A ventilação natural na indústria é um recurso que permite substituir ou diminuir a necessidade de recorrer a dois vilões do consumo energético em fábricas:
- Os sistemas de climatização (ar-condicionado);
- A ventilação forçada (ventiladores e exaustores mecânicos).
Acima de tudo, o uso da ventilação natural na indústria garante vantagens sobre estes sistemas por conta de um grande diferencial: o consumo zero de energia. A seguir confira exemplos e compreenda melhor o conceito e as vantagens obtidas.
Como funciona a ventilação natural na indústria
Para começar a falar sobre ventilação natural na indústria, que é um recurso muito utilizado para a circulação eficiente do ar no interior de uma edificação ou galpão, precisamos introduzir o tema de ventilação cruzada.
Esta funcionalidade consiste na utilização de aberturas em partes opostas de uma edificação, como um galpão industrial, no sentido da brisa natural da região. Em outras palavras, o sistema é baseado na ideia de que o ar mais fresco entre por um lado da edificação, e que no outro lado o ar mais quente seja drenado naturalmente.
A imagem abaixo exemplifica como o ar circula tanto horizontalmente como verticalmente em uma edificação.
A técnica de ventilação cruzada é especialmente eficiente em prédios e galpões com com mais de um andar ou piso. No caso de galpões ou armazéns com alto pé direito, ganha-se, por consequência do efeito chaminé, ou exaustão por gravidade, controle térmico e circulação do ar. Este efeito consiste na tendência do ar quente subir devido à densidade menor, e do ar frio descer. Essa circulação natural devido à diferença de temperatura é explorada pela ventilação cruzada para maximizar a circulação de ar.
A utilização de equipamentos de ventilação natural, como venezianas industriais e lanternins, por exemplo, permite tirar proveito tanto da ventilação cruzada quanto do efeito chaminé. De forma geral, esta é a melhor estratégia para melhorar a regulação de temperatura e qualidade da circulação do ar em ambientes industriais sem consumo de energia.
+Leia Mais: O Efeito Venturi e o Efeito Chaminé – Os Segredos da Ventilação Natural.
Maior bem-estar e produtividade com a ventilação natural industrial
A qualidade do ar e a temperatura no ambiente fabril são dois elementos que impactam diretamente na produtividade, na satisfação e na saúde dos funcionários. Esses pontos podem ser altamente otimizados com um sistema adequado de ventilação natural, por exemplo.
No primeiro caso, a qualidade do ar tende a degradar-se com a presença gases e substâncias nocivas dentro do ambiente do galpão ou edifício industrial. Estes compostos, gerados pelo próprio processo de produção, dependem de uma constante renovação do ar interno, para que sejam eliminados e deixem de representar um risco. A ventilação natural permite taxas de renovação do ar constantes e elevadas.
Em segundo lugar, o controle da temperatura também é reflexo desta constante renovação do ar, que acaba garantindo o conforto térmico. O conforto térmico trata da satisfação de quem ocupa um determinado espaço, considerando-se a temperatura radiante, a sensação térmica, a umidade e o movimento do ar. Já falamos em detalhe sobre a importância do conforto térmico na indústria.
Quando se recorre à ventilação natural, estes dois pontos fundamentais para a salubridade do ambiente industrial são alcançados literalmente sem esforço – e sem consumo energético. Além, é claro, de criar um impacto imediato na capacidade produtiva.
+Leia mais: Benefícios da ventilação natural ao ambiente de trabalho industrial
Controle da umidade – evite condensação dentro da fábrica
O acúmulo de umidade dentro de uma fábrica, galpão, silo, etc. é um fenômeno muito indesejável, principalmente se esta umidade criar gotejamento, fazendo “chuviscar” dentro da estrutura. Os danos à própria estrutura, ao maquinário, aos produtos armazenados e à saúde dos colaboradores tendem a crescer exponencialmente neste cenário.
Um sistema de ventilação natural eficiente e bem dimensionado, com venezianas industriais e lanternins irão prevenir este sério inconveniente, como já explicamos sobre evitar condensação e gotejamento em galpões com estruturas metálicas.
Ventilação natural em construções industriais antigas – O Retrofit
Os benefícios da ventilação natural industrial não se limitam a construções novas. Construções que não contam com soluções modernas e sustentáveis de eficiência energética podem recorrer ao retrofit.
A revitalização e modernização do prédio existente, com a instalação de venezianas industriais e lanternins no galpão, por exemplo, permitirá a redução do consumo de energia e aumento da qualidade do ambiente, sem a necessidade de construir de uma nova estrutura do zero.
Vale lembrar que o retrofit é mais do que uma mera reforma. E caso queira saber mais sobre esta solução, leia o que já escrevemos sobre Retrofit para a Indústria: renovar para gastar menos.
+Leia mais: Como aproveitar ao máximo a ventilação natural?
Ventilação natural é sustentabilidade
Uma empresa que recorra a soluções de ventilação natural é uma empresa mais ambientalmente e socialmente responsável, já que reduz o consumo de energia elétrica, melhora as condições de trabalho e aumenta a produtividade.
Estas são vantagens indiscutíveis da ventilação natural para a Indústria. Por isso o tema da sustentabilidade não deve ser apenas uma estratégia de marketing dentro da empresa.
Venezianas industriais e lanternins: o coração do sistema
Estes são os componentes fundamentais de um sistema de ventilação natural industrial. As venezianas permitem a entrada de ar renovado e circulação constante pelas laterais do galpão. Elas são grandes aliadas da produtividade e economia de energia.
O lanternim permite a expulsão de poluentes e ar quente pela cobertura da fábrica, criando o efeito de exaustão por gravidade. Se quiser entender melhor, saiba o que é como funciona um lanternim.
O Grupo MB oferece as melhores soluções em iluminação e ventilação natural para a indústria. Tire suas dúvidas ou solicite um orçamento através do formulário abaixo.