ARTIGOS

A imagem mostra uma fábrica de pneus, a cobertura possui iluminação natural e as laterais possuem ventilação natural.

18

maio

Como criar condições ideais de ergonomia no ambiente de trabalho industrial

 

A palavra ergonomia tem origem grega e significa regras (nomos) para o trabalho (ergon). Embora muito se fale desse conceito nos escritórios, a ergonomia no ambiente de trabalho industrial ainda não é tão explorada

Na maioria das vezes, os gestores relacionam esse aspecto à instalação de mobiliário confortável para quem trabalha muito tempo sentado, por exemplo. No entanto, a ergonomia corporativa é muito mais abrangente. É claro que cuidar da postura dos colaboradores faz parte dessa prática, mas precisamos pensar também numa série de fatores que possibilitem ao colaborador trabalhar com qualidade de vida em todos os setores da empresa.

O cuidado com a iluminação e o conforto térmico em galpões industriais, por exemplo, são algumas dessas condições que deixam o ambiente mais seguro e ergonômico. É disso que falaremos neste artigo. Continue a leitura e veja como aplicar o conceito de ergonomia no dia a dia da atividade industrial!

 

Por que é tão importante criar um ambiente ergonômico?

 

O conceito de ergonomia deriva de uma série de estudos científicos que demonstram o quanto as condições de trabalho influenciam na produtividade dos colaboradores e, principalmente, na saúde laborativa em geral. Outra premissa da ergonomia é a instalação de soluções mais funcionais para que o desempenho das tarefas renda de forma fluida e em alta performance.

Nesse sentido, podemos dizer que a importância da ergonomia no ambiente de trabalho está diretamente relacionada ao rendimento dos trabalhadores e, consequentemente, ao faturamento da indústria. Até porque, em um ambiente de trabalho confortável, é natural que os colaboradores produzam com mais agilidade e qualidade – o que traz resultados positivos para toda a cadeia de produção.

Outro ponto importantíssimo – que vai além de um ambiente corporativo agradável – está relacionado à salubridade da indústria. Não à toa, existe uma norma específica do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a NR-17, que estabelece regras para prevenir acidentes e patologias decorrentes de instalações que não são ergonômicas. A seguir, resumimos os principais ganhos da ergonomia em termos de salubridade:

  • Prevenção de acidentes de trabalho;
  • Redução no risco de processos trabalhistas;
  • Prevenção de lesões como LER (esforço repetitivo);
  • Eliminação do desconforto e cansaço durante o expediente;
  • Redução das interrupções causadas por instalações pouco funcionais;
  • Aumento da produtividade, engajamento e motivação das equipes.

 

Aplicações da ergonomia no ambiente de trabalho industrial

 

Considerando-se que a maior parte das pessoas passa cerca de 40 horas semanais no ambiente corporativo, torna-se ainda mais urgente a necessidade de criar um local ergonômico, funcional e saudável que proporcione qualidade de vida a essas pessoas. Junto disso, a indústria impulsiona seu próprio desempenho e se posiciona no mercado como uma empresa sustentável e que preza por relações de trabalho humanizadas.

Além das questões mais básicas que falamos na introdução deste artigo – como mesas, cadeiras e monitores que favoreçam a postura adequada dos trabalhadores em um escritório – vamos falar também de opções ergonômicas mais abrangentes, envolvendo o contexto industrial e as particularidades de um parque fabril de grandes dimensões. Se esse é o seu caso, veja a seguir o que priorizar para obter ergonomia.

 

Iluminação adequada

Quando o assunto é iluminação nas indústrias, as condições ideais de trabalho são aquelas que reúnem luz natural e conforto visual para a realização das atividades. Um sistema de iluminação natural com domus lineares é a solução ideal para favorecer a entrada de luz solar e equilibrar os níveis de luminosidade interna visando tornar o trabalho mais prático e seguro.

Além do ganho em conforto, ao priorizar a iluminação natural a empresa sai na frente também do ponto de vista econômico, pois a redução no consumo de energia elétrica atribuída às lâmpadas artificiais será considerável. Com os domus, por exemplo, é possível dispensar o uso da iluminação artificial durante a maior parte do expediente – tudo isso bloqueando até 98% da radiação ultravioleta advinda da luz solar.

 


Conforto térmico

A NR-17, que citamos anteriormente, determina que o índice de temperatura efetiva em um local de trabalho deve variar entre 20°C e 23°C para manter os níveis de salubridade do ambiente. Um bom sistema de ventilação natural é uma opção para as indústrias melhorarem a ergonomia no ambiente de trabalho. Essa solução permite alcançar os níveis definidos pela NR-17 a custo zero de energia, ou seja, sem a necessidade de usar aparelhos climatizadores como o ar-condicionado.

As venezianas e lanternins industriais são as opções mais indicadas para um projeto de ventilação natural que alie conforto térmico, economia de energia e alta produtividade na indústria. Portanto, vale muito a pena investir nessa solução para obter ganhos tanto em curto prazo – como a ergonomia no ambiente de trabalho – quanto em longo prazo, como a eficiência energética e o posicionamento sustentável da empresa.

 


Qualidade do ar

Os sistemas de ventilação natural favorecem também a qualidade do ar no galpão porque permitem a troca constante do fluido. Enquanto o ar que vem de fora entra pelas venezianas trazendo conforto térmico para o recinto, os gases e eventuais partículas tóxicas em suspensão na fábrica são eliminados pela cobertura no processo de exaustão que ocorre dentro dos lanternins.

Sobretudo em tempos de Covid-19, garantir a renovação constante do ar no ambiente industrial é imprescindível para preservar a saúde respiratória dos colaboradores e tornar sua indústria um local seguro para o desempenho diário das atividades.

Se você deseja aplicar mais ações voltadas para ergonomia no ambiente de trabalho a partir de soluções de alta performance, entre em contato conosco e veja como podemos ajudar!

Aceitamos Cartão BNDES

Solicite seu orçamento: resposta em até 3 dias úteis.