ARTIGOS

Tipos de ventilação natural para a indústria e sua aplicabilidade

12

junho

Tipos de ventilação natural para a indústria e sua aplicabilidade

 

Existem diferentes tipos de ventilação natural para a indústria. Mas, uma edificação com soluções em ventilação natural deve ser projetada para fazer o uso eficiente da força eólica. 

Dessa forma, busca eliminar parcialmente ou totalmente a necessidade da climatização artificial com ar-condicionados e ventiladores (grandes vilões do consumo energético).

Portanto, neste artigo você irá conhecer os tipos de ventilação natural indicados para a indústria e sua aplicabilidade. Confira! 

 

Design para ventilação natural

O princípio comum da ventilação natural tem base na diferença de densidade entre o ar quente no interior de uma edificação e o ar mais frio no exterior

Com essa diferença, pode ser potencializada uma corrente de ar circulante no ambiente interno da construção. 

Diversos cursos de vento são possíveis entre os variados tipos de ventilação natural, e seu uso adequado garante boa fluidez de ar sem obstruções em um galpão industrial, por exemplo. 

 

+Leia: Circulação de ar em ambientes industriais: o que você precisa saber

 

Tipos de ventilação natural para a indústria

São, então, três principais tipos de ventilação natural:

 

  • Ventilação cruzada;
  • Ventilação em única lateral;
  • Ventilação por gravidade.

 

 

Ventilação cruzada

A ventilação cruzada tem como princípio a utilização de aberturas em partes opostas de uma edificação, permitindo o fluxo e sentido natural da brisa da região.

Este tipo de ventilação prevê o fluxo de acordo com o layout da construção, podendo ser horizontal, como na circulação de ar em um mesmo andar; ou vertical, no caso do ar poder seguir seu curso por andares superiores.

 

Ventilação em única lateral

A ventilação em única lateral pode ser um dos tipos de ventilação natural não aplicáveis em algumas partes da construção devido ao tipo de distribuição de área interna, de forma que uma alternativa interessante possa ser a ventilação em única lateral.

Esse layout é mais simples, pois só necessita de uma abertura no cômodo, eliminando a necessidade de duas aberturas em partes opostas da edificação.

 

Ventilação por gravidade

A exaustão por gravidade é dada ao criar um caminho de fluxo de ar à uma ventilação orientada pelo vento, ou seja, a partir de uma entrada de ar (janela/veneziana) localizada na parte inferior do galpão industrial (pressão positiva).

Após essa primeira entrada, o ar segue o seu curso atravessando o ambiente interno convergindo para a parte superior,  ou seja, uma área de pressão negativa no alto do galpão. 

No alto do galpão, espera-se uma abertura na região da cumeeira, de forma que o ar possa sair e assim formar uma corrente de convecção circular no interior do galpão, dando início à um ciclo de ventilação.

Esse tipo de ventilação está intimamente ligado aos conceitos de efeito chaminé e efeito venturi, que serão detalhados a seguir.

 

+Leia: Benefícios da ventilação natural em dias frios

 

Efeito chaminé

Para compreender o efeito chaminé, basta imaginarmos um ambiente fechado. Nele, o ar quente tende a subir, por ser menos denso, e o ar frio, que é mais denso, tende a descer. 

Com esse princípio, é criada uma corrente de ar. Nesse caso da chaminé, observamos que quanto maior o pé direito, maior a velocidade de exaustão do ar na parte superior.

 

Efeito Venturi

Já o efeito Venturi, percebido e estudado pelo italiano Giovanni Venturi, ocorre quando o ar flui em maior velocidade ao circular por uma passagem mais estreita, criando assim uma pressão negativa no processo – um vácuo parcial, que o impulsiona.

 

 

Elementos da construção civil são importantes para possibilitar essas passagens estreitas de ar, que são as venezianas na parte inferior do edifício, onde o ar fresco entra. Já nas saídas, no telhado, instalam-se os lanternins, por onde o ar quente é expulso. 

Para mais detalhes sobre os tipos de ventilação natural confira o artigo:  como aproveitar ao máximo a ventilação natural.

 

Ventilação natural na construção civil

Para que esses tipos de ventilação natural sejam efetivamente benéficos em seu galpão industrial, alguns elementos chaves da construção civil devem estar inseridos na edificação. Veja: 

 

Domus de iluminação e ventilação

Domus de iluminação e ventilação

O domus ventilado do Grupo MB é um domus de ventilação e iluminação ou, essencialmente, um lanternim com a cobertura da parte central em policarbonato translúcido, instalado sobreposto ao ponto mais alto de um galpão ou construção.

Essa estrutura possui aberturas dispostas de forma a permitir a ventilação do ambiente interno.

 

+Leia: Entenda por que os domus do Grupo MB são a melhor opção para a indústria

 

Lanternins

Lanternins

Em resumo, o funcionamento do lanternim tem como base a ventilação por gravidade, combinando os efeitos chaminé e Venturi.

Também é instalado na parte superior do galpão, na região da cumeeira, e pode ser utilizado em combinação com as venezianas.

 

+Leia: Lanternim do Grupo MB: por que investir?

 

Venezianas industriais

Venezianas industriais

Venezianas industriais proporcionam iluminação e ventilação permanentes, oferecendo conforto, produtividade e economia de energia. 

Estão localizadas na parte inferior do galpão e podem ser utilizadas em combinação com o lanternim, possibilitando uma corrente de ar circulante no interior do galpão industrial.

 

+Leia: Climatização industrial com ventilação natural funciona? 

 

Conte com o Grupo MB

As soluções para os diversos tipos de ventilação natural para a indústria tem diversos  objetivos, como: a substancial economia de energia, mais conforto e qualidade no ambiente para os colaboradores.

A experiência diversificada do Grupo MB contempla ainda o conhecimento acumulado por meio de obras variadas em grandes empresas como Mercedes-Benz, Heineken, B2W, Souza Cruz, Isoeletric, Tramontina e outras.

Somamos mais de 16 anos de experiência. Entre em contato conosco e tire suas dúvidas sobre os tipos de ventilação natural mais indicados para a sua necessidade.

Aceitamos Cartão BNDES

Solicite seu orçamento: resposta em até 3 dias úteis.