Você sabia que a conta de luz do brasileiro é a segunda mais cara do mundo? É o que diz uma pesquisa realizada pela Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace), chamando atenção para a necessidade urgente de se pensar em um projeto de economia de energia elétrica.
Além disso, a Serasa aponta que a falta de pagamento de contas de água e luz bateu recorde em março de 2022, alcançando um percentual de 23,2% de inadimplência, o maior para o mês em comparação com os últimos quatro anos.
Esses fatores decorrentes da instabilidade econômica e da alta da inflação vêm estimulando o pensamento sustentável em diversos setores, sobretudo o industrial – que é um dos maiores responsáveis pelo consumo de energia no país.
Nesse sentido, o investimento em soluções de iluminação natural se destaca como um caminho promissor na busca pela eficiência energética nos galpões e fábricas. É disso que falaremos neste conteúdo, listando 3 dicas práticas para auxiliar na redução do consumo.
Projeto de economia de energia elétrica: qual a sua importância?
Atualmente, conforme apontado pela Serasa, mais de 37 milhões de faturas de energia elétrica estão com o pagamento atrasado no Brasil. Os crescentes reajustes feitos pela Aneel – em decorrência da alta da inflação e do agravamento da crise hídrica no país em 2021 – contribuíram para esse cenário.
Os reajustes tributários da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em 2022 variam de 7% a 24% nas faturas de energia residencial. No entanto, desde o mês de abril, a bandeira tarifária de escassez hídrica foi finalizada, o que torna o cenário um pouco mais otimista.
Ainda assim, os impactos da inflação seguem pressionando todos os setores de uma maneira geral. Nesse contexto, pensar em um projeto de economia de energia elétrica se tornou a melhor alternativa para reduzir os custos neste momento de grande instabilidade.
No segmento industrial, o investimento certeiro é em soluções de iluminação natural, como os domus lineares, que trazem luminosidade uniforme para os galpões a custo zero de energia. Falaremos melhor disso a seguir.
É possível economizar ao potencializar a iluminação natural?
Sim, é possível, desde que você esteja contando com soluções de alta performance e bem dimensionadas. Os domus lineares, por exemplo, são estruturas de telhado bastante utilizadas nos galpões industriais para aliar luminosidade uniforme, conforto térmico e economia de energia nas fábricas.
Essas estruturas são capazes de iluminar um galpão industrial com eficiência por até oito horas de expediente, descartando a necessidade de lâmpadas artificiais. Isso acontece graças aos materiais do domus. Uma opção é o policarbonato prismático, que garante a difusão estratégica da luz solar e, ao mesmo tempo, bloqueia a entrada de radiação perigosa. A outra opção de material é o policarbonato alveolar, que permite 40% de transmissão luminosa.
Ou seja, para além de um projeto de economia de energia elétrica, a instalação de domus lineares é vantajosa também do ponto de vista da segurança e do bem-estar dos colaboradores. Afinal, um galpão bem iluminado pela luz natural favorece o conforto térmico e visual para que as atividades mais minuciosas sejam realizadas de forma segura.
Quer entender em detalhes como funciona um sistema de iluminação natural? Baixe este e-book gratuito e conheça todas as aplicações e vantagens!
3 dicas práticas para estruturar um projeto de economia de energia elétrica
Vamos agora as principais dicas que os gestores de indústria podem colocar em prática para economizar energia nas fábricas.
1. Utilize apenas lâmpadas de LED
As lâmpadas de LED apresentam excelentes taxas luminosas aliadas ao baixo consumo energético, por isso se tornaram campeãs de escolhas tanto em projetos residenciais quanto industriais. A instalação de sensores para acionar/desligar automaticamente as lâmpadas também é uma prática que ajuda a economizar, evitando que os funcionários esqueçam as lâmpadas acesas no fim do expediente até o dia seguinte, por exemplo.
2. Revise os equipamentos da indústria
Equipamentos antigos, mal calibrados ou desregulados são grandes vilões do consumo energético. Afinal, quando não estão operando em alta performance, tendem a consumir mais energia elétrica para dar resultado. Portanto, faça a manutenção preventiva do maquinário da fábrica e, se necessário, substitua máquinas muito velhas por versões mais modernas e econômicas.
3. Invista em iluminação natural
Falamos acima que a iluminação natural é uma das maiores aliadas do seu projeto de economia de energia elétrica. Afinal, um sistema de domus linear bem dimensionado é capaz de iluminar um galpão de forma eficaz durante a maior parte do expediente. O retorno sobre esse tipo de investimento é garantido, com o payback da solução estimado em 24 meses.
Por que o Domus Linealight do Grupo MB é a melhor opção?
O Grupo MB é uma empresa referência em soluções de iluminação e ventilação natural há 20 anos. Os Domus Linealight do Grupo MB representam o que há de mais inovador nesse segmento porque são fabricados com materiais de primeira linha e atingem o máximo desempenho possível. A seguir, resumimos os principais benefícios:
- Podem ser instalados em qualquer tipo de cobertura;
- Iluminam até 8 vezes mais do que janelas de abertura equivalente;
- Trazem conforto, segurança visual e bem-estar para os colaboradores;
- Dispensam o uso de lâmpadas em uma média de 8 horas por dia;
- Bloqueiam em 98% a incidência de raios UV.
Outra opção do Grupo MB é instalar um sistema complementar de iluminação, o MB Smart. Trata-se de uma central inteligente que vai dimerizar a iluminação de LED do galpão conforme os níveis de luz natural que entram pelo Domus. Isto é, o consumo energético das lâmpadas será o menor possível, poupando ainda mais a vida útil dos LEDs e evitando problemas de esquecimento de luzes acesas.
Com esses recursos, a indústria dá os primeiros passos para alcançar a eficiência energética e ter um posicionamento mais sustentável. Isso não só auxilia no gerenciamento orçamentário da empresa, como também valoriza a imagem da marca do mercado.
Se você também quer dar esse importante passo em busca da sustentabilidade industrial, entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar!