ARTIGOS

NR-17-conformidade-ergonomica-com-ventilacao-e-iluminacao-natural-na-empresa

21

agosto

NR-17: conformidade ergonômica com ventilação e iluminação natural na empresa

 

A qualidade de vida é um dos fatores mais relevantes, quando mencionamos a satisfação do ser humano em um âmbito global e de longo prazo. Mas algo que deveríamos explorar mais, até mesmo em um sentido cultural, é o da qualidade em termos do ambiente de trabalho e das condições ambientais que contribuem para tal.

A ventilação e iluminação natural estão ganhando muito espaço quanto a esta exigência, e a NR-17 vem para dar suporte normativo e a uma estrutura, em termos de ergonomia dos funcionários.

Vamos então conhecer um pouco mais sobre a NR-17 e sobre a importância da qualidade de vida no ambiente de trabalho.

 

Importância da ergonomia no trabalho

Falando em termos de qualidade de vida, vamos começar falando sobre a ergonomia, mas antes vamos compreender um pouco mais sobre este conceito.

A ergonomia tem o objetivo de tornar a vida do funcionário mais confortável no ambiente de trabalho, isto sendo alcançado através de técnicas para melhor adaptação e de menor esforço possível nas tarefas a serem realizadas durante a jornada de trabalho.

 

Importancia-da-ergonomia-no-trabalho

 

Além de técnicas eficientes para desempenho de atividades laborais, a NR-17 também visa:

  • Aumento da produtividade;
  • Diminuição da ocorrência de acidentes;
  • Otimização do bem estar do funcionário.

 

Benefícios da Análise Ergonômica do Trabalho

Otimizar aspectos ergonomia na empresa também se justifica por benefícios como:

  1. Maior credibilidade: Quando uma empresa se preocupa com a questão da saúde de seus funcionários, o nome da empresa ganha uma percepção muito positiva. E esta percepção tende a se propagar aos seus fornecedores, concorrentes e consumidores.
  1. Melhor interação entre os setores: quando são reduzidas queixas e reclamações sobre ergonomia e a qualidade do ambiente de trabalho, a equipe de medicina do trabalho ou de RH pode focar em questões preventivas. Aumenta-se muito a satisfação geral dos claboradores, gerando sentimentos de segurança e conforto.
  1. Redução nos custos: a aplicação de soluções visando a ergonomia favorece um aumento da produtividade, além de evitar multas e penalizações.

 

A NR-17: Ergonomia e condições do ambiente de trabalho 

A NR-17 é uma das Normas Regulamentadoras estipuladas pelo ministério do trabalho, criadas para normatizar ações e posturas relacionadas à saúde a à segurança no trabalho. A NR-10, por exemplo, traz regulamentações sobre a segurança em sistemas elétricos, a NR-12, trata da segurança no uso de máquinas e equipamentos, a e assim por diante.

A NR-17 abrange especificamente questões de ergonomia, e qualidade do ambiente do rebalho, pois ela formaliza conceitos e regras para previnir doenças de trabalho desenvolvidas a partir da exposição ao risco ergonômico, como:

  • Esforços repetitivos (LER);
  • Monotonia;
  • Levantamento de pesos inadequados;
  • Pouca variação de posição (muito tempo em pé ou sentado);
  • Má postura.

Ela trata ainda, em uma seção específica, sobre as condições ambientais de trabalho, cobrindo aspectos que impactam fisiológica e psicologicamente nos colaboradores. Nesta seção ela regula parâmetros relacionados à iluminação, ventilação e o nível de ruído no local.

Por isso veremos como a iluminação natural e a ventilação natural pode trazer benefícios para os colaboradores e manter a empresa em conformidade com requisitos exigidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O resultado pode trazer grandes benefícios relacionados diretamente à produtividade.

 

Iluminação natural e a NBR 5415

A NR-17 determina:

Os níveis mínimos de iluminamento a serem observados nos locais de trabalho são os valores de iluminâncias estabelecidos na NBR 5413, norma brasileira registrada no INMETRO.

