Praticamente tudo o que consumimos passa por uma cadeia de produção industrial, que transforma matérias-primas em meios de consumo. Não à toa, esse é um dos segmentos mais importantes da economia, operando por meio de máquinas e recursos inovadores que visam proporcionar alta produtividade com o menor custo operacional possível.
O trabalhador fabril é parte fundamental desse processo, pois é ele quem “faz a roda girar”. Nesse sentido, os cuidados com a Segurança do Trabalho e a qualidade de vida no ambiente corporativo passam a ser ainda mais relevantes. Afinal, em um ambiente seguro e agradável, é natural que a produtividade dos colaboradores aumente.
Neste conteúdo, vamos falar do perfil do trabalhador fabril e quais habilidades ele precisa ter para se inserir no contexto da Indústria 4.0. Continue a leitura e entenda melhor essa relação!
Quem é o trabalhador fabril?
Algumas décadas atrás, fazia parte do senso comum a ideia de que o trabalhador fabril era alguém que não havia completado os estudos e que se dedicava apenas a trabalhos braçais. Hoje em dia, sabemos que isso é um grande mito nas fábricas, pois os gestores estão buscando formar equipes cada vez mais diversas e especializadas, sobretudo no contexto de inovação trazido pela Indústria 4.0.
>> Quer entender melhor do que se trata a Indústria 4.0? Veja quais são os recursos e tecnologias que vêm transformando as cadeias produtivas nos dias de hoje!
Esse cenário de inovações traz consigo uma série de exigências que vão além das habilidades técnicas do trabalhador fabril, envolvendo também aspectos subjetivos como inteligência emocional, flexibilidade e proatividade. A chave para um bom desempenho está no equilíbrio dessas duas vertentes. Atentos a isso, os gestores têm investido cada vez mais em qualidade de vida na fábrica.
Essa é uma maneira inteligente de proporcionar bem-estar aos colaboradores e, ao mesmo tempo, contribuir para o faturamento da indústria, pois trabalhadores bem dispostos rendem mais. A seguir, resumimos algumas habilidades que esses profissionais precisam ter para se adequarem às demandas dessa nova era industrial.
Especialização técnica
Uma indústria requer colaboradores com todos os níveis de qualificação. Independentemente do cargo, os gestores querem contar com profissionais especialistas no que fazem, visto que isso se reflete na qualidade dos serviços prestados. Portanto, esqueça aquela história de que o trabalhador fabril não precisa estudar ou aprimorar suas habilidades.
Comprometimento e criatividade
Além do comprometimento com as questões básicas como horário de trabalho e uso adequado dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), os trabalhadores industriais precisam ser criativos para propor soluções inovadoras quando algo não vai bem na cadeia produtiva. Também se espera desses profissionais que eles se antecipem às situações, agindo de forma proativa na resolução de problemas e conflitos.
Conhecimento de novas tecnologias
Os processos no segmento industrial se alteraram bastante nas últimas décadas. A transformação digital trouxe consigo diversas ferramentas que otimizam a cadeia de produção, automatizando tarefas repetitivas e que antes eram manuais, por exemplo. Cabe ao trabalhador fabril se preparar para esse cenário. Embora o fator humano continue imprescindível, é necessário ter uma boa desenvoltura com as novas tecnologias.
Atribuições de quem trabalha em galpão industrial
As atribuições do trabalhador fabril vão desde as funções técnicas até as administrativas e contábeis. A seguir, listaremos algumas das funções mais comuns e requisitadas do ponto de vista técnico.
Mecânico de manutenção
É o profissional que realiza as manutenções preventivas e corretivas em componentes, equipamentos e máquinas industriais. É ele quem avalia as condições de funcionamento e desempenho das máquinas, sempre visando a segurança das operações.
Eletrotécnico
Profissional bastante requisitado no ramo das indústrias metalúrgica, de telecomunicações e da construção civil. É responsável por avaliar as condições de operação dos equipamentos eletroeletrônicos, fazendo também as manutenções necessárias.
Assistente de produção
Os assistentes de produção se encarregam de preparar os materiais que vão alimentar as linhas de produção. Eles organizam a área de serviço, abastecendo as cadeias produtivas e monitorando as máquinas conforme normas técnicas de qualidade, segurança e saúde.
Assistente de logística
Os assistentes de logística se encarregam de preparar os espaços das fábricas para a execução da cadeia produtiva, bem como para o transporte e a distribuição de mercadorias. Trata-se de um cargo de confiança, pois envolve os recursos materiais, financeiros e pessoais da indústria.
Vantagens de ser um trabalhador fabril: como a indústria 4.0 proporciona qualidade de vida
Ser um trabalhador fabril no contexto da Indústria 4.0 significa trabalhar em um ambiente corporativo saudável e que preza pela sustentabilidade. O cuidado ambiental é, inclusive, um dos pilares da quarta revolução industrial, tendo em vista proteger o meio ambiente dos resíduos tóxicos da cadeia produtiva e, ao mesmo tempo, tornar as operações menos custosas.
As soluções de iluminação e ventilação natural, por exemplo, são itens indispensáveis nesse cenário, pois conseguem aliar economia de recursos operacionais e qualidade de vida para o trabalhador fabril. Essas soluções operam sem consumir energia elétrica e sem demandar grandes esforços manuais. Portanto, são o investimento ideal para tornar a cadeia produtiva mais econômica e ágil.
Enquanto os domus de iluminação natural ajudam a manter a indústria sempre bem iluminada e com um campo de visão favorável ao desempenho das atividades, as venezianas de ventilação permanente garantem o conforto térmico e a qualidade do ar elevada. Tudo isso contribui para a saúde e o bem-estar dos colaboradores, que se sentirão sempre motivados a estar ali desempenhando a melhor performance.
Se você deseja saber mais sobre soluções sustentáveis para a indústria e como elas contribuem para a qualidade de vida no trabalho, entre em contato com nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas!