Ventilação industrial sem ventiladores ou exaustores

ventilação-industrial

Chama-se de ventilação industrial o conjunto de sistemas utilizados para renovar o ar dentro de um ambiente fabril, de modo a trazer conforto térmico e promover a saúde respiratória dos colaboradores.

Entre os tipos de sistema de ventilação mais utilizados na indústria estão os climatizadores, os ventiladores e os exautores. Nos grandes complexos industriais é muito comum, inclusive, priorizar a combinação de ventilador + exaustor.

No entanto, essa combinação nem sempre “dá conta do recado” em termos de conforto térmico e qualidade de ar no ambiente fabril. Não à toa, gestores experientes têm investido cada vez mais em soluções de ventilação natural para garantir esses aspectos.

É disso que falaremos neste conteúdo, explicando como a ventilação industrial se relaciona com a Segurança do Trabalho e em quais soluções investir para aliar qualidade de vida no ambiente corporativo e redução de custos com energia elétrica. Vamos lá!

Ventilação industrial e Segurança do Trabalho: entenda a relação

Sabemos que os galpões de indústria são locais geralmente amplos e fechados, o que configura um ambiente em potencial para a proliferação de fungos, vírus e bactérias que podem comprometer a saúde respiratória dos trabalhadores.

Além disso, substâncias derivadas das próprias cadeias produtivas podem ser tóxicas para os colaboradores, a exemplo de poeira, gases, solventes e outras partículas nocivas à segurança do trabalho nesses ambientes.

É por esse motivo que existem normas regulamentadoras específicas em relação à qualidade do ar e ao conforto térmico nas indústrias, como a NR-15. Essa norma aborda os limites de tolerância ao calor e às substâncias químicas contaminantes no ambiente fabril.

A melhor maneira de se adequar a essas regras – configurando um local de trabalho salubre e produtivo – é investindo em um sistema de ventilação industrial capaz de proporcionar a renovação de ar adequada ao galpão e, assim, manter a temperatura interna sempre agradável, além de um ambiente livre de partículas tóxicas.

Quais os benefícios da ventilação industrial para a Segurança do Trabalho?

Vimos que a salubridade é um elemento-chave quando se trata de Segurança do Trabalho. Em relação à ventilação industrial, estar atento à qualidade do ar no ambiente fabril é, portanto, fundamental para garantir que os colaboradores estão trabalhando em um local saudável e agradável termicamente.

Um dos principais benefícios nesse sentido é que, quando há conforto térmico no galpão, uma série de problemas são evitados, como desidratação, cansaço e dores de cabeça decorrentes de temperaturas elevadas.

Quanto à renovação do ar, esse quesito é importantíssimo para a saúde respiratória dos colaboradores, evitando, inclusive, a propagação de doenças como a Covid-19. Nesse sentido, destacamos outro benefício de um sistema de ventilação industrial adequado: trabalhadores saudáveis rendem mais, o que favorece a cadeia produtiva e o faturamento da instituição.

Ventilação industrial com ventiladores e exaustores

Os ventiladores industriais são velhos conhecidos nos ambientes fabris. Seu principal objetivo é deslocar o ar, criando uma corrente. Esta corrente, além de gerar mudanças de pressão que alteram a temperatura do ar, entra em contato com a pele gerando uma sensação de refrescamento pela evaporação do suor, principal maneira de eliminar calor do corpo.

O exaustor industrial é capaz de promover a substituição do ar quente pelo ar frio a partir da movimentação do ar quente – que é mais leve – para a região superior do ambiente. O aparelho também permite uma renovação do ar interno, eliminando impurezas e gases nocivos que podem estar presentes no ambiente. Este ar é sugado para fora do galpão, criando uma corrente de que se renova periodicamente.

Os exaustores podem ser utilizados em todos os ambientes onde ventiladores industriais também são indicados. Existe ainda a possibilidade de combiná-los com outros sistemas, como os filtros, para melhorar a qualidade do ar. Isto justifica seu uso em ambientes industriais, especialmente em locais onde há muita poeira, gases ou partículas suspensas.

A questão da temperatura na ventilação industrial

Além da renovação do ar e da eliminação de substâncias nocivas, é preciso garantir o conforto térmico nos galpões industriais, pois temperaturas agradáveis são fundamentais para a manutenção do bem-estar e da produtividade das equipes. Tanto o calor quanto o frio em excesso provocam indisposição e diminuem a capacidade de concentração das pessoas.

Por esse motivo, os profissionais do setor de Segurança do Trabalho estão sempre atentos à ventilação industrial nas fábricas, de modo a configurar um sistema de alto desempenho aliado a baixo custo operacional. Uma das alternativas mais recomendadas nesse sentido são as soluções de ventilação natural, como as venezianas e os lanternins industriais.

Essas soluções conseguem trazer máximo conforto térmico e qualidade do ar a partir da ventilação permanente e da exaustão de partículas tóxicas pela cobertura do galpão. A eliminação das substâncias nocivas pelo lanternim, por exemplo, ocorre devido ao fenômeno físico conhecido como Efeito Venturi: quando uma corrente de ar flui por uma passagem estreita, forma-se uma pressão negativa que acelera essa condução.

Esse efeito se dá nas entradas e saídas do lanternim, impulsionando assim a eliminação das partículas tóxicas pela cobertura, de modo a manter o ambiente interno com temperatura agradável e livre de substâncias nocivas à saúde dos colaboradores.

Ventilação industrial natural: é possível zero consumo de energia?

Além de proporcionarem mais conforto térmico do que os exaustores e ventiladores industriais, as venezianas e os lanternins operam a custo zero de energia. Isso é fundamental para aliar os benefícios do projeto de ventilação industrial à economia de recursos operacionais na indústria.

Outra vantagem é que, em longo prazo, os sistemas de ventilação natural contribuem para que a fábrica atinja eficiência energética, tornando-se uma referência em sustentabilidade industrial. Portanto, a combinação de venezianas e lanternins se configura como a opção mais inteligente para um projeto de ventilação industrial econômico e de alta performance.

O ar que entra pelas venezianas traz ventilação permanente para a fábrica, enquanto a poeira e eventuais partículas tóxicas são eliminadas pelo processo de exaustão que se dá nos lanternins. Vale destacar ainda que, como os lanternins não possuem peças móveis sujeitas a desgaste, não há necessidade de manutenção, o que ajuda a preservar os cofres da indústria. Entre os benefícios desse processo, destacamos:

  • Renovação constante do ar;
  • Reposição dos níveis de oxigênio;
  • Mais conforto térmico;
  • Melhoria na qualidade do ar;
  • Economia de energia;
  • Melhoria na produtividade das equipes.
  • Saúde e bem-estar para os colaboradores.

O Grupo MB, que há 20 anos é referência em sistemas de iluminação e ventilação natural para indústria, disponibiliza uma linha completa e diversificada de lanternins e venezianas para a ventilação industrial inteligente, sustentável e a custo zero de energia.

Quer entender melhor como funciona? Aproveite nosso e-book gratuito e conheça todos os conceitos envolvidos na ventilação natural!

O Grupo MB utiliza cookies sob o objetivo de melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições. Para entender melhor leia a nossa Política de Privacidade.

Clique no botão abaixo para entrar em contato via WhatsApp