Tipos de cobertura de galpão: qual é o ideal para o seu negócio?

cobertura de galpão

Se engana quem pensa que a cobertura de galpão é apenas um detalhe. Essa parte da edificação pode ser a responsável por proporcionar um ambiente arejado e com iluminação forte, fatores que impactam diretamente na rotina dos colaboradores. 

Sabemos que existem diversos modelos e especificações que podem guiar essa escolha, dependendo da região, segmento de atuação e até mesmo do objetivo que a empresa deseja atingir. 

Portanto, antes de decidir o material que será usado, o primeiro passo é compreender os critérios que devem ser levados em consideração na escolha da cobertura industrial. Quer saber mais? Aproveite para conferir o artigo completo e veja qual é o modelo mais indicado!

Cobertura de galpão: quais são os tipos mais comuns

Quando o assunto é pensar em um ambiente propício e apto para o trabalho, todos os detalhes são importantes, incluindo a cobertura de galpão. 

Isso porque alguns profissionais acabam deixando essa escolha por último, esquecendo do impacto que a alternativa errada pode causar. 

Basta imaginar os casos em que a construção está focada em estruturar um espaço que será utilizado pela indústria alimentícia. Sem a claridade e ventilação necessária, as consequências podem custar caro – seja em questões financeiras ou na rotatividade da equipe. 

Além de gerar um incômodo desnecessário, o retrabalho e o gasto com mão de obra podem impactar gravemente as economias da empresa. 

Então, para que essa situação não aconteça, é primordial conhecer a cobertura de galpão e quando usar cada uma das possibilidades. Confira:

  • Metálica

Essa é, sem dúvidas, uma das mais conhecidas e acessíveis quando o assunto é estruturar um projeto para galpão. 

A preferência está ligada ao custo-benefício, já que o material é resistente e dificilmente apresenta problemas. Outro ponto de destaque está na leveza e facilidade, questões que são levadas em consideração durante a obra. 

Entretanto, a geração de calor pode ser sentida consideravelmente no ambiente, principalmente nos dias mais quentes do ano. Lembrando que esse fator pode impactar diretamente no bem-estar dos profissionais, alterando o rendimento do trabalho.

  • Trapézio 

Conhecida pelo formato em trapézio, essa opção pode ser zincada, de galvalume ou translúcida – utilizada para melhorar a iluminação.

O material é um dos mais procurados por profissionais e consumidores e o motivo é simples: custo baixo e resistência. A alternativa é ideal para ambientes climatizados, mantendo a temperatura interna.  

  • Telhas zipadas ou roll on

Feita de aço, esse tipo de cobertura de galpão apresenta algumas diferenças consideráveis em relação às demais, principalmente no tocante à produção da estrutura. 

Além de não contarem com emendas, essas placas contínuas podem ser fabricadas no mesmo local da obra, facilitando a locomoção e a instalação. Economia de tempo, produto e montagem são algumas das principais vantagens.

  • Concreto

O concreto também é muito conhecido, seja pelo baixo custo de produção ou pela durabilidade. Entretanto, a escolha pode ser prejudicial para muitas empresas. 

Por ser definitivo, a falta de cuidado com a estrutura pode influenciar em problemas futuros de infiltração. A ventilação também pode ser impactada, dificultando o alcance de conforto térmico
A escolha pode ser conjugada com as venezianas industriais, responsáveis por promover a sustentabilidade e eficiência energética.

  • Fibrocimento

A fabricação do fibrocimento é feita a partir da mistura de fibra sintética e cimento. Antigamente, a base era o amianto, material que deixou de ser utilizado por ser prejudicial à saúde. 

Pensando na usabilidade, o material não é conhecido por oferecer um visual harmônico, além de ser uma opção que intensifica o calor – fator primordial para algumas empresas. 

A durabilidade do item também é uma das menores, causando gastos com manutenção e troca de telhas nas coberturas industriais.
Ainda está com dúvidas sobre o processo de escolha? Então aproveite para entrar em contato com a nossa equipe e converse com nossos especialistas.

Como escolher a cobertura de galpão para o seu negócio

Diversos aspectos devem ser levados em consideração na escolha da cobertura de galpão, incluindo as características da empresa, as orientações de cada setor e como será ofertado o bem-estar às equipes.

Sabemos que determinadas organizações devem cumprir as leis que regem as atividades de cada segmento, incluindo aquelas que dizem respeito à claridade e à temperatura ideal. 

Para contribuir com esse processo, o Grupo MB conta com diversas soluções que podem ser integradas ao seu espaço, incluindo o Domus Linealight, o Lanternim e as Venezianas Industriais

Lembrando que os Lanternins de Cobertura funcionam como ventiladores naturais e podem atuar sem o uso de energia, proporcionando conforto e economia simultaneamente.  

Ainda não sabe qual solução combina com a cobertura de galpão do seu projeto? Entre em contato com o Grupo MB e solicite uma visita técnica com nossos especialistas. Nós podemos ajudar você!

O Grupo MB utiliza cookies sob o objetivo de melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições. Para entender melhor leia a nossa Política de Privacidade.

Clique no botão abaixo para entrar em contato via WhatsApp