Qual a diferença entre ventilação natural casinha vs tipo de lanternim taça?

Ilustração sobre a diferença entre ventilação natural casinha vs tipo de lanternim taça

Descubra as diferenças entre a ventilação natural casinha e o lanternim tipo taça, suas aplicações em projetos arquitetônicos e como o lanternim é superior ao melhorar o conforto térmico e a saúde nos ambientes de trabalho.

A ventilação natural é um componente essencial no design de espaços de trabalho. Existem várias abordagens para implementar este conceito, destacando-se a ventilação natural casinha e o uso de lanternins tipo taça. 

Esse é um tema importante para arquitetos, projetistas e demais interessados no assunto, uma vez que a ventilação e o conforto térmico são aspectos fundamentais para o bem-estar e a saúde dos colaboradores, e têm padrões mínimos exigidos pela NR 17 — norma regulamentadora que trata da ergonomia no trabalho.

Neste artigo, exploraremos as características distintas dessas soluções e como elas se adaptam a diferentes projetos arquitetônicos. Entenda suas diferenças e de que forma podem contribuir para criar ambientes de trabalho mais seguros e confortáveis. Confira! 

O que é um lanternim e como funciona?

O lanternim é uma solução de ventilação natural instalada na cobertura de um galpão. Ele é formado por uma estrutura metálica que serve para facilitar a liberação de ar quente dos espaços internos e garantir um ambiente mais arejado e saudável.

A principal vantagem do lanternim é que o seu funcionamento é regido por princípios naturais, dispensando a necessidade de energia elétrica, o que o torna uma opção sustentável na busca por conforto térmico e eficiência energética.

Basicamente, o lanternim opera por meio dos efeitos Chaminé e Venturi. Inicialmente, o ar quente se acumula na parte superior do edifício, elevando a temperatura interna devido à falta de saída. O lanternim atua, então, como uma forma de exaustão natural desse ar quente, pois garante sua saída através das aberturas do lanternim.

O efeito Chaminé ocorre devido à diferença de densidade entre o ar quente acumulado dentro do edifício e o ar mais frio do exterior. Esse diferencial de temperatura faz com que o ar quente suba e seja expelido pelas aberturas do lanternim.

Já o efeito Venturi atua para acelerar o processo de exaustão. Ao passar pelo lanternim, o ar quente é impulsionado através de um duto estreito, aumentando sua velocidade e, consequentemente, sua saída para o exterior.

Vale ressaltar que os lanternins podem ser fabricados com materiais específicos conforme a necessidade de cada projeto. Eles possuem duas partes: as estruturas e a cumeeira. No Grupo MB, o material utilizado nas estruturas são chapas pré-pintadas, chapas de aço-galvalume, alumínio pós-pintado e alumínio.

Já para a cumeeira, os materiais disponíveis são telhas em aço pré-pintado, telhas em aço-galvalume, telhas em alumínio e policarbonato prismático ou alveolar.

Lanternim MB

Existem outras soluções de ventilação natural?

Quando se trata de manter um ambiente arejado, existem soluções de ventilação natural e ventilação forçada. A ventilação forçada, como o ar-condicionado, usa sistemas mecânicos para controlar o ar dentro de um espaço. Já a ventilação natural aproveita as correntes de ar e as diferenças de temperatura para renovar o ar em um espaço.

Além do lanternim, que vimos no tópico anterior, há algumas outras soluções de ventilação natural disponíveis no mercado. Veja as principais. 

Ventilação natural modelo casinha

O modelo casinha usa aberturas laterais para o ar quente sair do ambiente. No entanto, essas aberturas podem inadvertidamente permitir a entrada de ar, o que pode comprometer a eficácia do sistema. 

Isso ocorre porque, em vez de ser expelido, o ar quente pode permanecer dentro do ambiente e, com a entrada de novo ar, esse ar quente pode se dispersar por todo o galpão, prejudicando a ventilação adequada.

Ventilação cruzada

A ventilação cruzada é um método de ventilação natural que utiliza a diferença de pressão entre aberturas opostas ou perpendiculares em um ambiente. O funcionamento é bastante simples: quando há aberturas em diferentes extremidades, o ar externo entra por uma abertura enquanto o ar quente e viciado é expelido pela outra.

