ARTIGOS

o que é e como funciona um lanternim

16

janeiro

O que é e como funciona um lanternim?

 

Neste texto, você vai conhecer o que é um lanternim e por que ele tem sido tão utilizado na indústria e na construção de ambientes eficientes e sustentáveis. O efeito Venturi e o efeito chaminé são os dois conceitos por trás do seu funcionamento.

Portanto, se você quer saber o que é e como funciona um lanternim, continue a leitura!

 

O que é um lanternim?

O lanternim é uma estrutura de telhado, que é instalada sobreposto ao ponto mais alto de um galpão ou construção – a cumeeira. Essa estrutura possui aberturas dispostas, de forma a permitir a ventilação e iluminação natural do ambiente interno.

Essas são duas palavras-chave: iluminação e ventilação natural. Principalmente quando projetados e instalados de forma correta por empresas especializadas, os lanternins têm impacto direto no consumo de energia e na melhoria do ambiente interno graças a esses dois fatores.

estrutura de um lanternim para ventilação natural - Grupo MB

A ventilação natural mantém a temperatura interna em níveis confortáveis e com maior constância, sem a necessidade de se usar a ventilação forçada ou aparelhos de ar-condicionado. Além disso, a circulação de ar cumpre o papel de um eficiente exaustor, dispensando gases e poluentes que de outra forma ficariam concentrados no ambiente de trabalho.

Já a iluminação natural, além de fazer com que a iluminação interna seja mais agradável, dispensa a necessidade de usar 100% das lâmpadas e luminárias da instalação.

O resultado é que a instalação do lanternim promove um ambiente melhor para se trabalhar e ao mesmo tempo mais barato. O impacto é maior na conta de energia, devido à diminuição no uso de ar-condicionado e equipamentos de iluminação.

Para saber mais sobre a importância da ventilação natural na indústria, leia também este artigo sobre as vantagens da ventilação natural para a indústria.

 

Como o lanternim funciona?

Em resumo, o funcionamento do lanternim é baseado nas diferenças de temperatura e densidade do ar. Essas diferenças são a base dos efeitos Venturi e chaminé. Vamos entendê-los agora.

 

 

O efeito Venturi e o efeito chaminé

O efeito chaminé é o resultado do deslocamento do ar em virtude das diferenças de temperatura e pressão. O ar frio fica mais compacto (com maior densidade) e tende a descer, por ser “mais pesado”. O ar quente tende a expandir e se tornar menos denso, movimenta-se para altitudes maiores – sobe – ao ser deslocado pelo ar frio, e escapa pelo lanternim.

Por isso, descrevemos o sistema gerado pelos lanternins como um sistema de exaustão por gravidade. Sistemas de exaustão e circulação de ar usam o efeito chaminé de forma direta, pois, além de serem simples, seus resultados podem ser facilmente usados em benefício das pessoas.

 

Lanternim e o efeito venturi e efeito chaminé.

 

O efeito Venturi, por outro lado, é um fenômeno observado quando um fluido está em movimento por uma determinada seção transversal (uma tubulação, por exemplo). Acontece que quando a área dessa seção transversal diminui (a tubulação se estreita), a velocidade do fluido aumenta.

Uma curiosidade: o nome Venturi vem de Giovanni Venturi, o pesquisador italiano foi quem descreveu o fenômeno pela primeira vez.

O efeito Venturi é importante nos lanternins pois é aplicado nas entradas e saídas de ar da estrutura. Usando esse efeito, o ar aspirado na parte inferior e expulso na parte superior circulam com mais velocidade, aumentando o efeito de exaustão e a circulação interna de ar.

O efeito chaminé é o fenômeno que permite a circulação de ar sem a necessidade de usar bombas e ventiladores. O efeito Venturi é o fenômeno que maximiza a circulação de ar por meio de sua aplicação nas entradas e saídas de ar dos lanternins.

 

+Saiba mais: Evite condensação e gotejamento em galpões com coberturas metálicas

 

O ar deve sair, a água não deve entrar

Um ponto muito importante nos lanternins é a estanqueidade. O fato de existirem aberturas para circulação de ar pode levar alguém a pensar: “E quando chover? A água vai entrar pelo lanternim dentro do meu galpão?”.

lanternim estanque

 

A resposta é não. Graças ao sistema de escoamento e cobertura interna, os lanternins são inteiramente estanques, ou seja, não deixam que a água passe do lado de fora para dentro. No fim das contas, apenas o ar pode entrar e sair.

 

+Saiba mais: Como aproveitar ao máximo a ventilação natural?

 

De que materiais os lanternins são feitos?

Os lanternins do Grupo MB são feitos de materiais específicos para atender seus diversos clientes. São quatro materiais principais:

  • Alumínio;
  • Alumínio pós-pintado;
  • Aço galvalume;
  • Aço pós-pintado.

O alumínio é um material amplamente usado na indústria para diversas aplicações. Suas qualidades são a leveza e facilidade de conformação. A versão pós-pintada possui um acabamento mais refinado e melhor aspecto estético.

O aço é mais difícil de conformar e mais pesado, porém, é mais resistente, mais robusto e possui durabilidade maior. Em especial, o aço galvalume é um tipo específico de aço galvanizado. Nele, o revestimento da galvanização é feito com uma liga constituída por 55% Alumínio, 43,5% Zinco e 1,5% Silício.

 

Entre as suas grandes qualidades, as principais são:

  • Resistência à corrosão atmosférica superior ao aço galvanizado zincado e ao aluminizado;
  • Alta refletividade de calor, o que maximiza o conforto térmico;
  • Resistência à oxidação em temperaturas elevadas;
  • Melhor aspecto superficial;
  • Significativamente mais leve que o zincado;
  • Vida útil duas a quatro vezes maior que a do aço galvanizado.

Todos esses materiais são empregados pelo Grupo MB em seus lanternins, domus e venezianas industriais, atendendo aos vários perfis de clientes da empresa.

 

+Saiba maisUso do aço galvalume e aço pré-pintado em lanternins, domus e venezianas industriais.

Como vimos, o lanternim é uma estrutura que lança mão dos efeitos Venturi e chaminé para melhorar a ventilação natural de ambientes internos. As vantagens são a diminuição na conta de energia e melhoria do ambiente de trabalho (melhor conforto térmico, visual e maior exaustão de gases e poluentes).

 

guia-ventilacao-natural-para-a-industria

 

A eficiência energética, fator imperativo em toda a indústria moderna, tem sido o grande motivador para a instalação desse tipo de estrutura. A melhoria da produtividade também é um impacto indireto que faz as empresas investirem em um ambiente melhor e mais sustentável.

E a sua empresa? Já possui todos os benefícios dos lanternins e da ventilação natural? Entre em contato conosco para mais informações e aproveite para fazer um orçamento sem compromisso!

Aceitamos Cartão BNDES

Solicite seu orçamento: resposta em até 3 dias úteis.