ARTIGOS

26

junho

Futuro da construção civil industrial: como será?

 

O advento de novas tecnologias influenciou de forma significativa a modernização da indústria.

Muito por conta das limitações verificadas em processos produtivos nos mercados de grande escala e também pelas novas demandas que vêm surgindo nas cidades (sustentabilidade).

Diante desse cenário, a tecnologia tem também impacta as possibilidades para o futuro da construção civil com drones, realidade aumentada, prédios inteligentes e outras novidades.

A tendência é de que a forma de construir seja revolucionada nos próximos anos. 

 

Tendências das cidades do futuro

Antes de falar sobre a construção civil, é importante compreendermos o cenário físico em que as indústrias estão inseridas. 

Isso porque as tendências de uma cidade do futuro podem naturalmente impactar a indústria da construção civil.

Portanto, vamos analisar para onde as cidades do futuro estão caminhando e assim chegarmos à algumas conclusões sobre o futuro da construção civil.

 

Relacionado: Macrotendências mundiais para 2030 apontam crescimento na demanda por energia renovável

 

Projetos de cidades modernas

As cidades que são visadas para o futuro tem seu contorno com fortes tendências sustentáveis, ou seja, cuidados com:

  • Incentivo à diminuição de tráfego veicular;
  • Conversão do lixo orgânico em energia;
  • Edificações “verdes”;
  • Integração com tecnologia para eficiência energética.

Alguns projetos podem ser citados para ilustrar essa nova realidade e estimular visões de como o futuro da construção civil pode ser configurado.

 

Ponte na Escócia

Em um aspecto mais prático neste projeto, a ponte possui um sistema que reduz a pressão do vento nos veículos, o que diminui o risco de fechamento devido a fortes ventos. Temos aqui a adaptação da construção frente à influência de agentes externos.

Com uma visão mais conceitual, a ponte ajudou a eliminar muitas filas e tempo de espera dos motoristas para realizar o percurso deste trecho, que com a ponte ficou bem mais fluido. 

Assim vislumbramos uma tendência de cidades mais integradas ao meio ambiente (menor impacto ambiental), e ambientes mais saudáveis para o ser humano.

 

Relacionado: 6 dicas para facilitar a vida do arquiteto industrial

 

Central Park Tower

Aqui, o foco é o uso de técnicas para a diminuição de emissões, otimização da ventilação natural do ar e controle climático (integração com o meio ambiente). 

Sendo assim, as cidades acabam por influenciar os projetos da construção civil dentro de seu contorno, e uma vasta gama de atributos começam a surgir para contribuir para essa área da indústria tão fundamental. 

 

As principais tendências para o futuro da construção civil

Agora com o cenário geral das cidades podemos analisar com uma lente mais adequada os projetos civis em suas particularidades. 

Assim, quais elementos podem ser utilizados diante dos novos adventos apresentados pelas tecnologias mais modernas? É o que veremos a seguir. 

 

Relacionado: Reciclagem de resíduos: mais sustentabilidade na construção civil

 

Softwares de gestão e integração total (apps)

Esta ferramenta é um grande facilitador para a troca de informações em tempo real entre todos os colaboradores do projeto.

Com o uso de tecnologias voltadas para gestão (aplicativos), é possível concretizar um dos maiores desafios de um projeto na construção civil, ou seja, a integração de todas as áreas da equipe. 

Conquistando isso, tem-se o controle dos processos e atividades realizadas no escritório, bem como na obra, além de obter uma boa perspectiva  sobre o andamento da relação com os clientes, agregando mais valor ao serviço prestado.

Tipos de aplicativos (e suas finalidades):

  • Aplicativos para gestão de projetos;
  • Aplicativos para controle e medições;
  • Controle da posição do sol.

Para mais detalhes, veja este artigo sobre 10 aplicativos para a construção civil que facilitam a vida do engenheiro

 

Realidade Aumentada e Realidade Virtual

Essas inovações abrem um leque muito grande de possibilidades, onde basicamente é possível simular uma realidade alternativa (em um celular ou computador). 

Ou seja, projetos que ainda estão no papel podem ser visualizados como se já estivessem prontos (simulação 3D), além de poderem ser acessados em maiores detalhes dependendo da versão do software utilizado.

 

 

As vantagens são muitas, como a expressiva diminuição de desperdícios com material, otimização nos processos da construção, menos atrasos e a diminuição de falhas ao longo de todo o processo.

 

Sustentabilidade

Captação integrada do lixo orgânico e reutilização para gerar energia, telhados verdes que captam a água da chuva, tecnologias integradas para eficiência energética, todos esses elementos fazem parte de uma lista que integram os conceitos das cidades do futuro e sugerem diretrizes para o futuro da construção civil.

A partir dessas referências, ela poderá estabelecer processos sustentáveis, ajudando a reduzir o desperdício de energia e aumentar sua produtividade. 

Além disso, ainda existe uma influência provinda pelo advento da indústria 4.0, como a otimização de processos, produtividade, conscientização ambiental, etc.

 

Relacionado: Entenda como a Indústria 4.0 influência na sustentabilidade da sua empresa.

 

Baixe nosso eBook gratuito: Tecnologia na construção civil industrial

O Grupo MB sabe da importância em se ter uma boa perspectiva das tendências para o futuro da construção civil.

Pensando nisso, criamos o eBook gratuito “Tecnologia na construção civil industrial”. Você pode garantir o seu. Para baixar, basta acessar este link: LINK LP.

Aceitamos Cartão BNDES

Solicite seu orçamento: resposta em até 3 dias úteis.