ARTIGOS

4

abril

Estrutura de telhado metálico: como evitar condensação e gotejamento

 

Os galpões com estrutura de telhado metálico têm sido muito aceitos e utilizados atualmente pelo mercado da construção civil industrial, graças às suas diversas vantagens. Analisando por outra perspectiva, apesar dessas vantagens, existe o problema da condensação e gotejamento dentro da estrutura. Como conclusão, mais do que incômodos, esta situação pode criar danos e riscos físicos, econômicos, de saúde e de segurança em galpões industriais.

Por que estrutura de telhado metálico?

Um dos maiores atrativos iniciais para o uso da estrutura de telhado metálico é a possibilidade da construção de edificações de maneira versátil. Desde pequenas fábricas e quadras poliesportivas até imensos complexos industriais. Com menor peso, coberturas e estruturas metálicas possibilitam a construção de empreendimentos mais baratos do que concreto armado e com prazo mais curto.

Esta não é uma solução barata, por outro lado, os tipos de estrutura de telhado metálico possuem outras vantagens que em muitos casos compensam o custo de produção e instalação, como os seguintes exemplos:

  • Alta resistência e durabilidade;
  • Maior leveza, ao comparar com outros materiais;
  • Economia de até 30% nos custos das fundações, já que a carga nas bases da construção é reduzida.

Adicionalmente a estes elementos, outro fator muito atraente do uso de estrutura de telhado metálico é a facilidade em se instalar sistemas de ventilação e sistema de iluminação natural, que certamente trazem mais economia e sustentabilidade para a fábrica. Comparando com o caso de estruturas de madeira, deve-se considerar a menor necessidade de manutenção como uma vantagem.

Em oposição a isso, a principal desvantagem da estrutura de telhado metálico consiste nas limitações no controle térmico. Consequentemente, por conta disso, elas tendem a acumular condensação (água) sob certas condições. Uma segunda consequência é que isso gera alta umidade, com efeito semelhante ao de goteiras no telhado, por exemplo.

A partir de agora, vamos compreender melhor como se forma a condensação dentro de galpões, para saber como preveni-la.

 

+Leia mais: Benefícios da ventilação natural ao ambiente de trabalho industrial

 

O processo da condensação

Para começar, é importante destacar que a condensação em galpões ocorre quando a temperatura de uma superfície se encontra abaixo do ponto de orvalho do ar adjacente a esta superfície.

Um exemplo disso é quando estamos no interior do carro e observamos o vidro ficar embaçado em um dia frio. Isso ocorre pois quando o vapor d’água de nossa respiração entra em contato com a superfície do vidro do carro, fria por causa do ar frio do ambiente externo, a água contida no vapor do interior do carro condensa. Por consequência, o acúmulo da condensação gera gotículas de água que pingam do telhado, da mesma forma que escorrem do vidro do carro.

Um conceito fundamental para esta compreensão é o de ponto de orvalho, definido a partir da umidade relativa e temperatura do ar. Como curiosidade, uma ferramenta online pode ser utilizada para calcular em qual valor de temperatura externa começará a ocorrer condensação no interior do ambiente de análise. Isso com base nos valores de temperatura e umidade interna.

 

+Leia mais: Como aproveitar ao máximo a ventilação natural?

 

Observação sobre o gotejamento em estrutura de telhado metálico

Ao iniciar uma observação é bom lembrar que o evento deste gotejamento é muito prejudicial a máquinas e equipamentos, à conservação de produtos armazenados e aos funcionários.

Este gotejamento pode causar alguns problemas, como por exemplo:

  • Ferrugem e alteração nos sistemas lubrificantes das máquinas com impurezas.
  • Deterioração e mofo nos produtos armazenados, e até germinação no caso de sementes.
  • Desconforto, mal-estar e favorecer o surgimento de doenças respiratórias entre os funcionários, uma vez que o controle da  umidade é um fator importante para o conforto térmico e manutenção da qualidade do ar ambiente.

Tendo entendido melhor a causa e a dimensão do problema da condensação, vejamos a seguir como ele pode ser resolvido, ou evitado.

 

+Leia mais: A importância da ventilação natural no ambiente de trabalho.

 

Como evitar a condensação em galpões industriais?

Agora é o momento de explorar algumas soluções para a condensação em galpões industriais e consequente indesejável gotejamento. Por ser um problema bem comum e recorrente em diversas fábricas, muitos esforços são feitos para controlá-lo. E felizmente existe uma série de soluções.

 

 

Controle da umidade na estrutura de telhado metálico do galpão

Em resumo, existem alguns exemplos de ações que podem ser realizadas para controlar a umidade na estrutura de telhado metálico do galpão, listados a seguir:

  • Construir uma barreira hidrofugante na base da vertente de metal para impedir a umidade ascendente, evitando assim a formação de condensado.
  • Calcular um tempo de folga para a secagem da fundação após o concreto ser colocado. Se a vertente for erguida muito cedo, pode fazer com que a secagem da água do concreto forme condensado dentro do barracão.
  • Aplicar selante nos trilhos de base no interior da vertente de metal após o galpão ser aparafusado à base. Depois aplicar silicone ou selante de aroeira de forma a evitar escoamento de água para o galpão e ou selante de aroeira para evitar que a água escoe para o galpão e causando condensação.
  • Isolar a vertente do metal. Limpe o interior do telhado com álcool desnaturado, depois seque os painéis do teto e anexe azulejos de poliestireno com cola e spray especial.

 

+Saiba mais: O que é e como funciona um lanternim?

 

Proteção térmica das telhas na cobertura

Uma das etapas mais importantes na construção de um galpão é definir bem qual será a sua cobertura, de forma que esta etapa não pode ser negligenciada de forma alguma.

A proteção térmica pode contribuir em muito para evitar os eventos de condensação pelo princípio de isolamento térmico, de forma que ela evita que a superfície interna do galpão entre em contato direto com a temperatura do ar externo.

Para saber mais sobre os diversos tipos e aplicações de coberturas metálicas e de outros materiais, incluindo formas de contornar a questão da resistência térmica, leia nosso artigo: Cobertura para construções industriais: como escolher?

 

Sistemas de ventilação natural

 

estrutura de telhado metálico ilustrada com relação ao gotejamento e condensação

Um sistema de ventilação eficiente e adequado à obra garante constante renovação do ar interno, o que previne o excesso de umidade acumulado nas superfícies – a condensação. Esta é a principal solução para eliminar eventos de gotejamento nos galpões, além de garantir um controle de temperatura interna bastante satisfatório.

A instalação de sistemas de ventilação natural asseguram ao projeto maior eficiência energética e sustentabilidade. Por isso é de grande valor e utilidade que a cobertura utilizada no galpão tenha este tipo de solução ou permita sua instalação futura.

O sistema composto por venezianas industriais e lanternins favorecem a renovação do ar do ambiente, o conforto térmico e o controle da umidade, condensação e gotejamento a partir da cobertura metálica, garantem uma eficiente ventilação natural na indústria.

Saiba mais lendo nossos artigos sobre como funciona o lanternim e a taxa de renovação do ar em sistemas de ventilação natural.

E para conhecer mais detalhes e obter informações técnicas sobre os lanternins e venezianas industriais, faça o download do Catálogo completo de soluções em iluminação e ventilação natural para a Indústria do Grupo MB, ou entre em contato através do formulário abaixo.

 

 

Aceitamos Cartão BNDES

Solicite seu orçamento: resposta em até 3 dias úteis.