O que diz a NR-15 e como segui-la para garantir salubridade na indústria?

NR-15

A NR-15 é uma Norma Regulamentadora que dispõe sobre a exposição de trabalhadores a atividades insalubres de forma geral. Fazem parte dessa lista condições como ruídos contínuos, frio intenso, temperaturas muito elevadas, agentes químicos, radiações, entre outros fatores que constam nos anexos da normativa.

Segui-la corretamente é fundamental para garantir o bem-estar e a qualidade de vida no ambiente corporativo, o que por sua vez reflete no rendimento e no faturamento da própria indústria. Por isso, estar atento a essas normativas é uma prioridade do setor de Segurança do Trabalho.

Neste conteúdo, vamos explicar o que diz a NR-15 e mostrar como algumas soluções sustentáveis ajudam a empresa a se adequar à legislação. Continue a leitura e veja como tornar sua indústria mais salubre e valorizada no mercado!

Qual a importância de seguir a NR-15 na indústria?

A Norma Regulamentadora 15 (NR-15) faz parte de um conjunto de regras que compõem a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) no Brasil. Essa normativa engloba as principais insalubridades que podem acometer os funcionários no ambiente corporativo.

Por se tratar de uma norma de cumprimento obrigatório, cabe aos gestores de Segurança do Trabalho investirem em ações que garantam o alinhamento da indústria ao que diz às regras. Nesse sentido, vale lembrar que é considerado insalubre tudo que se caracteriza como doentio, nocivo ou prejudicial à nossa saúde.

Então, seguir a NR-15 é essencial para prevenir danos aos colaboradores da indústria e, ao mesmo tempo, evitar problemas judiciais. Além disso, seguindo corretamente a normativa, a fábrica tende a obter um rendimento mais expressivo, o que também é muito vantajoso do ponto de vista mercadológico e da imagem da empresa no mercado.

O que diz a NR-15 a respeito da insalubridade na indústria?

Em linhas gerais, a NR-15 dispõe sobre todos os agentes que podem ser considerados insalubres para os trabalhadores, bem como seus limites de tolerância. Segundo o Artigo 189 da CLT, as atividades insalubres são todas aquelas que:

“por sua natureza, condições ou métodos de trabalho, exponham os empregados a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância fixados em razão da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposição aos seus efeitos.”

De forma resumida, podemos caracterizar esses agentes como:

  • Ruídos contínuos, intermitentes ou de impacto;
  • Altas temperaturas ou frio muito intenso;
  • Radiações ionizantes e não-ionizantes;
  • Agentes químicos, minerais e biológicos;
  • Trabalho sob condições hiperbáricas.

Caso à NR-15 não seja cumprida, a indústria corre o risco de arcar com uma série de problemas, entre eles:

  • Multas e interdições;
  • Pagamento adicional de insalubridade;
  • Infração penal;
  • Ação civil pública;
  • Gastos com tratamento médico;
  • Pensão vitalícia no caso de acidentes.

Portanto, adequar-se à norma é imprescindível para que a indústria esteja sempre em dia com a legislação e mantenha sua força-tarefa protegida. Afinal, contar com colaboradores saudáveis e produtivos é o que “faz a roda girar”.   

Como a ventilação natural pode garantir um bom ambiente de trabalho?

Considerando-se questões como temperaturas elevadas e exposição a agentes químicos nocivos, os sistemas de ventilação natural se destacam como uma excelente solução para garantir o bem-estar e a saúde dos colaboradores. Esse tipo de sistema proporciona ventilação permanente nos galpões e eleva a qualidade do ar interno. Tudo isso sem consumir energia elétrica, o que torna o sistema ainda mais sustentável.

Se você deseja entender melhor o tema, aproveite este guia gratuito e conheça os principais conceitos envolvidos na ventilação natural!

Um exemplo são as venezianas e os lanternins industriais. Quando utilizados em conjunto, essas estruturas representam o que há de mais inovador em ventilação natural para a indústria. O ar que entra pelas venezianas traz conforto térmico para o ambiente, ao mesmo tempo em que a poeira e eventuais partículas tóxicas são eliminadas pelo processo de exaustão que ocorre nos lanternins instalados no telhado.

Portanto, gestores que desejam seguir à risca a NR-15 certamente terão um bom retorno investindo nas soluções de ventilação natural. Mais do que proteger os colaboradores e configurar um local de trabalho agradável, a indústria construirá uma imagem mais positiva no mercado, o que é fundamental para reforçar a credibilidade da empresa e impulsionar seu faturamento.

Se você também deseja configurar um local de trabalho mais salubre e sustentável a partir de soluções inteligentes, entre em contato conosco e veja como podemos ajudar!

O Grupo MB utiliza cookies sob o objetivo de melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições. Para entender melhor leia a nossa Política de Privacidade.

Clique no botão abaixo para entrar em contato via WhatsApp