O que não pode faltar em um sistema de exaustão industrial natural?

sistema de exaustão industrial

Oferecer um ambiente com renovação constante do ar é o desejo de muitos profissionais que projetam galpões propícios aos colaboradores. Como você já sabe, o Grupo MB privilegia opções econômicas, eficientes e sustentáveis para alcançar esse objetivo. 

Por isso, defendemos o uso de um sistema de exaustão industrial natural, ou seja, que promove a circulação de ar sem elevar os custos com energia elétrica ou agredir o meio ambiente. Mas o que deve ser levado em consideração antes desse tipo de investimento?

Antes de escolher a melhor solução para retirar o ar viciado dos espaços, é preciso reservar um tempo para avaliar as alternativas disponíveis no mercado. Nessa etapa, você deve ponderar a tecnologia versus as características do espaço onde será instalada. Só assim o resultado será uma atmosfera salubre de trabalho. 

Está em dúvida e não sabe qual é o melhor sistema de exaustão industrial natural para o seu projeto? Então aproveite para conferir o conteúdo completo e saiba o que deve ser analisado. 

Sistema de exaustão industrial natural: o que considerar antes de investir

Sabemos que cada segmento de atuação possui suas próprias necessidades. Quando falamos de indústria química ou alimentícia, por exemplo, as normas podem ser mais rígidas para os níveis de umidade e temperatura.  

Isso porque os processos de produção demandam uma ventilação mais forte. Caso contrário, o impacto pode ser percebido no resultado da fabricação. 

Sendo assim, durante a avaliação por um sistema de exaustão industrial natural, é essencial verificar critérios e parâmetros capazes de definir o sucesso da solução, seja em relação ao custo ou ao bem-estar dos colaboradores. São eles: 

  • Tamanho do galpão;
  • Segmento de atuação;
  • Número de colaboradores/turnos de trabalho;
  • Arejamento natural do local;
  • Temperatura do maquinário;
  • Exposição ao sol;
  • Renovação natural e qualidade do ar.

Também é importante saber se existem queixas específicas dos profissionais, que podem ser causadas por um ambiente inapropriado para o trabalho. São exemplos: cansaço excessivo e dificuldade em manter a concentração

Nesse momento, é natural que projetistas considerem investir em um sistema de exaustão industrial convencional. Afinal, é a produtividade da indústria onde estão inseridos que está em jogo. 

No entanto, é válido lembrar que esse mecanismo atua por meio de uma força motriz, conduzindo o ar quente para fora e trazendo o ar fresco para dentro. Todo esse esforço gera um custo elevado com energia elétrica.

As despesas com manutenção também podem assustar, já que as peças e itens precisam de revisão constante. Então, quando o assunto é economia, eficiência e sustentabilidade, essa não é uma opção.

Por outro lado, já existem soluções capazes de proporcionar a renovação do ar exigida pelos mais diversos segmentos. O desenvolvimento tecnológico, portanto, torna a escolha por um sistema de exaustão industrial natural ainda mais urgente.

Quer conhecer as alternativas disponíveis no mercado? Então aproveite para conferir o Guia Gratuito de Ventilação Natural para a Indústria!

Como escolher um sistema de exaustão industrial sustentável

Conforme explicamos acima, existem opções de ventilação natural capazes de satisfazer as necessidades de diferentes tipos de indústria, até mesmo daquelas que atuam com equipamentos que promovem o calor. 

Entre as alternativas que podem contribuir com um sistema de exaustão industrial natural, vale destacar o uso das venezianas e dos lanternins. Ambos promovem a renovação do ar sem envolver energia elétrica.

Com a primeira opção, o objetivo é oferecer arejamento e iluminação, utilizando as venezianas nas laterais ou até mesmo no teto do prédio. O acionamento pode ser manual ou automatizado e o tamanho do espaço necessário de cobertura também pode variar. 

Por ser uma solução que facilita a troca do ar, não há preocupação com o aumento das despesas e muito menos com a manutenção, já que as placas podem ser fixas ou removíveis. A alternativa é ideal para quem está em busca de conforto térmico.  

O lanternim também é uma opção que contribui com um ambiente adequado de trabalho. Nesse caso, a troca de ar é feita de maneira natural, sem que exista a necessidade de utilizar motores. 

A aplicação do mecanismo pode ser feita no teto do galpão. Por não contar com peças móveis ou desgastes, não existem custos com reparos e manutenções. 

Dê uma chance para a ventilação natural com a ajuda do Grupo MB

Como você viu neste artigo, a procura por um sistema de exaustão industrial natural deve ser bem pensada, levando em consideração os objetivos e especificações de cada projeto, além dos tipos de ventilação natural. Focado na mudança de mindset da indústria, o Grupo MB é especialista nisso há mais de duas décadas.

Lembrando que as alternativas naturais, que podem ser conjugadas ou instaladas separadamente, são mais benéficas tanto para o meio ambiente quanto para o fluxo de caixa da empresa. Como resultado do investimento, você pode esperar economia de recursos, maior produtividade e, claro, alinhamento com as necessidades atuais do mundo. 

Quer sair na frente e conhecer melhor os produtos do Grupo MB? Então entre em contato com a nossa equipe e deixe a sua mensagem!

O Grupo MB utiliza cookies sob o objetivo de melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições. Para entender melhor leia a nossa Política de Privacidade.

Clique no botão abaixo para entrar em contato via WhatsApp