ARTIGOS

taxa de renovação do ar em ambientes industriais com ventilação natural

13

fevereiro

A taxa de renovação do ar em ambientes industriais com ventilação natural

Os ambientes industriais estão sujeitos a uma série de poluentes e substâncias que degradam a qualidade do ar. É fundamental possuir um sistema de renovação do ar eficiente. Além de assegurar a qualidade do ar local, a renovação do ar proporciona conforto térmico e impacta a produtividade.

A ventilação natural é uma das formas mais eficientes de renovar o ar em ambientes industriais. Vamos falar um pouco sobre como essa técnica contribui para a renovação do ar e melhoria do ambiente interno.

 

O que é a taxa de renovação do ar?

A taxa de renovação do ar é dada pela fórmula:

T = Q/V

Q é a vazão em metros cúbicos por segundo, V o volume em metros cúbicos e T a taxa de renovação do ar. Em outras palavras, a taxa de renovação do ar está associada ao número de vezes que um determinado volume de ar é totalmente trocado em um dado intervalo de tempo.

Essa taxa é indicada em trocas/hora, ou seja, o número de vezes que o volume de ar de um ambiente é inteiramente trocado a cada hora. Esse é o parâmetro mais importante para calcular as aberturas necessárias para manter o conforto térmico e a qualidade do ar em ambientes internos.

 

Recomendações para os ambientes industriais

A taxa de renovação do ar e a qualidade da atmosfera interna são fatores cada vez mais pesquisados devido à sua importância para o bem-estar dos colaboradores e seu impacto na produtividade.

Enaira Hoffman por exemplo, apresenta simulações numéricas para determinar a configuração ótima de um sistema de ventilação natural. O objetivo, tanto nesse como em outros estudos similares, é maximizar o conforto térmico e a qualidade do ar.

Os impactos da qualidade do ar ambiente na produtividade também tem sido extensivamente pesquisado, com a maior parte dos artigos apontando que ambientes com pouca qualidade térmica tendem a prejudicar o trabalho e o bem-estar dos trabalhadores. A Agência Europeia do Meio Ambiente, por exemplo, possui centros específicos para divulgar e estudar a qualidade do ar em recintos fechados e seus impactos nas pessoas.

Além da literatura especializada, o Código de Obras do Município – conjunto de leis e normas que controlam e fiscalizam a construção civil em âmbito municipal – também é uma fonte fundamental para o dimensionamento correto de projetos de ventilação.

O código de obras estabelece aberturas mínimas para construções residenciais, comerciais e industriais, a fim de assegurar a ventilação mínima. Em Belo Horizonte, por exemplo, o Código de Obras determina uma abertura mínima de ⅙ da área total do piso em salas comerciais.

Por todos esses fatores, a taxa de renovação do ar já não é mais apenas um parâmetro adicional de conforto, mas sim um importante aspecto do projeto arquitetônico e das instalações industriais e comerciais em geral.

+Saiba maisBenefícios da ventilação natural ao ambiente de trabalho industrial.

+Saiba maisComo aproveitar ao máximo a ventilação natural?

 

A renovação do ar pela ventilação natural

A renovação do ar pela ventilação natural é a opção mais sustentável do ponto de vista energético e do investimento financeiro. A instalação de lanternins e venezianas bem dimensionadas e que maximizam o uso das correntes de convecção e o efeito venturi proporcionam a taxa de renovação do ar ótima e ainda diminui gastos adicionais com sistemas de ar condicionado.

A-taxa-de-renovação-de-ar-01

Em alguns casos, como atmosferas com grande densidade de partículas ou presença de processos químicos específicos, a ventilação forçada é necessária. No entanto, quando o objetivo é a manutenção do conforto térmico e qualidade do ar em ambientes sem esses fatores de risco, a ventilação natural e seu projeto pela taxa de renovação do ar é a opção mais sustentável.

+ Saiba mais: O efeito chaminé e o efeito Venturi: os segredos da ventilação natural para a indústria.

 

A circulação de ar e o conforto térmico

O dimensionamento correto das aberturas para ventilação natural tem por objetivo fornecer área suficiente para a troca de ar na taxa adequada para as necessidades do ambiente da fábrica.

A temperatura interna é um ponto de especial atenção por ter ligação direta com gastos com ar-condicionado e ventilação forçada em geral. Além disso, é preciso destacar também o efeito negativo na qualidade do ar que pode ser gerado pelos sistemas de ar condicionado.

Embora sistemas de refrigeração modernos possuam filtros eficientes, o ar fica mais seco e a manutenção e limpeza inadequada (que acontece na maioria das vezes) introduz partículas de poeira e sujeira que propiciam o surgimento de problemas respiratórios nos trabalhadores.

 

guia sobre ventilação natural para a indústria.

 

Controle da umidade e da condensação

Um problema comum principalmente em galpões de cobertura metálica. Condições ambientais como a diferença entre a temperatura interna e externa ou a umidade do ar podem gerar condensação na parte interna do telhado, acumulando água e criando gotejamento, algo péssimo para a manutenção das máquinas, conservação de produtos armazenados e para a saúde dos funcionários. Um sistema de ventilação natural com uma taxa de renovação do ar adequada às dimensões da fábrica previnem este problema com grande eficiência.

+Saiba maisEvite condensação e gotejamento em galpões com coberturas metálicas.

 

Ventilação natural: uma solução para várias necessidades

A circulação do ar por meio de aberturas corretamente dimensionadas proporciona uma taxa de renovação suficiente para manter o conforto térmico (trocar ar quente por ar fresco do ambiente externo) e garante a exaustão de gases e poeira.

O Grupo MB possui lanternins e venezianas industriais próprias para ventilação natural para a indústria. O material de qualidade e projeto aerodinâmico garantem o fluxo contínuo e taxa de renovação do ar adequada para cada ambiente. Os projetos são feitos especificamente para cada projeto, atendendo às particularidades locais.

Conheça mais sobre os projetos do Grupo MB para ventilação natural em indústrias de todo o país.

Aceitamos Cartão BNDES

Solicite seu orçamento: resposta em até 3 dias úteis.