Não se pode deixar de lado o fator iluminação natural quando o assunto é qualidade do ambiente de trabalho. É justamente por isso que existem exigências normativas como a NBR 5413, referenciada na NR-17.

 

iluminacao-natural-e-a-NBR-5413

 

A NBR 5413 estabelece os valores de iluminâncias médias, mínimas em serviço para iluminação artificial em interiores onde se realizem atividades de comércio, indústria, ensino, esporte e outras.

Mais especificamente:

  • No caso de ser necessário elevar a iluminância em limitado campo de trabalho, pode-se usar iluminação suplementar;
  • A iluminância no restante do ambiente não deve ser inferior a 1/10 da adotada para o campo de trabalho, mesmo que haja recomendação para valor menor;
  • Recomenda-se que a iluminância em qualquer ponto do campo de trabalho não seja inferior a 70% da iluminância média determinada segundo a NBR 5382.

Como já mencionamos neste artigo sobre por que medir a iluminação no ambiente de trabalho, diferentes ambientes e atividades precisam de tipos diferentes de iluminação. A iluminação natural permite níveis elevados de iluminaçância, como pode ser visto neste cliente do Grupo MB:

 

Ventilação Natural e a NR-17

A Norma Regulamentadora 17 discorre sobre algumas questões relacionadas ao ar do ambiente, e exige:

  • índice de temperatura efetiva entre 20˚C e 23˚C;
  • velocidade do ar não superior a 0,75m/s;
  • umidade relativa do ar não inferior a 40 (quarenta) por cento.

A qualidade do ar e a temperatura no ambiente fabril impactam diretamente na produtividade, na satisfação e na saúde dos funcionários, e estes dois pontos são altamente otimizados com um sistema adequado de ventilação natural.

O controle da temperatura também é reflexo desta constante renovação do ar, que acaba garantindo o conforto térmico.

 

Ventilacao-Natural-e-a-NR-17

 

O controle dessas variáveis é tremendamente facilitado com soluções em ventilação natural. Os lanternins e venezianas, além de contar com opcionais como telas de proteção para pássaros e anti-insetos, podem ainda dispor de sistemas automatizados altamente reguláveis, o que eleva muito a satisfação com o ambiente – com consumo zero de energia elétrica.

 

Níveis de ruído e a norma NBR 10152

O fator sonoro também é mencionado na NR-17. Além de referenciar-se na NBR 10152, a Norma determina que:

“O nível de ruído aceitável para efeito de conforto será de até 65 dB (A) e a curva de avaliação de ruído (NC) de valor não superior a 60 dB”

Como as venezianas e lanternins não são totalmente silenciosos, também favorecem a conformidade com a NBR 10152 e a NR-17 para limites de ruído e garantia de conforto acústico.

 

Ventilação e iluminação natural na indústria: conformidade e economia

Dar atenção à ergonomia e às condições ambientais do trabalho traz benefícios gerais à organização com impacto econômico direto, já que beneficia a produtividade, aumenta a satisfação de colaboradores e clientes com o ambiente, evita processos e multas, reduz faltas, desafoga setores e melhora a imagem da empresa.

 

guia-ventilacao-naturalguia-iluminacao-natural

 

Ao utilizar sistemas de iluminação e ventilação natural, a empresa assegura conformidade com as normas regulamentadoras:

  • sem consumo de energia;
  • com pouquíssima necessidade de manutenção;
  • 5 anos de garantia nas venezianas e lanternins;
  • 10 anos de garantia no policarbonato dos domus
  • promovendo uma atitude sustentável.

Tudo isso se resume em cortes significativos de gastos, e ajuda ao equilíbrio financeiro da empresa.

Confira as soluções do Grupo MB em ventilação e iluminação natural para a indústria, e conheça ainda mais vantagens e benefícios.

Aceitamos Cartão BNDES

Solicite seu orçamento: resposta em até 3 dias úteis.