Manufatura sustentável é a elaboração de produtos através de uma abordagem mais econômica com processo que minimizem os impactos ambientais, poupando recursos naturais e energéticos.
As práticas de manufatura sustentável e rentável vem sendo aderida por diversas empresas dos mais variados segmentos, e entre os motivos que movem as empresas em direção à sustentabilidade se incluem:
- Aumento da eficiência em termos de redução de custos e desperdícios;
- Aumento da competitividade, conquistando assim novos clientes;
- Proteção e fortalecimento da marca, além da melhoria em reputação e aceitação do público;
- da viabilidade e de sucesso mais concreto do negócio;
- Atendimento de restrições regulatórias.
Além dos motivadores, podemos pontuar cuidados para que as empresas possam trilhar para a manufatura sustentável, que podem ser:
- Tratar a sustentabilidade de maneira coordenada, integrada e séria, ao invés de uma empreitada de momento, desconexa e informal;
- O foco primário deve estar em melhorar a competitividade e a receita da empresa, e não somente nos cortes de gastos, diminuição de riscos ou melhorias em eficiência;
- Fazer uma análise estratégica, planejamento de cenários e inovação para ir além do que é padrão;
- Estabelecer uma integração das funções de negócio com a sustentabilidade;
- Focar mais no longo prazo;
- Trabalhar de forma colaborativa com as partes interessadas (stakeholders) externas;
Com todos estes pontos para analisar a viabilidade da manufatura sustentável em uma empresa podemos nos perguntar: ok, mas como tornar a produção mais sustentável?
Promovendo a manufatura sustentável
Além da melhoria em qualidade de vida dos funcionários, as empresas têm encontrado formas de combinar as melhorias tanto em lucratividade quanto nos impactos ambientais provocados, rumo a uma manufatura sustentável, bem equilibrada, consciente e factível.
A redução dos rejeitos produzidos trazem benefícios para além do meio ambiente, podendo se somar com a própria comunidade nos entornos da fábrica. Como consequência visa-se a redução em poluição, e assim, a troca de uma demanda por aterros pela construção de parques e áreas verdes para a recreação.
Finalmente, a sustentabilidade não precisa ser somente um movimento exclusivo pela luta em favor do meio ambiente. Não é suficiente se ter apenas o foco em utilizar 100% de material reciclável, ou ainda, reduzir gastos com energia. Cada uma dessas decisões em prol da manufatura sustentável devem, antes de tudo, ser avaliadas em face às necessidades da comunidade regional e o empreendimento em si, ou então os esforços poderão se tornar vazios de sentido.
Administrar operações de uma maneira sustentável e socialmente responsável não é apenas uma moda, é um jeito legal de agir, mas um fator comercial fundamental.
Muitos negócios já deram um pontapé em direção aos passos importantes do crescimento verde, garantindo que seu empreendimento seja economicamente e ambientalmente sustentável. Tais empreendimentos com suas experiências pioneiras, têm mostrado que as melhorias ao caminhar nessa trilha vêm de mãos dadas com a geração de lucros em negócio mais competitivo e robusto no mercado.