Você sabia que o Brasil ocupa o 5º lugar no ranking das construções sustentáveis no mundo? É o que mostra uma pesquisa de 2020 do United States Green Building Council (USGBC), entidade criadora da certificação LEED (Liderança em Energia e Design Ambiental).
Conforme os dados desse relatório, o Brasil conta com mais de 1.500 edifícios sustentáveis. Destes, 641 já possuem a certificação LEED e outros 50 milhões de metros quadrados ainda estão nos trâmites para obtê-la.
São vários os critérios para obter a certificação. Todos eles contribuem para uma cadeia produtiva mais consciente, econômica e otimizada na indústria. Esses critérios estão, portanto, relacionados com o tema da sustentabilidade, indo muito além do uso racional dos recursos do planeta e da redução de impactos ambientais.
Embora esses sejam os aspectos mais lembrados quando falamos no assunto, uma construção sustentável envolve também fatores econômicos e sociais. Afinal, soluções ecologicamente corretas geram menos despesa para os cofres da empresa.
Além disso, a crescente preocupação da sociedade quanto ao consumo consciente faz com que as indústrias sustentáveis se destaquem no mercado, ganhando a preferência dos consumidores finais.
Em resumo, todos esses aspectos têm a ver com os critérios decisivos para a certificação LEED, selo que atesta a sustentabilidade nas empresas e as coloca em posição de destaque frente à concorrência. Continue a leitura e saiba como obtê-lo na sua fábrica!
O que é a certificação LEED?
A Certificação LEED, sigla para Leadership in Energy and Environmental Design (Liderança em Design Ambiental e de Energia), é o principal certificado que comprova que um empreendimento da construção civil é de fato sustentável. Trata-se, portanto, de uma certificação de referência para atestar não apenas a responsabilidade social de determinada empresa, mas também a eficiência de seus processos produtivos.
O selo LEED é utilizado em mais de 160 países, sendo que no Brasil a instituição responsável por concedê-lo é o GBC-Brasil – Conselho de Construção Sustentável do Brasil. O órgão faz as avaliações com base em critérios pré-definidos. À medida que esses critérios vão sendo cumpridos, as empresas somam créditos que serão computados para a pontuação final, dando origem ao certificado.
Ainda conforme o relatório do USGBC que citamos na introdução do conteúdo, os empreendimentos sustentáveis no Brasil se destacam principalmente pela redução média de 25% no consumo energético e de 40% a 60% no consumo de água. Além disso, essas construções desviam mais de 80% dos resíduos de aterros sanitários, contribuindo para uma cadeia de consumo mais consciente.
Quais são os critérios para a certificação LEED?
A avaliação dos empreendimentos pelo GBC ocorre conforme oito dimensões. Se a obra não cumprir algum dos pré-requisitos, a emissão do certificado fica inviabilizada. São estas as oito áreas avaliadas:
- Localização e transporte;
- Espaço sustentável;
- Eficiência do uso da água;
- Energia e atmosfera;
- Materiais e recursos;
- Qualidade ambiental interna;
- Inovação e processos;
- Créditos de Prioridade Regional.
Quanto mais práticas sustentáveis a empresa adotar em cada um desses segmentos, maior será o número de créditos obtidos pelo empreendimento – podendo variar de 40 a 110 pontos. Isso definirá qual o grau da certificação LEED obtida:
- Certificado: 40 a 49 pontos;
- Silver: 50 a 59 pontos;
- Gold: 60 a 79 pontos;
- Platinum: Acima de 80 pontos.
Vale lembrar ainda que a certificação LEED possui quatro tipologias, considerando-se que cada tipo de empreendimento tem necessidades específicas. São estas as quatro tipologias:
- Building design + Construction: novas construções e grandes reformas;
- Interior Design + Construction: escritórios comerciais lojas de varejo;
- Operation & Maintenance: empreendimentos existentes;
- Neighborhood: bairros.
Atualmente, a média geral de reduções no Brasil registra os seguintes patamares:
- Água: 40%;
- Energia: 30%;
- CO2: 35%;
- Resíduos: 65%.
Como obter uma certificação LEED?
Vimos que, para a obtenção do selo LEED, o empreendimento precisa somar uma nota satisfatória conforme a comprovação das práticas de sustentabilidade adotadas pelos gestores. Entre os critérios decisivos para uma boa pontuação, destacam-se:
- Minimum Program Requirements (MPR): são os critérios básicos para obter a certificação, considerando-se a legislação vigente em âmbito municipal, estadual e federal;
- Espaço Sustentável (SS): são os critérios que atestam os pontos de melhoria para os desafios dos grandes centros urbanos, como redução de poluição visual, implementação de bicicletários, ciclofaixas, entre outros;
- Energia e Atmosfera (EA): são os critérios que atestam a utilização de energia por fontes inovadoras e mais eficientes;
- Eficiência do uso de água (WE): são os critérios relacionados à reutilização da água e à redução no consumo de água potável, o que pode ser feito por meio de estações para reaproveitamento da água da chuva;
- Materiais e Recursos (MR): são os critérios que atestam a utilização e reutilização de materiais limpos, que geram a menor quantidade possível de resíduos sólidos para o meio ambiente;
- Qualidade ambiental interna (EQ): são os critérios que avaliam o bem-estar em locais fechados onde os colaboradores permanecem por muitas horas durante o expediente, como os galpões de fábrica. Nesse caso, soluções inteligentes de iluminação e ventilação natural tornam esses locais mais sustentáveis.
