ARTIGOS

Climatização industrial com ventilação natural funciona?

29

maio

Climatização industrial com ventilação natural funciona?

 

Edificações industriais pela sua escala robusta costumam apresentar grandes volumes de ar. Isso gera um forte estímulo nas empresas em fazer uso de ar-condicionado para obter uma boa climatização industrial. 

Contudo, apesar de se obter um ambiente climatizado, os gastos em energia tornam-se bastante elevados.

Pensemos em uma sala que busca conforto térmico através da climatização industrial artificial, por exemplo.

Sistemas de ventilação artificiais são grandes vilões no consumo de energia, e na verdade nem mesmo temos garantia de que o conforto térmico será alcançado com sucesso.

Então, qual seria uma boa opção?

 

Por que a ventilação natural pode ser sua escolha

O resfriamento por meio da ventilação natural se tornou uma alternativa bem atraente para aliviar os desafios associados à climatização industrial.

Isso se dá fundamentalmente por possibilitar grandes economias em energia, que ocorre principalmente pela substituição ou diminuição na demanda de uso dos dois grandes vilões da indústria quando o assunto é consumo de energia: os sistemas de climatização (ar-condicionado) e a ventilação forçada (ventiladores e exaustores mecânicos)

Diante disso, há um crescente interesse na aplicação de ventilação natural na indústria devido às suas vantagens, como a redução de custos; melhoria na qualidade do ar interno de ambientes e o conforto térmico, como serão mencionadas a seguir.

 

O conforto térmico e a ventilação natural

Ambientes muito quentes ou muito frios podem comprometer o bem-estar e a produtividade dos trabalhadores na indústria.

Soma-se a isso que é muito comum trabalhadores passarem muito tempo dentro de ambientes fechados, podendo se estender a oito horas ou mais.

Dessa forma, criar um ambiente agradável termicamente e com uma boa qualidade do ar, nos revela que a climatização industrial é de fato muito importante para que os funcionários possam exercer suas funções de maneira saudável e eficaz.

Com a ventilação natural pode-se alcançar uma taxa de satisfação elevada, pois ela contribui para a otimização de diversos fatores que influenciam na qualidade de um ambiente fechado, como: 

  • Temperatura do ar;
  • Renovação do ar;
  • Umidade relativa do ar;
  • Temperatura de superfícies internas.

 

Ventilação natural e a economia de energia na climatização industrial

De fato, o conforto térmico tem seu papel chave nos galpões industriais, contudo, esse não é o único desafio quando o assunto é climatização industrial, para que tenhamos colaboradores desempenhando suas atividades com alto aproveitamento, ao mesmo tempo em que haja baixo consumo de energia.

O contexto atual, revela que diversas edificações estão tendo o cuidado em projetos com foco na sustentabilidade, o que inclui o uso da ventilação natural como alternativa para substituir os sistemas de ar-condicionado.

 

 

Para ilustrar algumas destas soluções e projetos, principalmente em edificações com grandes fachadas envidraçadas, é interessante se ter aliados como brises para limitar a incidência da luz solar, ou em galpões industriais, lanternins e venezianas.

 

 

Lanternins e venezianas industriais para climatização industrial

Lanternins e venezianas industriais para climatização industrial

A solução mais recorrente em edifícios industriais para a ventilação natural, incluindo conforto térmico e economia em energia, é possibilitar a circulação de ar constante e natural no interior do galpão industrial.

O Grupo MB oferece soluções com este princípio, como as venezianas industriais – que além de criarem a entrada de ar, também favorecem a iluminação natural.

Outra solução do Grupo MB é o lanternim, que consiste em uma estrutura instalada nos telhados industriais, sobreposta à cumeeira (o ponto mais alto) dos edifícios, e possui aberturas em sua parte superior que permitem a ventilação e ao mesmo tempo entrada da luz natural no ambiente interno

Os lanternins podem ser utilizados em conjunto com as venezianas para criar um sistema de circulação de ar constante e mais eficiente.

Entre em contato conosco e saiba como a climatização industrial pode ser proporcionada com muito mais economia de energia e sustentabilidade.

Aceitamos Cartão BNDES

Solicite seu orçamento: resposta em até 3 dias úteis.