

 

 

Outra vantagem importante é a possibilidade de fechamento das aberturas em caso de chuva ou vento forte, além de contar com a ausência de ruídos e a possibilidade de dimensionamento customizado.

Conheça as opções de ventilação natural para a indústria oferecidas pelo Grupo MB. Entre em contato conosco pelo formulário abaixo.

Aceitamos Cartão BNDES

Solicite seu orçamento: resposta em até 3 dias úteis.