ARTIGOS

Sustentabilidade em galpões de aço

30

abril

Sustentabilidade em galpões de aço

O aço se destaca em termos de sustentabilidade por todo o ciclo de vida de uma edificação.
Neste artigo vamos examinar alguns dos fatores de qualidade do aço que podem contribuir para esta realidade, sendo eles:

  • Processo de manufatura off-site (fora do canteiro de obras);
  • Flexibilidade e adaptabilidade;
  • Performance de acordo com o carbono em seu composto;
  • Capacidade de ser reutilizado e reciclado.

 

Manufatura OFF-SITE

 

Nesta estratégia, todos os componentes de aço são fabricados em um ambiente especial controlado, para que só depois seja instalado no local em que será de fato utilizado. O processo de fabricação off-site é mais rápido e mais enxuto do que a construção tradicional baseada no local da instalação da estrutura.

A sustentabilidade em galpões de aço também traz benefícios aos operários, já que exige pessoal qualificado, comprometido, e oferece empregos com uma boa estabilidade, beneficiando inclusive as comunidades locais da obra.

 

A-sustentabilidade-em-galpões-de-aço

 

Além disso ela também é mais amigável com o meio ambiente; e a sua qualidade e produtividade não fica a mercê das condições climáticas e adversas possíveis em um canteiro de obra, por exemplo.

Nestas fábricas especializadas, um projeto sofisticado e sistemas produtivos são capazes de entregar componentes com alta precisão, feitos em um ambiente controlado, altamente regulamentado e seguro.  Qualquer desperdício gerado durante a fabricação pode ser reciclado e reutilizado.

 

Flexibilidade e adaptabilidade

 

Em uma era de mudanças de padrões trabalhistas, novas tecnologias, mudanças demográficas e regulamentações, a demanda por edificações mais flexíveis nunca esteve tão elevada.

A sustentabilidade em galpões de aço e sua grande variedade de aplicações fornecem aos arquitetos um ótimo material para projetos inovadores e versáteis. Estes podem ser facilmente adaptados às eventuais mudanças e requisitos do ambiente.

Tal flexibilidade é dada pela facilidade com que uma armação em aço pode ser modificada, com adição ou remoção de novas peças, e seu peso relativamente leve. Além de tudo, garantem a resistência de edificações para que andares extras sejam adicionados sem sobrecarregar a estrutura.

guia-ventilacao-natural-para-a-industria

 

Carbono operacional: Aço e massa térmica

 

O impacto da forma estrutural nas emissões de carbono operacionais de edifícios não residenciais é geralmente pequeno – no entanto, uma questão que deve ser reconhecida é a massa térmica.

 

Carbono operacional

 

O parâmetro mais comumente usado para avaliar a massa térmica dos elementos de construção é a admitância, que pode ser definida como a capacidade de um elemento de trocar calor com um espaço quando está sujeito a variações cíclicas de temperatura.

Em um edifício naturalmente ventilado, o valor máximo de admitância para uma laje de concreto exposta em um lado é alcançado com apenas 75-100 mm de concreto.

 

carbono-operacional-aco-e-massa-termica

 

Reciclagem, reutilização  e economia circular

 

A manutenção de produtos pelo maior tempo possível é um componente chave da “economia circular” e naturalmente um carro chefe da sustentabilidade em galpões de aço.

Quanto mais tempo um produto durar, menos matéria-prima precisará ser fornecida e processada e menos resíduos serão gerados. Estruturas de aço, quando devidamente projetadas e protegidas, proporcionam uma impressionante durabilidade da estrutura do galpão a longo prazo.
Soluções em sustentabilidade em galpões de aço com o grupo MB

 

comparativo-entre-sistemas-de-Iluminacao-Industrial
Os produtos do grupo MB, garantem economia de energia com iluminação e ventilação natural, que elevam ainda mais os níveis de sustentabilidade em uma construção industrial.

São perfeitamente adaptáveis para construções e coberturas metálicas, contando com a mesma durabilidade e benefícios ambientais destes edifícios. Sem falar no sistema já patenteado dos domus para serem instalados em qualquer tipo de cobertura.

Aceitamos Cartão BNDES

Solicite seu orçamento: resposta em até 3 dias úteis.