O Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas é uma iniciativa celebrada no dia 16 de março com o intuito de promover a conscientização da urgência em adotarmos ações que contribuam para um planeta mais sustentável.
A importância de abordagens sustentáveis nunca foi tão evidente, especialmente diante de estudos como o realizado pela Deloitte Economics Institute, que destaca as implicações econômicas na América do Sul.
Este estudo prevê que, sem intervenções adequadas, as mudanças climáticas poderiam resultar em perdas econômicas significativas para a região, estimadas em US$ 17 trilhões até 2070. Além disso, poderíamos ver a eliminação de 18 milhões de empregos e uma redução de 12% no PIB da região, somando até US$ 2 trilhões em perdas.¹
Um dos principais impulsionadores das mudanças climáticas têm sido o setor industrial, que emite em grandes quantidades de gás carbono e utiliza em larga escala os recursos naturais. Felizmente, existem algumas estratégias que a indústria pode adotar com o objetivo de minimizar esse impacto.
Essas práticas estão diretamente alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, que visa abordar desafios globais como as mudanças climáticas, a pobreza, desigualdade e degradação ambiental.
Continue a leitura e conheça algumas estratégias sustentáveis para indústrias para saber por onde começar.
Eficiência energética e redução da pegada de carbono
A eficiência energética consiste no uso inteligente e sustentável da energia, permitindo alcançar os mesmos resultados ou até mesmo melhores em comparação aos métodos anteriores.
Isso pode ser conquistado por meio da adoção de tecnologias que empregam fontes de energia limpa, implementação de estratégias de gestão de energia eficazes, planejamento e construção de edifícios com design inteligente e outras medidas voltadas para a otimização do consumo energético.
Já a redução da pegada de carbono refere-se à quantidade total de emissões de gases de efeito estufa, especialmente o dióxido de carbono (CO2), associados às atividades humanas, organizacionais ou de produtos. Para reduzir essa emissão, algumas práticas ambientais como a transição para fontes de energia renovável podem ser efetivas.
Iluminação e ventilação natural
A iluminação natural e a ventilação natural contribuem significativamente para a eficiência energética, reduzindo a dependência de sistemas elétricos de iluminação e climatização. No mercado atual, existem diversas soluções projetadas especificamente para maximizar o aproveitamento da luz e da ventilação naturais. Aproveite o Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas para pensar nesta possibilidade por meio das opções abaixo:
Domus: solução para iluminação natural
Os Domus são elementos chave na estratégia de iluminação natural. Eles são projetados para capturar e difundir a luz do sol no interior de galpões e edifícios industriais, maximizando a iluminação diurna e reduzindo a necessidade de iluminação artificial.
Essa solução não apenas diminui o consumo de energia elétrica, mas também melhora a qualidade da luz no ambiente de trabalho, oferecendo uma iluminação mais uniforme e confortável.
O material utilizado nos Domus, geralmente o policarbonato, é altamente resistente e durável, além de oferecer proteção contra os raios UV, garantindo assim uma iluminação eficaz sem contribuir para o aumento da temperatura interna.
Lanternim e venezianas: soluções para ventilação natural
Além disso, os Natural Gravity Air Exhaust e Venetian são dispositivos de ventilação projetados para permitir a entrada de ar fresco e a saída de ar quente, promovendo a circulação natural do ar e melhorando o conforto térmico, tornando dispensável o uso de sistemas de resfriamentos como ar-condicionados.
Os lanternins são instalados no topo das edificações e funcionam aproveitando o princípio da convecção natural, no qual o ar quente sobe e é expelido através deles, enquanto o ar fresco é introduzido no ambiente, muitas vezes através das venezianas instaladas nas laterais dos edifícios.
Essa circulação contínua de ar favorece a renovação do ar interior e aumentando a sensação de frescor, minimizando a necessidade de sistemas de climatização artificial e contribuindo para uma significativa economia energética.
Energias renováveis
A implementação de fontes de energia renováveis, como painéis solares, para complementar as necessidades energéticas da indústria de forma sustentável também é uma alternativa muito utilizada pelas indústrias que buscam a sustentabilidade.
Isolamento térmico e materiais sustentáveis
O uso de materiais com alta eficiência térmica, como isolamento térmico avançado, vidros duplos e paredes com alto poder de retenção de calor, ajudam a manter a temperatura interna mais estável e reduzem a necessidade de climatização artificial.