A diferença de temperatura e pressão cria um fluxo de ar constante através do espaço, que garante a ventilação do ar de forma natural.

Coberturas shed

As coberturas do tipo “shed”, também conhecidas como “saw-tooth” devido à sua semelhança com os dentes de uma serra, são um estilo de telhado caracterizado por uma série de planos inclinados que se alternam.

Cada plano inclinado possui uma face voltada para cima, geralmente equipada com janelas ou venezianas, e outra face voltada para baixo, que é normalmente sólida e sem aberturas. 

O objetivo das coberturas shed é permitir a entrada de luz natural em edifícios industriais, comerciais ou mesmo residenciais. No entanto, além de proporcionar iluminação natural, as coberturas shed também contribuem para a ventilação do espaço.

Lanternim tipo taça vs. outras soluções: uma comparação

O lanternim tipo taça é uma solução superior em comparação a outras soluções de ventilação natural, como o modelo casinha. Quando instalado junto com as venezianas, potencializa o número de trocas de ar no ambiente e reduz o calor. 

Explicando melhor: a concepção do lanternim com cumeeira proporciona um efeito de sucção mais eficaz, pois contribui para a troca de ar e uma exaustão mais rápida do ar quente. Em contraste, o modelo casinha pode demandar aberturas maiores para garantir uma ventilação adequada, o que pode comprometer a estanqueidade do ambiente.

Além disso, os lanternins são fabricados com materiais específicos, como alumínio, alumínio pós-pintado, aço galvalume e aço pós-pintado, cada um adaptado às necessidades de cada projeto. Esses materiais oferecem alta resistência, são livres de ruídos e possuem fácil instalação e manutenção.

Já o modelo casinha muitas vezes é constituído por cobogós ou venezianas, o que pode dificultar a limpeza e reduzir a eficiência da ventilação. 

Então, se você comparar os sistemas, fica evidente que o lanternim não se destaca apenas pela eficiência na exaustão do ar quente. Essa estrutura metálica também é uma solução de ventilação superior por conta da versatilidade e facilidade de manutenção.

Comprovação de eficiência via CFD

O Grupo MB é pioneiro no uso da metodologia CFD para analisar a eficiência de projetos de ventilação natural no Brasil. Os projetistas geralmente usam o CFD (Computational Fluid Dynamic) para calcular os fluidos e compreender como se dá a circulação desse fluido no ambiente.

O objetivo é fazer com que a equipe do lanternim dimensione uma solução de mais alta performance e com retorno garantido para a empresa. 

Por que escolher o lanternim do Grupo MB?

O Grupo MB é o parceiro ideal da sua obra para a instalação do lanternim tipo taça. Com mais de 20 anos de experiência, nossa equipe garante uma gama completa de serviços desde o planejamento até a execução. O pacote de serviços do Grupo MB inclui:

  • dimensionamento com memória de cálculo e otimização conforme as exigências;
  • projetos e desenvolvimento de layout com exposição do produto aplicado;
  • acessórios adicionais para o lanternim (damper, telas de proteção anti-inseto/mosquiteira e anti-pássaro);
  • instalação e manutenção;
  • assessoria na especificação;
  • garantia de estanqueidade;
  • assistência técnica em todo Brasil;
  • garantia de 5 anos com a instalação do equipamento..

Confie no Grupo MB para a instalação dos lanternim de tipo taça para obter a tranquilidade de contar com serviços completos e uma garantia duradoura.

A escolha de um bom tipo de lanternim e a parceria com uma empresa confiável como o Grupo MB são passos essenciais para garantir um sistema de ventilação natural eficiente e de alta qualidade em qualquer projeto.

Então, que tal uma consultoria personalizada com a nossa equipe? Acesse agora o site do Grupo MB e entre em contato com nosso time de especialistas. Conheça mais sobre os melhores serviços de iluminação e ventilação natural do Brasil!

pt_BR

O Grupo MB utiliza cookies sob o objetivo de melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições. Para entender melhor leia a nossa Política de Privacidade.

Clique no botão abaixo para entrar em contato via WhatsApp