Esteticamente semelhante ao vidro, mas consideravelmente mais resistente e eficiente, a cobertura de policarbonato é uma das melhores opções para a indústria e construção civil que busca sustentabilidade e economia.
O policarbonato é um tipo de termoplástico composto por partículas e polímeros de carbonatos, que resulta em coberturas de alta resistência e, principalmente, como um intensificador da iluminação natural.
Veja, a seguir, mais detalhes sobre esse material, os benefícios do uso e os principais modelos que podem ser utilizados.
Quais são os benefícios da cobertura de policarbonato?
Considerada como a opção de melhor custo-benefício e tecnologia do mercado, a cobertura de policarbonato se assemelha bastante ao vidro, porém com performance, resistência e segurança muito superiores.
Conheça os pontos de destaque que tem feito esse material ganhar espaço nas indústrias e na construção civil e que foi utilizado na projeção das arenas que sediaram a Copa do Mundo aqui no Brasil, em 2014.
Resistência
O policarbonato é um material termoplástico e isso significa que ele pode ser até 300 vezes mais resistente que o vidro quando submetido ao aquecimento. Sua estrutura não sofre danos de objetos nem de intempéries, além de não propagar fogo.
Esse é um produto leve e inquebrável e isso evitará que tenha problemas em relação às estruturas de sustentação.
Por esse motivo, a cobertura de policarbonato garantirá mais segurança nas construções, sendo por isso um ótima opção para substituição do telhado.
Sustentabilidade
A cobertura de policarbonato tem cerca de 89% de transparência, fator esse que garante o aproveitamento máximo da luz solar, mesmo em dias não muito ensolarados.
Isso resulta em economias energéticas importantes para os estabelecimentos e construções industriais.
Versatilidade
Esse tipo de cobertura pode ser projetada de diferentes formas para se adequar a arquitetura, capacidades e necessidades de cada espaço. Elas podem ser estruturadas como chapas compactas (se assemelha ao vidro), em chapas alveolares e prismáticas e ainda telhas em diversos formatos e espessuras.
Fácil manutenção e instalação
Apesar de ser necessária a mão de obra especializada para instalação, a cobertura de policarbonato não tem muito segredo.
Porém, é preciso se atentar para que o lado com proteção UV seja instalado de maneira que fique exposto ao sol.
Caso contrário, a superfície sem proteção poderá ficar amarelada e ressecada com o tempo.
Já a manutenção varia conforme o produto que foi adquirido, pois uma cobertura de policarbonato de baixa qualidade certamente demandará mais ajustes, vedações e limpezas.
Normalmente, lavagens anuais já são o suficiente para manter a luminosidade, preservação e estética do produto.
O que é o policarbonato alveolar e prismático?
A cobertura de policarbonato pode ser encontrada em dois principais modelos de fabricação: o alveolar e o prismático. Ambos são excelentes matérias para intensificar a iluminação natural, mas devem ser utilizados de acordo com as necessidades de cada projeto.
Policarbonato alveolar
O policarbonato alveolar, ou Twall, é uma chapa desenvolvida com algumas cavidades na intenção de reduzir ainda mais o peso da cobertura e a quantidade de materiais utilizados em sua fabricação.
Em razão da sua estrutura com partes ocas é o modelo mais isolante de todos quando comparado aos modelos compacto e prismático.
Isso resulta em um material que proporciona conforto térmico (reduz a temperatura entre 7º e 9ºC), excelente iluminação natural e ainda são mais baratos quando comparados ao policarbonato do tipo compacto.
No quesito resistência, o policarbonato alveolar também se destaca, pois a sua estética se assemelha bastante ao vidro canelado, no entanto, com uma estrutura bem mais resistente.
Pode ser utilizado em domus, estufas, passarelas, divisórias, coberturas em geral, toldos e outras infinitas possibilidades que incluem a indústria e a construção civil.
Policarbonato prismático
O policarbonato prismático é produzido com uma textura de prisma que direciona a luz e a torna difusa, fazendo com que a capacidade de refração da cobertura de policarbonato seja potencializada.
Isso torna o ambiente mais claro, arejado e sem pontos com concentração de luz que podem provocar desconfortos visuais. Ao mesmo tempo, é um material com proteção UV e resistente às intempéries.
Por não propagar chamas, o policarbonato prismático pode ser utilizado em coberturas com telhas de concreto ou metálicas zipadas, ou trapezoidais.
A indústria e a construção civil buscam por materiais de alto desempenho, que sejam inovadores e ainda promovam a economia de recursos financeiros e naturais.
A cobertura de policarbonato consegue atender a todos esses requisitos, principalmente em relação à resistência e aproveitamento da luz natural.
Quer saber mais sobre esse material de alta resistência? Conheça o policarbonato com garantia do Grupo MB!