ARTIGOS

cálculo de renovação de ar em amientes blog

8

setembro

Conheça o cálculo de renovação de ar em ambientes de acordo com o seu tipo de obra

 

O cálculo de renovação de ar em ambientes industriais serve para identificar qual a taxa troca de ar por hora que deve ocorrer conforme as características de cada local. Desde ar condicionado, passando por climatizador industrial até o uso de recursos de ventilação natural, é fundamental que as empresas tenham conhecimento sobre estes valores e sigam as normativas.

Essas normas existem para garantir a qualidade do ar interno, bem-estar, conforto térmico, saúde respiratória e condições de salubridade para o trabalho das pessoas em galpões industriais. Profissionais que se sentem bem em seu ambiente de trabalho — ou seja, sem sintomas como dor de cabeça, secura na garganta e até mesmo dificuldade respiratória e com boa capacidade de concentração, tendem a ser mais produtivos, o que contribui diretamente com os resultados da empresa.

Obter uma boa circulação de ar em ambientes industriais traz somente benefícios para a indústria, por isso, é fundamental pensar nisso para os seus projetos de novos galpões. Confira neste post um pouco mais sobre a realização do cálculo de renovação de ar em ambientes internos industriais.

 

Como funciona a taxa de renovação do ar na indústria

 

Quando se fala no cálculo de renovação de ar em ambientes internos industriais, a referência é à troca total do volume de ar presente em um recinto em determinado tempo. A taxa é medida em trocas por hora, conforme é possível observar na tabela a seguir, e estabelece que, por meio de recursos de ventilação, aquele galpão deverá trocar todo o ar interno durante X vezes a cada hora.

Para realizar este cálculo é preciso ter em mãos as dimensões do galpão (obtendo  seu volume total) e as aberturas para entrada e saída de ar, possibilitando entendimento sobre a vazão (volume de ar que sai do galpão por segundo). A partir disso é possível determinar quanto tempo será preciso para que todo o ar saia do galpão e seja substituído por um novo volume, e quantas vezes por hora é recomendável, para aquele ambiente, que isso ocorra.

Este é o principal parâmetro que deve ser analisado na implementação de recursos de ventilação em galpões industriais, por isso, confira a seguir como você pode dimensionar e colocar em prática este entendimento.

 

O que considerar no cálculo de renovação de ar em ambientes industriais

 

Segundo tabela de Greenheck (2002) e até mesmo de acordo com as diferentes normativas sobre o assunto, é possível identificar que cada diferente tipo de obra ou galpão possui taxas de renovação de ar específicas.

Tabela de Renovação de Ar. Fonte:(GREENHECK, 2002)

No entanto, o cálculo de renovação de ar em ambientes envolve uma série de fatores para chegar a estes números de certa forma padronizados. Cada local terá uma taxa adequada diferente de troca de ar por hora levando-se em conta os seguintes aspectos variáveis:

  • dimensões do galpão (área total interna);
  • tipo, número e localização de aberturas para entrada e saída de ar;
  • velocidade de circulação do ar;
  • posicionamento da edificação em relação ao Sol;
  • incidência de vento no local da obra;
  • variação térmica;
  • condições meteorológicas do local;
  • umidade relativa do ar;
  • carga térmica ou de contaminantes que precisa ser combatida com a renovação do ar.

Estes são alguns exemplos de aspectos que precisam ser estudados in loco com medições precisas para que se possa ter noção das necessidades de cada ambiente.  Outra forma de realizar estas análises é virtual por meio da ferramenta de CFD (Computational Fluid Dynamic), ou, Fluido Dinâmica Computacional, permitindo a realização de testes voltados para a obtenção de eficiência de ventilação natural.

Além disso, o tipo de galpão e de produtos ou equipamentos armazenados internamente também influencia no cálculo de renovação de ar em ambientes internos industriais. Ao analisar cada um destes aspectos no local da obra deve-se levar em conta, então, todos os elementos que podem acrescentar calor ao ambiente, ou mesmo bloquear passagens de ar, para compreender o cenário e oferecer a melhor solução para o seu novo projeto.

Para saber mais sobre as vantagens de realizar o cálculo de renovação de ar em ambientes industriais continue acompanhando o blog da MB e acesse nossos conteúdos especializados!

Aceitamos Cartão BNDES

Solicite seu orçamento: resposta em até 3 dias úteis.