ARTIGOS

estanqueidade

15

maio

Como garantir a estanqueidade em coberturas industriais

 

Uma das coisas mais importantes em um galpão industrial é verificar sua boa integridade estrutural.

Para isso, existe a necessidade de diversos cuidados. Um deles, de fundamental importância, é conhecer o conceito da estanqueidade, pois ela contribui para a inibição de agentes que podem comprometer a estrutura e o interior do galpão.

Isso significa dizer que se a estrutura não tiver um bom design, alta eficiência e vedação perfeita (característica denominada estanqueidade) pode ocorrer a entrada de água em períodos de chuva, especialmente quando forem mais intensas.

Além do cuidado com a parte estrutural, não podemos esquecer de sempre ter em vista soluções que gerem economia e eficiência, como a implementação de iluminação e ventilação natural na fábrica.

 

Por onde começar a análise da estanqueidade?

Para saber como iniciar os procedimentos para verificar a estanqueidade em seu galpão industrial, veja abaixo:

Começando pela cobertura

Uma das etapas mais importantes na construção de um galpão é definir qual será tipo de material utilizado para a cobertura.

A cobertura adequada contribui para diversos fatores, mas no caso da análise para a estanqueidade, foca-se no fator de proteção térmica que pode favorecer em muito na inibição da ocorrência de eventos de condensação.

Esse princípio garante que a superfície interna do galpão não entre em contato direto com a temperatura do ar externo, evitando assim a formação de gotículas de água provindas da condensação.

Vamos então conhecer algumas opções de cobertura e quais estratégias podem ser utilizadas para garantir a estanqueidade de seu galpão industrial.

 

Tipos de cobertura para vedação e condução de água

Telha zipada

Telha zipada estanqueidade

Indicada para coberturas de pouca inclinação e de extensões maiores (100m ou até mais). Podem ser confeccionadas no local da construção, ou no nível da cobertura, a partir de bobinas que são desenroladas e perfiladas in loco.

A união dos painéis é feita por um processo chamado zipagem, que garante perfeita vedação e ótimo acabamento, dispensando a necessidade de parafusos e fitas de ligação.

 

Telha roll-on

Telha roll-on estanqueidade

Também são aplicadas desenrolando duas bobinas de aço pré-pintado, galvanizado ou galvalume no local.

Este sistema não requer emendas entre as peças e seu formato transforma cada painel em um canal contínuo de condução de água.

Tem grande durabilidade e permite economia de energia ao aplicar uma camada de isolante térmico, além de permitir a implementação de domus e lanternins, o que aumenta a eficiência energética.

Todos estes tipos de cobertura, seja quais forem os materiais e formatos utilizados, têm uma coisa em comum: podem receber a implementação dos Domus Linealight do Grupo MB, a melhor solução em iluminação natural para a indústria.

Nossos domus não são fixados diretamente na telha, mas sim na estrutura, o que permite eliminar a possibilidade de infiltração pela dilatação dos materiais. Para saber mais, baixe nosso Guia de instalação para sistemas de iluminação natural para a indústria.

 

 

Estanqueidade em galpões industriais com estrutura metálica

Uma das estruturas mais comumente encontradas em galpões industriais são as estruturas metálicas, devido às suas diversas vantagens já popularmente conhecidas, como a de proporcionar significativa redução de custos.

Em termos mais práticos, é possibilitada uma construção quase sem pilares, o que aumenta consideravelmente o espaço útil da edificação.

Para compreendermos melhor, os telhados metálicos apresentam diversas vantagens capazes de compensar os custos de produção e instalação. Por exemplo:

  • Alta resistência, leveza e durabilidade;
  • Facilidade na instalação de sistemas de ventilação e de iluminação natural;
  • Menor necessidade de manutenção em relação a estruturas de madeira.

Com menor peso, coberturas e estruturas metálicas possibilitam a construção de empreendimentos mais baratos que concreto armado e podem ser feitos com prazo mais curto.

Apesar de todas essas vantagens, ainda devemos nos perguntar sobre a condensação e gotejamento que podem ocorrer dentro da estrutura. Portanto, veja como aliar iluminação natural e estanqueidade para evitar esses problemas.

 

 

Combinando soluções de ventilação natural e estanqueidade

Para obtermos o melhor resultado, podemos fazer uma combinação de forma a obtermos uma ótima estanqueidade de seu galpão industrial. Obtenha ainda mais eficiência ao integrar com ventilação natural. Veja alguns dos benefícios:

 

 

Mais eficiência em estanqueidade com ventilação natural

Mais eficiência em estanqueidade com ventilação natural estanqueidade

A utilização de sistemas de ventilação adequados garante ao ambiente a renovação constante do ar, prevenindo o excesso de umidade nas superfícies e o consequente gotejamento nos galpões industriais.

O uso dos lanternins, desenvolvidos e instalados pelo Grupo MB, permite uma eficiente ventilação apropriada para a indústria, impactando também no consumo de energia que seria gasta com sistemas de ventilação artificiais.

O Grupo MB também conta com venezianas industriais que fornecem até 70% de ventilação e são fabricadas de acordo com a necessidade de cada projeto.

 

 

Esperamos que este artigo possa ter te ajudado sobre como garantir a estanqueidade em coberturas industriais. Acesse nosso blog e veja outros materiais voltados para o setor industrial!

Aceitamos Cartão BNDES

Solicite seu orçamento: resposta em até 3 dias úteis.