ARTIGOS

Ventilação Natural na Indústria: Utilidade e Vantagens

19

junho

Ventilação Natural na Indústria: Utilidade e Vantagens

 

Quando se trata de indústria, empresas de todos os portes podem obter grandes benefícios ao utilizar a ventilação natural. A ventilação natural industrial permite substituir ou diminuir a necessidade de recorrer a dois vilões do consumo energético em fábricas:

  • Os sistemas de climatização (ar-condicionado);
  • A ventilação forçada (ventiladores e exaustores mecânicos).

O uso da ventilação natural industrial garantirá as vantagens destes sistemas com um grande diferencial: o consumo zero de energia. Mas sigamos adiante para entender melhor o conceito e os diferenciais obtidos em maior detalhe.

 

Como funciona a ventilação natural industrial

Um recurso muito utilizado para uma circulação eficiente do ar no interior de uma edificação ou galpão é a ventilação cruzada.

A ventilação cruzada consiste na utilização de aberturas em partes opostas de uma edificação, no sentido da brisa natural da região. O sistema é baseado na ideia de que o ar mais fresco entre por um lado da edificação, e que no outro lado o ar mais quente seja drenado naturalmente.

A imagem abaixo exemplifica como o ar circula tanto horizontalmente como verticalmente em uma edificação.

 

ventilação natural: esquema da ventilação cruzada

 

É especialmente eficiente em prédios e galpões com com mais de um andar ou piso. No caso de galpões ou armazéns com alto pé direito, ganha-se controle térmico e circulação do ar recorrendo ao efeito chaminé, ou exaustão por gravidade. Este efeito consiste na tendência do ar quente subir devido à densidade menor, e do ar frio descer. Essa circulação natural devido à diferença de temperatura é explorada pela ventilação cruzada para maximizar a circulação de ar.

A utilização de equipamentos de ventilação natural, como venezianas industriais e lanternins, permite tirar proveito tanto da ventilação cruzada quanto do efeito chaminé. Esta é a melhor estratégia para melhorar a regulação de temperatura e qualidade da circulação do ar em ambientes industriais sem consumo de energia.

 

+Leia Mais: O Efeito Venturi e o Efeito Chaminé – Os Segredos da Ventilação Natural.

 

Maior bem-estar e produtividade com a ventilação natural industrial

catálogo de informações técnicas dos lanternins do Grupo MB

A qualidade do ar e a temperatura no ambiente fabril impactam diretamente na produtividade, na satisfação e na saúde dos funcionários. E estes dois pontos são altamente otimizados com um sistema adequado de ventilação natural.

A qualidade do ar tende a degradar-se com a presença gases e substâncias nocivas dentro do ambiente do galpão ou edifício industrial. Estes compostos, gerados pelo próprio processo de produção, dependem de uma constante renovação do ar interno, para que sejam eliminados e deixem de representar um risco. A ventilação natural permite taxas de renovação do ar constantes e elevadas.

O controle da temperatura também é reflexo desta constante renovação do ar, que acaba garantindo o conforto térmico. O conforto térmico trata da satisfação de quem ocupa um determinado espaço, considerando-se a temperatura radiante, a sensação térmica, a umidade e o movimento do ar. Já falamos em detalhe sobre a importância do conforto térmico na indústria.

Quando se recorre à ventilação natural, estes dois pontos fundamentais para a salubridade do ambiente industrial são alcançados literalmente sem esforço – e sem consumo energético. Além, é claro, de criar um impacto imediato na capacidade produtiva.

 

+ Leia mais: Benefícios da ventilação natural ao ambiente de trabalho industrial

  

Controle da umidade – evite condensação dentro da fábrica

O acúmulo de umidade dentro de uma fábrica, galpão, silo, etc. é um fenômeno muito indesejável, principalmente se esta umidade criar gotejamento, fazendo “chuviscar” dentro da estrutura. Os danos à própria estrutura, ao maquinário, aos produtos armazenados e à saúde dos colaboradores tendem a crescer exponencialmente neste cenário.

Um sistema de ventilação natural eficiente e bem dimensionado, com venezianas industriais e lanternins irão prevenir este sério inconveniente, como já explicamos sobre evitar condensação e gotejamento em galpões com estruturas metálicas.

 

 

Ventilação natural em construções industriais antigas – O Retrofit

Os benefícios da ventilação natural industrial não se limitam a construções novas. Construções que não contam com soluções modernas e sustentáveis de eficiência energética podem recorrer ao retrofit.

A revitalização e modernização do prédio existente, com a instalação de venezianas industriais e lanternins, por exemplo, permitirá a redução do consumo de energia e aumento da qualidade do ambiente, sem a necessidade de construir de uma nova estrutura do zero.

Vale lembrar que o retrofit é mais do que uma mera reforma. E caso queira saber mais sobre esta solução, leia o que já escrevemos sobre Retrofit para a Indústria: renovar para gastar menos.

 

Ventilação natural é sustentabilidade 

Uma empresa que recorra a soluções de ventilação natural é uma empresa mais ambientalmente e socialmente responsável, já que reduz o consumo de energia elétrica, melhora as condições de trabalho e aumenta a produtividade.

Estas são vantagens indiscutíveis da ventilação natural para a Indústria. Por isso o tema da sustentabilidade não deve ser apenas uma estratégia de marketing dentro da empresa.

 

 

Venezianas industriais e lanternins: o coração do sistema

 

 

Estes são os componentes fundamentais de um sistema de ventilação natural industrial. As venezianas permitem a entrada de ar renovado e circulação constante pelas laterais do galpão. Elas são grandes aliadas da produtividade e economia de energia.

O lanternim permite a expulsão de poluentes e ar quente pela cobertura da fábrica, criando o efeito de exaustão por gravidade. Se quiser entender melhor, saiba  o que é como funciona um lanternim.

O Grupo MB oferece as melhores soluções em iluminação e ventilação natural para a indústria. Tire suas dúvidas ou solicite um orçamento através do formulário abaixo.

Aceitamos Cartão BNDES

Solicite seu orçamento: resposta em até 3 dias úteis.