ARTIGOS

Vantagens da ventilação natural para a indústria química

22

maio

Vantagens da ventilação natural para a indústria química

 

A adoção da ventilação natural para indústria química vem ocupando um lugar de destaque no setor, devido à sua vantajosa eficiência do controle de exposição aos riscos presentes no ambiente industrial.

O cuidado com a ventilação está diretamente ligado às normas de segurança do trabalho, pois o ambiente precisa permanecer totalmente salubre para que os trabalhadores possam realizar seu trabalho sem prejuízos à saúde. 

Para isso, é preciso renovar de forma constante a atmosfera dos ambientes internos, removendo todas as substâncias nocivas ao ser humano que normalmente circulam pelo ar.

 

Principais riscos na indústria química

Entre os maiores riscos existentes em indústrias do setor químico, estão os relacionados com o processo produtivo, por envolver materiais que podem ser contaminantes, explosivos e, até mesmo, corrosivos. 

Tanto a produção quanto o armazenamento dos produtos precisam seguir rigorosas regras de segurança, especialmente quanto à temperatura e circulação do ar.

Processos produtivos que envolvem materiais orgânicos e/ou químicos (como fábricas de fertilizantes, por exemplo), resultam no comprometimento do ar no ambiente interno, devido aos gases exalados e resquícios resultantes dos materiais. 

Nesses casos, há grande risco de contaminação e elevado grau de corrosão.

O vazamento, derrame e até mesmo os vapores provenientes dos agentes químicos geram poluição e contaminação das áreas, podendo causar sérios prejuízos à saúde humana. 

 

 

A importância da ventilação na indústria química

A importância da ventilação na indústria química

Um ambiente com boa capacidade de dissipação de contaminantes é essencial em indústrias do setor químico, pois as salas e laboratórios tendem a acumular resquícios de elementos e agentes contaminantes no ar contido em seu interior. 

Quando existe uma determinada concentração dessas substâncias, podem ocorrem danos de diferentes dimensões às pessoas, ao maquinário e ao meio ambiente.

Realizar um estudo prévio do local é essencial para minimizar os impactos causados pela produção. 

Projetar uma edificação que favoreça a taxa de circulação de ar adequada potencializa a redução do acúmulo de concentrações nocivas em seu ambiente interno, adequando-se aos padrões de salubridade exigidos e tornando-se mais saudável e adequado ao convívio humano.

 

 

Problemas de ventilação em ambientes industriais

Nas indústrias em geral, é comum manter a ventilação mecânica e os sistemas de ar condicionado ligados durante todo o dia, com janelas fechadas. 

Isso torna o ar ambiente “viciado”, dificultando a respiração, aumentando a temperatura local e contribuindo para o surgimento de maus odores. 

A falta de renovação do ar também aumenta a propensão a doenças respiratórias, além de ser grande fator de risco para doenças cujo contágio se dá por vias aéreas, como é o caso da Covid-19. 

Com a chegada do inverno, esse problema se intensifica com os ambientes fechados e a maior ocorrência de resfriados e doenças virais. 

Regiões com tempo frio e seco favorecem ainda o surgimento de alergias, irritações nas mucosas e o desenvolvimento de inflamações no sistema respiratório. 

A proliferação dessas enfermidades são agravadas em decorrência do ar carregado e sem circulação.

 

Benefícios da ventilação natural para a indústria química

Com excelente custo-benefício, o sistema de ventilação natural aproveita recursos naturais, disponíveis de forma gratuita e abundante na natureza, para garantir conforto térmico em um ambiente agradável e saudável. 

Manter a ventilação natural controlada no local de trabalho possibilita gerenciar a renovação do ar interno de forma inteligente, automática ou manualmente

 

 

Em ambos os casos, garante-se autonomia aos ocupantes do local, que podem realizar a abertura de janelas conforme a necessidade, podendo até mesmo contar com um sistema de abertura através de botões de acionamento.

 

Conte com as soluções do Grupo MB para ventilação natural para a indústria química

O Grupo MB oferece sistemas de ventilação natural exclusivos e adaptáveis às necessidades e particularidades de cada indústria.

As venezianas industriais e lanternins produzidos e instalados pelo Grupo MB são apropriados para promover a ventilação natural em ambientes fabris, garantindo o fluxo de ar contínuo e a taxa de renovação adequada para cada local.

Entre em contato com nossa equipe e conheça todas as soluções oferecidas pelo Grupo MB para ventilação natural em indústrias de todo o Brasil!

Aceitamos Cartão BNDES

Solicite seu orçamento: resposta em até 3 dias úteis.