Grupo MB - Projetos industriais de iluminação e ventilação natural

O que é ventilação cruzada e quais seus benefícios para galpões industriais

ventilação cruzada

Manutenção do conforto térmico, qualidade do ar elevada e prevenção contra doenças respiratórias são alguns benefícios que fazem da ventilação cruzada uma técnica indicada para qualquer tipo de obra. No segmento industrial, a preocupação com esses fatores torna-se ainda mais importante, considerando-se o extenso número de colaboradores envolvidos na cadeia produtiva.

Nesse sentido, proporcionar um local de trabalho agradável e proteger a integridade física dessas pessoas é fundamental para uma rotina corporativa saudável. Além disso, ao usufruir da ventilação cruzada, as empresas passam a ter menos custos operacionais, tendo em vista que se trata de um tipo de ventilação natural, ou seja, que não consome energia. 

Continue a leitura e veja como aplicá-la com sucesso em seu galpão!

O que é ventilação cruzada?

A ventilação cruzada é um tipo de ventilação natural que pode ser alcançada por meio do formato e disposição das paredes, portas e janelas de uma obra. Seja em projetos comerciais ou em retrofits de indústria, Esse tipo de ventilação já se consolidou como uma alternativa eficiente para favorecer o conforto térmico sem precisar contar com ventiladores e aparelhos de ar-condicionado.

O princípio da ventilação cruzada é bem simples: a técnica consiste em aproveitar as aberturas opostas de um ambiente de modo a permitir o fluxo natural do ar. É claro que esse fluxo também depende das condições climáticas da região e das particularidades de cada obra, como o layout dos galpões industriais e a quantidade de aberturas disponíveis. Mas, em linhas gerais, a intenção é fazer com que o ar entre por uma abertura e saia por outra.

Por mais que haja uma entrada de ar considerável com as aberturas concentradas do mesmo lado de um galpão industrial, a velocidade da passagem desse ar é muito maior quando essas aberturas estão distribuídas de maneira oposta. O resultado disso é uma troca efetiva e ágil do ar interno, que não só refresca o ambiente por completo, mas também permite a renovação constante para eliminar o ar viciado.

Qual é a sua importância?

Promover a ventilação cruzada é importante porque se trata de um recurso eficaz e, ao mesmo tempo, sustentável. Afinal, não há consumo energético envolvido. Nesse tipo de ventilação, o vento se movimenta com muita intensidade pelo galpão industrial, o que faz com que esse recurso realmente elimine o ar quente e viciado da fábrica.

No entanto, para garantir o máximo desempenho de um projeto de ventilação cruzada é necessário considerar dados minuciosos sobre a velocidade e direção do vento no local onde o galpão está situado. Assim, os projetistas poderão dimensionar um sistema de alta performance a partir das particularidades de cada tipo de ambiente.

Ventilação cruzada horizontal ou vertical: entenda as diferenças

Um sistema de ventilação cruzada pode ser dimensionado na horizontal ou na vertical. Isso significa que as aberturas para a entrada de vento poderão estar situadas em paredes diferentes – mas na mesma altura – ou em alturas diferentes. No segundo caso, o vento entraria pela abertura mais baixa, potencializando o efeito refrescante, já que o ar mais quente tende a subir e se deslocar até ser eliminado pela abertura superior.

Vale destacar também que, quando as aberturas não estão alinhadas, a ventilação cruzada ganha potência porque o vento passará em diagonal pelo ambiente. Dessa forma, é possível abranger um raio maior do galpão, refrescando o local de maneira ampla e uniforme.

Quais os benefícios dessa técnica?

Por se tratar de uma modalidade de ventilação natural, um dos principais benefícios da ventilação cruzada é a economia de energia elétrica, que chega a ser ainda mais significativa no caso dos galpões industriais, considerando-se a extensão desses espaços e o número de colaboradores envolvidos. A seguir, listamos outras vantagens dessa técnica.

Mantém o conforto térmico

Se na nossa casa, com poucas pessoas, a necessidade de conforto térmico é algo constante, é compreensível a dificuldade de manter a temperatura interna agradável em um galpão industrial de grandes dimensões, com a cadeia produtiva a todo vapor e que está sempre cheio de gente.

A ventilação cruzada é uma grande aliada neste cenário, além de ser potencializada pelo pé-direito elevado dos galpões. Essa configuração permite que o ar mais quente se concentre próximo do teto, mantendo o ar fresco no restante do espaço. Isso é fundamental para um local de trabalho salubre e, ao mesmo tempo, produtivo.

Eleva a qualidade do ar interno

A ventilação cruzada favorece a renovação constante no recinto, resultando na melhoria da qualidade do ar por meio da eliminação de poeira, gases e eventuais partículas tóxicas em suspensão no local. Essa é, inclusive, uma das maiores preocupações da indústria em termos de salubridade, pois um lugar com ar viciado é prejudicial não apenas do ponto de vista do conforto, mas também da saúde dos colaboradores.

