Artigo indispensável nas construções sustentáveis, as venezianas de ventilação natural ajudam as fábricas a atingirem eficiência energética e, ao mesmo tempo, impulsionam a produtividade dos colaboradores. A solução favorece a entrada do ar nos galpões industriais e contribui para o conforto térmico no recinto, o que é fundamental para a desenvoltura dos funcionários.
Além de evitar problemas causados pelas altas temperaturas – como cansaço, desidratação e dores de cabeça –, a instalação de veneziana de ventilação dispensa a necessidade de aparelhos climatizadores.
Assim, mais do que reduzir despesas de energia elétrica, você estará investindo na saúde e no desempenho da sua equipe. Continue a leitura e veja como garantir uma solução de alta performance!
Veneziana de ventilação: por que investir?
O retorno ao investir em veneziana de ventilação é certeiro, sobretudo se considerarmos que você estará proporcionando um ambiente de trabalho mais agradável para os colaboradores, que são as pessoas que fazem a roda girar. Sem falar que, hoje em dia, investir na qualidade de vida no local de trabalho já virou pré-requisito para empresas que pretendem se destacar no mercado.
Com esse investimento, a indústria sai ganhando tanto no âmbito da produtividade quanto da sustentabilidade. Inclusive, atuar de forma sustentável é outro critério essencial para valorizar a imagem de uma empresa. É por isso que as venezianas são soluções campeãs de escolha nas obras novas e também nos retrofits industriais. Em seguida, resumimos as principais características da veneziana de ventilação natural:
- Tem proteção contras os raios UV;
- Tem baixo peso específico;
- Possui telas anti-pragas;
- Possui vedação contra infiltração;
- Apresenta alta resistência mecânica;
- É fácil de instalar;
- Não emite ruídos.
A seguir, vamos detalhar as vantagens que um sistema de ventilação natural com venezianas traz para o galpão.
Economia e eficiência energética
A veneziana de ventilação industrial proporciona conforto térmico e melhora a qualidade do ar no galpão, mantendo um fluxo constante de ventilação permanente. Isso reduz ou até elimina a necessidade de recorrer à ventilação forçada e aos aparelhos climatizadores, como o ar-condicionado, que tanto sobrecarrega a fatura de energia, principalmente quando precisa ficar ligado por longos períodos.
Se fabricadas em policarbonato, as venezianas favorecem também a entrada de iluminação natural no recinto, diminuindo o uso da iluminação artificial durante boa parte do expediente. Ou seja, além de contribuírem para que a fábrica atinja eficiência energética, as venezianas de policarbonato trazem mais conforto visual para a realização das tarefas no dia a dia.
Mais saúde respiratória
A entrada de ar nos galpões industriais é fundamental para evitar a propagação de fungos, bactérias e vírus causadores de doenças respiratórias, a exemplo da Covid-19. Como sabemos, nos ambientes fechados as chances de transmissão desses patógenos aumentam significativamente. Por isso, a veneziana de ventilação natural se tornou artigo indispensável no contexto da pandemia.
Alto desempenho das equipes
É impossível ter bom rendimento em um galpão fechado, quente e onde o ar não se renova com frequência. Além de o local se tornar abafado e desconfortável, o risco de transmissão de doenças respiratórias é altíssimo. Por outro lado, quando você investe em um sistema de ventilação natural que garante a circulação do ar e o conforto térmico, a saúde dos funcionários fica preservada e, naturalmente, o desempenho aumenta.
Aliando conforto térmico e qualidade do ar no galpão industrial
Um projeto que alie venezianas e lanternins industriais torna o sistema de ventilação natural ainda mais eficiente. Ao mesmo tempo em que o ar entra pela veneziana de ventilação para refrescar o ambiente, o processo de exaustão impulsionado pelos lanternins elimina as partículas tóxicas pela cobertura, de modo que a renovação seja constante para manter a qualidade do ar no recinto.
Como garantir a máxima eficiência do projeto?
Algumas metodologias da Engenharia Computacional têm sido cruciais para o dimensionamento adequado dos sistemas de ventilação natural. Um exemplo é o CFD (Computational Fluid Dynamic), que funciona como uma calculadora de fluidos visando compreender o comportamento do ar em determinado local. Com essa técnica, o projeto ganha em eficácia e acurácia, livrando os engenheiros de prejuízo e retrabalho.
Na prática, o que o CFD faz é levar para a realidade virtual os inputs coletados no ambiente físico pela equipe de projeção. Esses dados envolvem tudo que influencia no comportamento do ar no recinto, como o posicionamento da edificação, a quantidade de aberturas e as condições climáticas da região.
Quanto mais rigorosa for a coleta, mais acurado será o resultado do CFD, que validará os dados e fará os cálculos necessários para prever uma instalação ideal de acordo com as particularidades de cada galpão. Assim, a execução do projeto ganha velocidade e máxima eficiência, poupando a empresa de prejuízo ou gastos desnecessários.
O Grupo MB é pioneiro no uso do CFD em sistemas de ventilação natural. Se você tem interesse em saber mais sobre esse mercado e solução, fale com um de nossos especialistas e eleve seu projeto a um patamar mais moderno e sustentável!