Retrofit: adaptação no Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas
Importante ressaltar que essas soluções que trouxemos no Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas não se limitam a novas construções. Projetos de retrofit, que visam atualizar instalações antigas com soluções mais modernas e eficientes, podem se beneficiar amplamente destas tecnologias.
Galpões e edificações industriais, mesmo aqueles com décadas de uso, podem ser equipados com as soluções propostas acima, após uma cuidadosa análise estrutural para garantir a viabilidade e eficácia da instalação.
Este processo não apenas revitaliza o espaço mas também alinha as operações às práticas sustentáveis, reduzindo o impacto ambiental e promovendo um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.
Gestão de recursos e resíduos
A sustentabilidade industrial também pode ser possível por meio da gestão de recursos e resíduos. Isso porque eles fazem parte das ações consideradas essenciais para promover a sustentabilidade ambiental e reduzir o impacto negativo das atividades humanas no meio ambiente.
Ela envolve a administração dos recursos naturais, a minimização do desperdício e a promoção da reciclagem e reutilização de materiais.
Reciclagem e reuso
A implementação de sistemas de reciclagem eficientes para resíduos industriais e programas de reuso para materiais é fundamental para reduzir a quantidade de materiais enviados para os aterros sanitários.
Isso envolve a coleta seletiva, triagem e processamento de resíduos para transformá-los em novos produtos ou matérias-primas.
Gestão da água
Tecnologias e práticas para otimizar o uso da água, incluindo sistemas de captação de água da chuva e reutilização de água em processos industriais são algumas das estratégias que podem ser adotadas para beneficiar a indústria e reduzir os impactos no meio ambiente, principalmente quanto ao consumo de água potável.
Mobilidade sustentável e logística verde
A redução das emissões de gases de efeito estufa também podem ser reduzidas por meio da adoção da mobilidade sustentável e logística verde. Elas são abordagens que visam reduzir o impacto das operações de transporte e logística no meio ambiente.
Frota ecológica
A adoção de veículos elétricos ou híbridos para operações logísticas e incentivo ao uso de transportes alternativos e sustentáveis pelos colaboradores são ações que podem contribuir na redução do impacto ao meio ambiente.
Otimização de rotas
A otimização de rotas consiste no uso de softwares avançados para otimizar rotas e reduzir emissões de gases de efeito estufa relacionadas ao transporte e à logística.
Inovação e tecnologia verde
A implementação de sistemas automatizados e soluções IoT (Internet das Coisas) desempenha um papel fundamental na monitorização e otimização do consumo de energia e recursos em tempo real.
O sistema MB Smart do Grupo MB é um exemplo de tecnologia que pode ser integrada com dispositivos como Domus para controlar a intensidade da iluminação natural dentro do ambiente, reduzindo a necessidade de iluminação artificial e contribuindo para a eficiência energética.
O MB Smart atua como um gerenciador de iluminação que ajusta dinamicamente a intensidade da luz artificial com base na quantidade de luz natural disponível.
Por meio de sensores e algoritmos inteligentes, o sistema detecta as variações de luz ao longo do dia e ajusta automaticamente as lâmpadas LED dimerizáveis para manter um nível de iluminação constante e ideal dentro do ambiente.
Conscientização e engajamento
Ter uma empresa sustentável significa conscientizar e engajar sobre a importância das ações sustentáveis para promover uma resposta eficaz às mudanças climáticas. Entre as principais estratégias de atividades de conscientização estão:
● educação e treinamento;
● comunicação transparente;
● envolvimento com a comunidade;
● campanhas de sensibilização;
● incentivos e reconhecimento.
Veja também algumas ideias de campanhas para adotar com a equipe do seu ambiente industrial:
● Semana do Clima;
● desafios de redução de carbono;
● Dia da Terra;
● conferências e fóruns;
● programas de voluntariado ambiental.
O Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas surgiu para acelerar as ações sustentáveis, com o objetivo de amenizar os impactos ambientais causados, principalmente, pelas indústrias. Por isso, é fundamental que os ambientes industriais também entrem nessa luta contra as mudanças climáticas e adotem essas estratégias que fazem grande diferença para o nosso planeta e para o futuro da humanidade.
A Agenda 2030 estabelece 17 objetivos que são interconectados e abrangem uma ampla variedade de questões sociais. Conheça neste artigo completo um pouco sobre cada um deles!