Reduzir gastos com energia elétrica na indústria sem afetar a qualidade das atividades pode parecer algo impossível para os gestores, principalmente por ser o setor que mais consome energia no mundo.
Primeiramente, é preciso uma mudança de pensamentos e na cultura da empresa, para que além da economia de energia, sejam implantadas ações sustentáveis.
A seguir, mostramos, na prática, algumas mudanças que podem ser feitas para que os valores gastos com energia sejam minimizados. Confira!
Faça adaptações nas dependências
Algumas mudanças na infraestrutura da empresa podem ajudar a reduzir os gastos com energia elétrica. São pequenas alterações e investimentos nas dependências que fazem uma grande diferença no final do mês.
Alguns exemplos são:
- Utilização de sistemas de aquecimento solar para água;
- Instalação de geradores elétricos para os picos de valor na eletricidade;
- Troca de disjuntores de acesso restrito para painéis abertos (permite o controle de chaves ligadas e desligadas);
- Instalação de coberturas e telhados transparentes, como de policarbonato, para aproveitamento da luz natural, inclusive em galpões.
Reduza o uso de ar-condicionado
O ar-condicionado é um vilão em qualquer tipo de edificação, mas torna-se ainda mais relevante, se tratando de indústrias.
Se você deseja apresentar projetos para reduzir gastos com energia elétrica, prefira a implantação de portas e janelas maiores, como as venezianas industriais e uso de Lanternim, para que os ambientes utilizem a ventilação natural.
Já nos períodos mais quentes e setores poucos arejados em que o uso do ar-condicionado não pode ser substituído, faça a manutenção dos equipamentos a cada seis meses, deixe portas e janelas fechadas quando estiverem ligados e mantenha a passagem de ar livre.
+Você já leu esses?
- O que é e como funciona um lanternim?
- Como aproveitar ao máximo a ventilação natural?
- 10 Vantagens da ventilação natural para a construção civil industrial
Invista na iluminação natural
As medidas que visam reduzir custos com energia elétrica na indústria são, normalmente, voltadas para questões financeiras. Entretanto, algumas medidas vão muito além e permitem que a sua empresa se adeque às boas práticas de sustentabilidade.
Nesse sentido, destacamos a utilização da iluminação natural como uma estratégia indispensável para economia de energia. Se você não sabe por onde começar e não conhece boas soluções, aqui vão algumas orientações:
- Coberturas de policarbonato: permitem a utilização da iluminação natural, mesmo em dias mais nublados. São estruturas de fácil manutenção e instalação e de alta resistência;
- Domus contínuo: potencializam a iluminação natural e tem baixo índice de manutenções;
- Venezianas industriais: além da ventilação, permitem melhor aproveitamento da iluminação solar. Podem ser fabricados em diferentes cores e formatos de acordo com as necessidades do espaço.
Opte por equipamentos de baixo consumo
A indicação do nível de consumo de energia dos equipamento não é mero marketing. Para reduzir gastos com energia elétrica nas empresas é preciso atentar a essa etiqueta.
Para isso, os responsáveis pelas compras de equipamentos da indústria devem ser orientados a adquirirem somente aqueles com consumo de energia A, de acordo com o selo do Programa de Conservação de Energia Elétrica (Procel).
Esse programa é responsável por classificar o uso de energia pelos equipamentos entre A e G, sendo que especificados como A são equipamentos eficientes e de baixo consumo.
Além disso, é de extrema importância que ferramentas, aparelhos e demais equipamentos passem por manutenções e sejam trocados quando se tornarem ultrapassados, pois isso também influencia nos gastos com energia.
+Você já leu esses?
- ROI e Payback: Calcule o retorno ao investir em economia de energia elétrica
- Venezianas industriais: aliadas da produtividade e economia de energia
- Onde e como investir em eficiência energética na indústria?
Entenda e confira as contas de energia
Para que tenha um norte em suas estratégias para reduzir gastos com energia elétrica é preciso saber interpretar as faturas e identificar o motivo pelos altos valores. Além do consumo, propriamente dito, é cobrado o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS).
Então, sempre confira os valores de consumo que estão em kWh e os valores das tarifas, já que elas são variáveis conforme o período do ano, secas e outros fatores.
Defina metas de economia
É claro que a economia não será alcançada do dia para a noite, mas, sim, quando um conjunto de hábitos forem adotados. Para implantar a cultura da redução de gastos com energia elétrica, comece aos poucos.
Estabeleça metas de economia para as equipes, depois para os setores com maior consumo até que toda a indústria tenha adotado boas práticas.
Adote práticas do Green IT
O Green It é uma iniciativa que utiliza a tecnologia sem que isso cause danos ao meio ambiente. Para isso, são implantadas diversas práticas que não só reduzem custos e gastos, mas que permitem a preservação dos recursos naturais.
Algumas mudanças que podem ser feitas são:
- Reciclagem de aparelhos elétricos;
- Utilização de fontes renováveis;
- Uso de computação em nuvem.
Como dito, essas orientações para reduzir gastos com energia elétrica na indústria, além de visarem a questão financeira, promovem práticas sustentáveis e ecologicamente corretas, para que a sua empresa seja bem vista, perante o mercado e a sociedade, como um negócio que preserva os recursos renováveis e não renováveis.
Para aproveitar ao máximo a iluminação e ventilação natural e reduzir gastos com energia elétrica, entre em contato conosco e conheça as nossas soluções sustentáveis!