ARTIGOS

Policarbonato-aço-ou-aluminio-qual-o-melhor-tipo-de-veneziana-industrial

30

outubro

Policarbonato, aço ou alumínio: qual o melhor tipo de veneziana industrial?

 

Venezianas industriais são amplamente utilizadas por vários bons motivos, principalmente para otimizar a lucratividade e reduzir custos, além de potencializar soluções que visem eficiência energética em praticamente todas as áreas e setores.

Podemos começar falando da economia feita ao reduzir, ou até mesmo, eliminar a necessidade de exaustão mecânica, bem como a de ar-condicionado.

Além disso permitindo uma boa circulação de ar, as venezianas auxiliam na renovação do ar interno da fábrica, e por consequência, melhoram sua qualidade mantendo-o fresco e livre de gases prejudiciais à saúde ou partículas suspensas nocivas geradas por processos industriais.

 

venezianas-industriais

Com esta circulação de ar contínua e natural, outros benefícios pegam carona como a manutenção de uma temperatura interna agradável e mais amena, de maneira que o excesso de ar quente produzido na fábrica é eliminado garantindo conforto térmico aos funcionários. Quer saber mais sobre conforto térmico? Leia nosso artigo: O conforto térmico em empresas com ventilação natural.

Outro benefício é o aproveitamento para a iluminação interna com luz natural oferecido pelas venezianas, principalmente quando confeccionadas com material translúcido, como o policarbonato que será abordado com mais detalhes em seguida.

 

Materiais utilizados: função e durabilidade das venezianas

O mercado oferece uma boa variedade de opções para se economizar no consumo energético ao recorrer à iluminação e ventilação naturais, especialmente em termos de indústria.

Por esta razão é fundamental conhecer bem produtos que serão implementados e os que existem no mercado. Ou seja, é preciso saber se uma solução com um preço mais em conta vai de fato garantir uma boa qualidade do sistema de ventilação natural a ser instalado na fábrica.

 

Para maiores detalhes o Grupo MB já abordou a importância de uma escolha bem estudada e das consequências possíveis quando é feita uma má escolha das venezianas neste texto: venezianas industriais: o erro de escolher somente pelo preço

Para sintetizar, vamos fazer um breve apanhado dos materiais mais utilizados, suas vantagens e desvantagens.

 

A Fibra de Vidro

Consiste em um composto plástico com filamentos de vidro. Apesar de sua boa resistência e baixo custo, possui algumas desvantagens ao ser utilizada como material para venezianas como: ser inflamável permitir pouca passagem de luz e amarelar com o tempo.

 

O PVC

Polímero termoplástico mais barato que a fibra de vidro. Possui a vantagem de não propagar fogo (auto extinguível), entretanto possui baixa resistência física, o que afeta sua durabilidade. Além disso também permite pouca passagem de luz e transmite elevados níveis de radiação UV.

 

O Policarbonato

Em ambos os casos anteriores falamos de tipos de venezianas de custo mais baixo.  Mas a qualidade inferior desses materiais trazem fatores prejudiciais em diversos âmbitos, desde durabilidade, segurança, até sustentabilidade, saúde e retorno financeiro.

 

venezianas-industriais-policarbotanato

Por essa razão a opção do Grupo MB produz venezianas industriais em policarbonato. Um dos plásticos fundamentais da engenharia, o policarbonato reúne todas as vantagens que faltam aos outros materiais, tratados com mais detalhes agora.

 

Venezianas industriais em policarbonato

Além da construção civil, o policarbonato também é empregado na indústria automobilística, medicina, na fabricação de equipamentos e em indústrias diversas.  É um material que possui propriedades muito interessantes e confiáveis ao ser utilizado em diversos produtos, inclusive nas venezianas em policarbonato. O que justifica este grande potencial são suas propriedades de:

  • Leveza
  • Resistência física excepcional (garantia de 10 anos sobre as venezianas);
  • Autoextinguível;
  • Transmite e difunde luz com ótima eficiência;
  • Altíssimo bloqueio de raios UV;
  • Composto reciclável.

Possui , com todas estas qualidades, vantagens não só sobre a fibra de vidro e o PVC como também sobre o vidro e o acrílico, outros dois materiais muito comuns na construção civil, além de uma vasta gama de aplicações. Como em domus lineares e coberturas transúcidas.

Note que as venezianas em policarbonato do Grupo MB podem ser confeccionadas em policarbonato compacto ou alveolar. Clique nos nomes para conhecer detalhes sobre cada um destes tipos.

 

Venezianas industriais em aço inox, Galvalume ou alumínio

Além do PVC, fibra de vidro e venezianas em policarbonato também podem ser utilizados materiais do grupo dos metais, como ligas de alumínio, aço inox ou Galvalume, por exemplo.

As venezianas em alumínio foram as primeiras a atrair a atenção das indústrias pela sua resistência à corrosão, leveza, maleabilidade e também por ser um produto vastamente utilizados nas fábricas em diversos produtos e materiais, apesar de suas propriedades galvânicas limitadas.

 

Venezianas-industriais-Policarbonato-aco-ou-alumínio-qual-o-melhor-tipo-de-veneziana-industrial?

Outra opção seriam as venezianas em aço inoxidável, que consistem em uma liga que confere propriedades físico-químicas superiores aos aços comuns, sendo os de principal interesse resistência à corrosão e resistência a impactos.

E por fim as venezianas em aço Galvalume, que se trata de um tipo específico de aço galvanizado. Nele, o revestimento da galvanização é feito com uma liga constituída por alumínio, zinco e silício em uma proporção específica.

camadas-aço-galvalume

No aço Galvalume o zinco fornece a proteção galvânica, o alumínio proteção contra a corrosão atmosférica e o silício controla a reação entre a liga alumínio-zinco e o aço equilibrando a formação de uma liga adequada.  Para maiores detalhes confira nosso artigo: Uso do aço galvalume e aço pré-pintado em lanternins, domus e venezianas industriais.

 

Grupo MB e as soluções em ventilação natural

O Grupo MB  está sempre atento ao que de melhor o mercado oferece, por isso foca em utilizar materiais pela qualidade e durabilidade, que oferecem o melhor resultado e zero incômodo na conclusão da obra. Além dos materiais, o foco na versatilidade em como utilizá-los é fundamental.

As venezianas em policarbonato, venezianas em aço inox e venezianas em alumínio , além de possuir diversos modelos e dimensões,  têm ainda como opcionais:

  1. Aletas fixas ou móveis;
  2. Com controle manual ou automatizado;
  3. Opcionais como tela mosquiteira, passarinheira e grade de segurança.

Elas têm ainda garantia de 5 anos, fácil entrega e assistência técnica em todo o Brasil  outras vantagens que você pode ver aqui: 6 motivos para escolher as venezianas industriais do Grupo MB.

 

catalogo-venezianas-industriais-grupo-mb-6

Aceitamos Cartão BNDES

Solicite seu orçamento: resposta em até 3 dias úteis.