Previne contra doenças respiratórias

Falando em qualidade do ar, sabemos que esse aspecto é primordial para evitar a transmissão de vírus, bactérias e fungos causadores de doenças respiratórias. Em locais fechados, como os galpões de indústria, é muito importante priorizar esse quesito para que o ambiente corporativo se mantenha saudável, confortável e livre de riscos – inclusive em relação à propagação da Covid-19.

É uma técnica sustentável

Hoje em dia, uma das maiores preocupações do setor industrial é em relação à sustentabilidade. A intenção é dimensionar sistemas de máximo desempenho, mas que operem com o mínimo consumo de recursos possível. Nesse sentido, os sistemas de ventilação cruzada são alternativas ideais justamente porque operam de forma eficiente a custo zero de energia.

Possui baixa manutenção

Além de promover conforto térmico e qualidade do ar sem consumir eletricidade, os sistemas de ventilação cruzada não demandam manutenções constantes. Geralmente, esses sistemas são dimensionados combinando venezianas e lanternins industriais. Como essas soluções não possuem peças sujeitas a desgaste, a necessidade de manutenção é baixíssima. Falaremos melhor dessas soluções nos próximos tópicos.

Não faz barulho

Outro diferencial de investir na ventilação cruzada é do ponto de vista do conforto acústico no local de trabalho. Ao contrário de sistemas de ventilação com aparelhos de ar-condicionado, ventiladores e exaustores, a ventilação cruzada é silenciosa. Isso favorece a qualidade de vida no ambiente corporativo e torna o dia a dia da fábrica muito mais agradável.

É possível ter ventilação cruzada de forma natural?

Os sistemas de ventilação natural com venezianas e lanternins industriais são a maneira mais eficiente de aplicar a ventilação cruzada em um galpão. Nesse tipo de projeto, respeita-se o cálculo da taxa de renovação de ar  necessária para cada ambiente, de modo a dimensionar um sistema de alta performance e com retorno garantido.

Os resultados incluem tudo o que falamos acima e, também, a eficiência energética da indústria em longo prazo. Em termos mais práticos, funciona assim: o ar que entra pelas venezianas impulsiona a circulação no ambiente interno, proporcionando conforto térmico sem precisar contar com os aparelhos climatizadores.

Nesse mesmo processo, o ar quente é impulsionado para os lanternins – graças aos fenômenos físicos conhecidos como efeitos Venturi e chaminé – onde ocorre a exaustão de partículas para que a qualidade do ar interno se mantenha a melhor possível.

Será que você está por dentro de todos os benefícios da ventilação natural? Faça nosso quiz e teste seus conhecimentos sobre os impactos dos projetos inteligentes na sustentabilidade industrial!

Como aplicar a ventilação cruzada no seu galpão?

A melhor forma de aplicar a ventilação cruzada na fábrica é combinando venezianas e lanternins industriais para trazer máximo conforto térmico para o galpão. Como vimos no tópico anterior, essas soluções potencializam a ventilação natural porque favorecem a circulação do ar no ambiente, refrescando o recinto e, ao mesmo tempo, eliminando poluentes.

A seguir, resumimos as vantagens e diferenciais dessas duas soluções para você compreender melhor o retorno envolvido nesse investimento.

Venezianas industriais

  • Proporcionam ventilação permanente a custo zero de energia;
  • Promovem máximo conforto térmico e melhoram a qualidade do ar;
  • Bloqueiam a incidência de raios UV no galpão;
  • Possuem elevada resistência mecânica, o que aumenta a vida útil da solução;
  • Possuem baixo peso específico, facilitando a instalação;
  • Podem ser produzidas em policarbonato, que é um material translúcido, proporcionando assim, uma iluminação natural também. 

Lanternins industriais

  • São soluções sustentáveis e que não consomem energia para funcionar;
  • Impulsionam a circulação do ar e promovem a renovação constante;
  • Eliminam poeira, ar viciado, gases tóxicos e outros poluentes;
  • Contribuem para a saúde respiratória dos colaboradores;
  • Favorecem a qualidade de vida no local de trabalho;
  • Podem ser instalados facilmente e não emitem ruídos.

Todos esses benefícios justificam o valor investido nos sistemas de ventilação natural em projetos industriais. Com esse recurso que potencializa a ventilação cruzada, é possível aliar sustentabilidade industrial, controle de custos operacionais e bem-estar na rotina corporativa.

Quer saber mais detalhes sobre sistemas de ventilação natural? Baixe nosso guia completo gratuito e conheça os princípios envolvidos nesse fenômeno!

pt_BR

O Grupo MB utiliza cookies sob o objetivo de melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições. Para entender melhor leia a nossa Política de Privacidade.

Clique no botão abaixo para entrar em contato via WhatsApp