ARTIGOS

modernizacao-com-economia-de-energia

30

janeiro

Modernização com economia de energia: conheça a Escola Vera Cruz

Referência no ensino fundamental e médio, a Escola Vera Cruz, em São Paulo, realizou uma reforma em todos os ambientes. O projeto foi desenvolvido em uma parceria de escritórios de arquitetura da capital paulista. Além da preocupação com custos e prazos, as obras priorizaram as necessidades de ensino do local e a modernização com economia de energia.

O objetivo era revitalizar e ampliar os espaços, conferindo ao espaço também maior qualidade ambiental. Neste aspecto o destaque ficou por conta da ventilação natural.

reforma-escola-veracruz

Modernização com economia de energia

Os impactos da realização de um retrofit em obras já existentes são inúmeros. A modernização com economia de energia é um deles. Com uma reforma é possível agregar à obra diferentes recursos que, lá atrás, quando foram planejadas, talvez sequer existiam, ou então eram muito caros. Conheça alguns deles a seguir.

Ventilação natural e conforto térmico

Com exceção do laboratório de informática, nenhum ambiente da escola tem ar condicionado. Após estudar a arquitetura dos edifícios, o projeto visou aprimorar o sistema que já contava com ventilação cruzada e o sombreamento das fachadas mais sujeitas à exposição solar direta nas horas críticas do dia e do ano.

No edifício de artes, por exemplo, foi fundamental sombrear as fachadas norte e oeste, de insolação mais crítica, para o controle da temperatura interna. Os painéis protegem do sol, mas dão visibilidade para o exterior, promovendo sombreamento e ventilação da fachada. Com o uso de vegetação para equilibrar a umidade do ar, aproveitamento das janelas amplas, instalação de um painel brise fixo de madeira maciça, a intenção de melhorar o que já funcionava foi bem sucedida. Este é um exemplo de modernização com economia de energia feito pelo Grupo MB!

 

escola-veracruz-reforma-brise

fachada-escola-veracruz-brise

Correndo contra o tempo

Outra condição importante levada em consideração para a reforma foi o tempo. A escola precisava continuar funcionando durante as obras. Assim o planejamento e o cronograma foram criados em função das férias dos alunos, para que os espaços estivessem livres durante o período das aulas. Para assegurar a rapidez das obras, recorreu-se ao uso de estruturas pré-fabricadas, fechamento de caixilhos e blocos de concreto.

 

reforma-interna-escola-veracruz

Obras do Grupo MB para modernização com economia de energia

O Grupo MB desenvolve projetos exclusivos com o uso de brise industrial, como este da nova fábrica da Interprint no estado do Paraná.

brise-industria-fachada

Para saber mais sobre as soluções do Grupo MB em ventilação e iluminação natural e sobre como implementar modernização com economia de energia, confira nossas obrasleia mais no nosso blog ou entre em contato conosco.

Aceitamos Cartão BNDES

Solicite seu orçamento: resposta em até 3 dias úteis.