Entenda o que é policarbonato alveolar e qual a sua importância

-policarbonato alveolar

O processo de fabricação do policarbonato alveolar envolve alta tecnologia, o que garante os excelentes atributos desse material, como leveza, resistência mecânica e alta capacidade refletiva.

Essas propriedades fazem do policarbonato alveolar um material de qualidade superior em comparação ao vidro canelado, à fibra de vidro e ao acrílico, por exemplo. Não à toa, esse material é campeão de escolha na hora de orçar soluções de iluminação e ventilação natural para a indústria, como os domus e venezianas.

Neste conteúdo, falaremos mais a respeito do policarbonato alveolar, destacando suas principais indicações e vantagens. Continue a leitura e saiba por que vale a pena investir nesse material ao adquirir soluções inteligentes para a sua indústria!

O que é o policarbonato alveolar e quais suas características?

O policarbonato é um polímero transparente, em que a fabricação se dá a partir de derivados de ácido carbônico e o bis-fenol. Esse material é bastante utilizado na construção civil industrial, pois pode ser aplicado em diversas soluções, como veremos mais adiante.

Quanto às características, elas se assemelham às do vidro e do acrílico – materiais esses que também têm uso frequente na engenharia civil. Porém, em comparação ao vidro e ao acrílico, o policarbonato alveolar se destaca por sua resistência e durabilidade. A segurança é outro ponto forte do material, tendo em vista que é auto-extinguível, ou seja, não propaga chamas.

Em quais locais ele pode ser utilizado?

Além do uso em larga escala na construção civil, o policarbonato alveolar é bastante utilizado no ramo automobilístico e na fabricação de equipamentos para diversos segmentos, entre eles a área médica.

Devido à sua elevada capacidade de transmissão luminosa, o policarbonato alveolar tem lugar cativo também nos projetos de iluminação natural, contribuindo para a alta performance de soluções como venezianas de ventilação permanente e domus linear.

Quer saber mais sobre os diferenciais de um projeto de iluminação natural com domus de policarbonato? Confira este case de sucesso e veja como a solução é capaz de aliar luminosidade uniforme e economia de energia para a indústria!

Quais são as principais vantagens do policarbonato alveolar?

As características do policarbonato alveolar fazem com que esse material reúna uma série de vantagens, sobretudo em relação à durabilidade das soluções e à eficiência luminosa. Além disso, o policarbonato alveolar é 80% mais leve do que o vidro, o que favorece seu uso na construção civil, facilitando, por exemplo, a instalação de domus lineares.

Ainda em relação à durabilidade do material, ele é 250 vezes mais resistente do que o vidro, o que também reforça seu excelente custo-benefício na hora de escolher soluções seguras, modernas e sustentáveis para a sua fábrica. A seguir, resumimos essas e outras vantagens do policarbonato alveolar:

  • É muito leve e durável;
  • Resiste a grandes variações de temperatura;
  • Funciona como isolante térmico;
  • Bloqueia a passagem de raios UV;
  • Não propaga chamas;
  • Tem excelente taxa de transmissão luminosa;
  • Apresenta ótimo custo-benefício.
  • Durabilidade e resistência à exposição do sol, evitando amarelamento e ressecamento

O policarbonato alveolar auxilia na iluminação natural da indústria?

Sim, como vimos ao longo do conteúdo, o policarbonato alveolar é um material de primeira linha na aquisição de soluções para iluminação natural na indústria. Domus e venezianas fabricadas com esse material são capazes de iluminar de forma homogênea um galpão industrial durante a maior parte do período de trabalho. Tudo isso, é claro, a custo zero de energia.

Assim, além da economia com as despesas de eletricidade, a fábrica ganha em conforto visual para que os colaboradores possam realizar com segurança as atividades mais minuciosas. Isso significa que, com esse tipo de solução, a indústria consegue aliar Segurança do Trabalho e sustentabilidade industrial, aspectos esses fundamentais para a valorização da marca no mercado.

Isso é possível graças à eficiência luminosa do policarbonato alveolar, junto da extensa durabilidade do material. Para você ter uma ideia desses diferenciais, saiba que os especialistas apontam que, mesmo depois de muitos anos da instalação de soluções de policarbonato alveolar, o material terá perdido apenas 6% da sua capacidade de transmissão da luz. Além disso, o Grupo MB oferece ainda 10 anos de garantia, para a sua total segurança e tranquilidade.

Como sabemos, a difusão estratégica da luz solar é uma maneira sustentável de manter os galpões de fábricas sempre bem iluminados, confortáveis e seguros para os colaboradores. Sem falar que, de médio a longo prazo, a indústria conseguirá atingir a eficiência energética a partir do uso dessas soluções que não consomem energia para funcionar.

Portanto, se você deseja tornar sua indústria mais moderna e sustentável, priorize as soluções em policarbonato alveolar e garanta seu projeto de iluminação e ventilação natural de alta performance.

Gostou da ideia? Então aproveite e confira nosso catálogo completo de soluções inteligentes que vão valorizar a sua indústria no mercado!

O Grupo MB utiliza cookies sob o objetivo de melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições. Para entender melhor leia a nossa Política de Privacidade.

Clique no botão abaixo para entrar em contato via WhatsApp