Uso racional de recursos e economia com despesas operacionais são alguns pilares da chamada sustentabilidade 4.0. Esse conceito, que é um dos braços da indústria 4.0, tem como objetivo impulsionar as cadeias produtivas aliando alta performance, conforto ambiental e estabilidade orçamentária. Neste conteúdo, mostraremos como se enquadrar nesse contexto e quais os investimentos com retorno garantido!
O que significa indústria e sustentabilidade 4.0?
Sabemos que a indústria 4.0 demarca uma importante era de avanços tecnológicos na humanidade. A sustentabilidade 4.0 surge como um conceito-chave nesta nova era, pois, a partir de processos mais inteligentes, também é possível gerar menos impactos ambientais. É por isso que esses conceitos estão plenamente associados.
Sobretudo nas atividades industriais, promover a sustentabilidade 4.0 é um dever dos gestores, tendo em vista que esse segmento é um dos maiores responsáveis pelos índices de poluição que levam ao desequilíbrio dos ecossistemas. Ao longo do conteúdo, falaremos de soluções sustentáveis capazes de conter esse problema.
Quais são os seus impactos e benefícios?
O principal impacto da sustentabilidade 4.0 é a promoção de uma cadeia produtiva mais inteligente, ou seja, que opera em alta performance sem gerar transtornos ambientais e sem desperdiçar recursos, a exemplo da eletricidade.
Os benefícios desse processo incluem uma indústria ecologicamente correta, com orçamento preservado e muita qualidade de vida no ambiente corporativo. Afinal, uma linha de produção sustentável é também mais salubre para os colaboradores, que naturalmente terão um desempenho mais satisfatório.
É possível que toda indústria faça parte da sustentabilidade 4.0?
Sim, desde que a indústria invista nas soluções certas para aliar alta performance e processos ecologicamente corretos. Não à toa, muitas fábricas estão passando por processos de retrofit que levam à reconfiguração geral do ambiente de trabalho, incluindo sistemas inteligentes de iluminação e ventilação. Outra medida importante é a substituição de equipamentos antigos por versões mais econômicas e sustentáveis.
Será que a sua fábrica está operando em conformidade com os padrões sustentáveis? Faça nosso quiz e descubra!
Como está o mercado da indústria 4.0 no Brasil?
A indústria 4.0 no Brasil vem se consolidando cada vez mais em torno de pilares como eficiência energética e controle na emissão de poluentes. Isso é possível graças aos investimentos em soluções sustentáveis que operam a custo zero de energia e que favorecem uma linha de produção mais salubre.
A intenção é sempre dar máxima eficiência aos processos, de modo a torná-los mais ágeis e econômicos. Outros avanços tecnológicos, como os dispositivos de inteligência artificial e Internet das Coisas também são destaque nesse cenário, permitindo, por exemplo, que uma fábrica consiga controlar remotamente os fluxos de iluminação no local de trabalho.
Qual a importância da sustentabilidade na indústria?
Vimos que a importância da sustentabilidade 4.0 está diretamente relacionada ao progresso da indústria em termos de desempenho, produtividade e posicionamento no mercado. Hoje em dia, as fábricas que não utilizam os avanços tecnológicos para otimizar as cadeias produtivas tendem a sofrer graves consequências do ponto de vista do rendimento e da lucratividade, além de perderem espaço para a concorrência.
Além disso, trabalhar de forma sustentável é importantíssimo em relação à Segurança do Trabalho, pois essa é uma maneira de configurar um ambiente corporativo mais saudável e agradável. Outro aspecto considerável é a valorização da marca no mercado. Selos como a certificação LEED (Liderança em Design Ambiental e de Energia) podem ser obtidos conforme a indústria atesta seus investimentos em soluções sustentáveis.
Isso demarca não só a responsabilidade social presente por trás das cadeias produtivas, mas, também, a eficiência da indústria na condução de seus processos, o que é vantajoso para os gestores, colaboradores e toda a comunidade no entorno.
Como o Grupo MB pode ajudar a deixar sua indústria mais sustentável?
Ao longo do conteúdo, citamos os investimentos em sistemas inteligentes de iluminação e ventilação natural como uma das práticas campeãs quando o assunto é sustentabilidade 4.0. As venezianas de ventilação natural, por exemplo, funcionam a partir de tecnologia inteligente que aproveita um recurso gratuito e infinito – o ar – para trazer conforto térmico e saúde respiratória para o galpão.
As venezianas podem ainda ser utilizadas em conjunto com os lanternins industriais, de modo a potencializar os efeitos da ventilação natural. Assim, o ar que entra pelas venezianas faz a renovação da corrente no ambiente interno enquanto as partículas em suspensão, como poeira e gases tóxicos, são eliminados pela cobertura no processo de exaustão que ocorre nas entradas e saídas do lanternim.
Os sistemas de iluminação natural seguem essa mesma tendência sustentável, iluminando de forma eficaz o galpão industrial sem consumir energia. Os domus lineares representam o que há de mais inovador nesse sentido, podendo ainda ser integrados a uma central inteligente que dimeriza a intensidade dos LEDs conforme a luz natural que entra pela estrutura dos domus.
Com essas soluções, a indústria consegue reduzir ao máximo o consumo de energia elétrica, melhorando também o conforto visual no local de trabalho para que os colaboradores se sintam cada vez mais dispostos e produtivos. Esse é um compromisso do Grupo MB, que há 20 anos é referência em sistemas de iluminação e ventilação natural para a indústria. Conheça nosso catálogo completo de soluções inteligentes e eleve a sua fábrica a um patamar mais moderno e sustentável!