Quer saber mais sobre sistemas de iluminação e ventilação natural para indústria? Veja quais são as melhores opções e entenda por que vale a pena o investimento!
Quais benefícios que uma certificação LEED trará para o seu negócio?
Vamos aos diversos benefícios da certificação LEED na construção civil industrial para além da redução dos impactos ambientais:
Fatores econômicos
- Menos custos operacionais para a indústria;
- Adequação às normas regulatórias;
- Valorização do empreendimento;
- Melhor posicionamento da marca no mercado;
- Modernização da fábrica.
Fatores sociais
- Melhoria na segurança, saúde e bem-estar dos colaboradores;
- Ambiente corporativo com mais qualidade de vida;
- Aumento do senso de comunidade e de inclusão social;
- Melhoria no desempenho dos colaboradores;
- Colaboradores mais conscientes e produtivos.
Fatores ambientais
- Uso racional dos recursos naturais;
- Redução no consumo de energia elétrica e água;
- Eficiência energética para as indústrias;
- Redução dos impactos das mudanças climáticas;
- Uso de tecnologias de baixo impacto ambiental.
Em quais soluções investir para obter a certificação?
De acordo com os critérios avaliados para a certificação LEED, diversas soluções podem ser úteis para que a empresa se enquadre nos pré-requisitos, a exemplo dos sistemas para reaproveitamento de água, do uso consciente de matérias-primas, do descarte adequado de resíduos e da qualidade das condições de trabalho no ambiente corporativo.
No entanto, podemos dizer que um fator se destaca em todo esse processo: a eficiência energética no setor de indústrias. Isso porque a economia de eletricidade está relacionada não só ao consumo racional dos recursos do planeta, mas também a processos fabris mais limpos e eficientes.
A seguir, falaremos sobre duas soluções que permitem atingir eficiência energética e chegar mais próximo dos critérios para certificação LEED na indústria.
Domus de iluminação natural
Os domus de iluminação natural são soluções sustentáveis para implementação em galpões industriais que buscam o selo LEED. Isso porque dispensam o uso de lâmpadas artificiais durante a maior parte do expediente, iluminando cerca de oito vezes mais do que uma janela de abertura equivalente. A elevada taxa de reflexão solar, impulsionada pelo policarbonato prismático, garante um nível ótimo de luminosidade sem deixar passar radiação ultravioleta.
Ou seja, além de reduzir significativamente o consumo de energia elétrica na indústria, os domus preservam a saúde dos funcionários e proporcionam um local de trabalho visualmente mais agradável. Isso facilita a realização das atividades e favorece o rendimento das equipes. Outra vantagem é que os domus possuem excelente acabamento estético, deixando o galpão mais iluminado e moderno.
Existe ainda a possibilidade de integrar um sistema inteligente ao domus de iluminação natural para fazer um controle mais efetivo do consumo energético. Um exemplo é o MB Smart, uma solução que gerencia todos os recursos de iluminação do galpão para que a economia de energia seja a máxima possível.
Funciona assim: o sistema faz a dimerização das lâmpadas de LED conforme a luz natural que entra pelo domus, consumindo, portanto, o mínimo necessário de energia para manter o ambiente bem iluminado. Além disso, com o controle dos níveis de intensidade dos LEDs, dá para regular a luminosidade da fábrica conforme as necessidades específicas de cada setor do galpão.
Sistemas de ventilação natural
Sistemas de ventilação natural que combinam venezianas e lanternins industriais representam o que há de mais inovador em termos de conforto térmico aliado à economia de energia. O ar que entra pelas venezianas favorece a circulação no interior do galpão industrial por meio dos efeitos chaminé e Venturi, enquanto o processo de exaustão que ocorre no interior dos lanternins elimina eventuais partículas tóxicas do ambiente.
Esse processo é responsável por melhorar a qualidade do ar no ambiente – preservando a saúde respiratória dos trabalhadores – ao mesmo tempo em que dispensa a utilização de exaustores mecânicos e aparelhos climatizadores como o ar-condicionado, que consome níveis muito elevados de energia, principalmente se utilizado durante boa parte do expediente.
É por isso que o investimento em soluções de iluminação e ventilação natural tem retorno garantido e permite que seu empreendimento industrial chegue cada vez mais perto de preencher os critérios para obter a certificação LEED.
O Grupo MB é referência no segmento de soluções sustentáveis para indústria, atuando há 20 anos na fabricação e instalação de domus, lanternins e venezianas industriais de alta performance.
Entre em contato conosco e invista nas melhores soluções para tornar sua empresa mais sustentável, reduzindo custos operacionais e valorizando sua marca no mercado!