A ventilação natural reduz ou até elimina a necessidade de uso de dois vilões do consumo energético em fábricas: os sistemas de climatização automatizados (ar-condicionado) e a ventilação forçada (ventiladores e exaustores mecânicos).
Acima de tudo, o uso da ventilação natural na indústria garante vantagens sobre esses sistemas por conta de um grande diferencial: o consumo zero de energia. Isso significa que são utilizados apenas recursos disponíveis na natureza, como a brisa e a diferença de temperatura, para promover a circulação do ar de forma eficiente.
Neste conteúdo, explicamos um pouco mais sobre como funciona a ventilação natural e quais são os benefícios da instalação desse tipo de recurso. Continue a leitura e confira!
Como funciona a ventilação natural na indústria
Para começar a falar sobre ventilação natural na indústria — que é um recurso muito utilizado para a circulação eficiente do ar no interior de uma edificação ou galpão —, precisamos abordar a ventilação cruzada.
Ela consiste na utilização de aberturas em partes opostas de uma edificação, como um galpão industrial, no sentido da brisa natural da região. Em outras palavras, o sistema é baseado na ideia de que o ar mais fresco entre por um lado da edificação, e que, no outro lado, o ar mais quente seja drenado naturalmente. Esse efeito ocorre de duas maneiras: na horizontal e na vertical.
A imagem abaixo exemplifica como o ar circula tanto horizontalmente quanto verticalmente em uma edificação.
A técnica de ventilação cruzada é eficiente para qualquer tipo de planta. No caso de galpões ou armazéns com alto pé direito, ganha-se controle térmico e circulação do ar por consequência do efeito chaminé (ou exaustão por gravidade).
Esse efeito consiste na tendência do ar quente subir devido à densidade maior, e do ar frio se manter em nível baixo. Essa circulação natural devido à diferença de temperatura é explorada pela ventilação cruzada para maximizar a troca de ar.
A utilização de equipamentos de ventilação natural, como venezianas industriais e lanternins, permite tirar proveito tanto da ventilação cruzada quanto do efeito chaminé. De forma geral, essa é a estratégia mais interessante para melhorar a regulação de temperatura e a qualidade da circulação do ar em ambientes industriais sem o consumo de energia.
Os principais benefícios da ventilação natural industrial
A ventilação natural industrial é bastante utilizada, e não é à toa: essa solução oferece uma série de benefícios importantes para o empreendimento como um todo. A seguir, listamos alguns dos principais. Confira!
Mais bem-estar e produtividade
A qualidade do ar e a temperatura no ambiente fabril são dois elementos que impactam diretamente na produtividade, na satisfação e na saúde dos colaboradores. Esses pontos podem ser altamente otimizados com um sistema adequado de ventilação natural, garantindo uma ampla variedade de vantagens para o ambiente de trabalho.
A qualidade do ar tende a se degradar com a presença de gases e substâncias nocivas no ambiente do galpão ou edifício industrial — que são geradas pelo próprio processo de produção. Para que esses compostos sejam eliminados do ambiente e deixem de representar um risco à saúde dos colaboradores, é fundamental adotar estratégias que aumentem as taxas de renovação do ar interno, como a ventilação natural.
O controle da temperatura é um dos aspectos essenciais resultantes da constante renovação do ar, proporcionando mais conforto térmico na indústria para quem convive no ambiente. Esse fator é fundamental para garantir a satisfação dos colaboradores, considerando-se a temperatura radiante, a sensação térmica, a umidade e o movimento do ar. O resultado é um ambiente mais produtivo e saudável.
Quando se recorre à ventilação natural, esses dois pontos fundamentais para a salubridade do ambiente industrial são alcançados literalmente sem esforço — e sem consumo energético. Além disso, é notado um impacto imediato na capacidade produtiva.
Controle da umidade
O acúmulo de umidade em ambientes industriais, como fábricas, galpões e silos, é um problema que pode causar diversos danos. A condensação da umidade pode levar ao gotejamento, criando um ambiente com “chuviscos” nas instalações. Isso não apenas afeta a estrutura do local, mas também pode causar danos ao maquinário e aos produtos armazenados, além de prejudicar a saúde dos colaboradores.
Uma solução eficaz para prevenir esses inconvenientes é a adoção de um sistema de ventilação natural bem dimensionado e eficiente, utilizando recursos como venezianas industriais e lanternins. Uma ferramenta revolucionária para esse problema é a modelagem em BIM (Building Information Modeling ou Modelagem da Informação da Construção), que está transformando a forma de se fazer construção civil e trazendo a inovação para a indústria.
O Grupo MB, por exemplo, desenvolveu uma solução inédita de modelagem em BIM de todas as famílias do Lanternim para ventilação natural.
Produtos modelados em formato tridimensional já podem ser inseridos em projetos para galpões industriais, permitindo maior previsibilidade sobre como aquela solução ficará e poderá funcionar.
Trata-se de uma metodologia que cria plantas inteligentes, integrando todo o ciclo da obra em um projeto 3D. Isso facilita o dimensionamento das soluções e resulta em instalações mais eficientes.
Um exemplo da aplicação do BIM na indústria é o uso de ventilação natural em empresas, que combina conforto térmico e economia de energia. Esse sistema utiliza venezianas para a entrada de ar e lanternins para a exaustão de ar quente, mantendo a temperatura interna agradável.
Esses elementos permitem o controle adequado da ventilação, facilitando a circulação do ar e a troca de umidade interna com o ambiente externo.
Controlar a umidade do local é especialmente importante para ambientes com estruturas metálicas, onde a condensação pode causar a corrosão dos perfis. Além disso, locais com a presença de equipamentos eletrônicos ou produtos sensíveis à umidade também podem sofrer danos, gerando grandes prejuízos à indústria.
Adaptação do projeto
Os benefícios da ventilação natural não se limitam apenas a construções novas. Edificações existentes que não contam com soluções modernas e sustentáveis de eficiência energética também podem se beneficiar da implementação de medidas de retrofit.
O processo de retrofit para indústria visa à restauração de prédios antigos, preservando a arquitetura. Assim, é possível instalar recursos como venezianas industriais e lanternins, sem alterar as características iniciais do projeto. Isso permite a redução do consumo de energia elétrica e melhora a qualidade do ambiente sem a necessidade de construir uma nova estrutura do zero.
Neste case de retrofit com lanternim, por exemplo, foram solucionados três problemas graves na edificação: alta temperatura, baixo índice de renovação do ar e forte odor interno.
O retrofit vai além de uma simples reforma: ele garante mais segurança, melhor desempenho e mais funcionalidade para o ambiente industrial como um todo. Essas melhorias resultam em mais eficiência energética, com redução dos custos operacionais relacionados ao consumo de eletricidade.
Ambiente sustentável
Uma empresa que adota soluções de ventilação natural demonstra compromisso ambiental e social, visto que se preocupa em reduzir o consumo de energia elétrica, melhorando as condições de trabalho e aumentando a produtividade.
Ao optar pelo uso da ventilação natural, a indústria está contribuindo diretamente para a redução de emissões de gases de efeito estufa e para a conservação dos recursos naturais, uma vez que está diminuindo a dependência de sistemas de climatização que consomem eletricidade.
Além disso, é importante ressaltar que o tema sustentabilidade não deve ser apenas uma estratégia de marketing na organização. Ao adotar soluções como essas, a empresa se posiciona como uma organização responsável, consciente e comprometida com a redução do impacto ambiental e a promoção de um ambiente de trabalho saudável.
Menor custo de manutenção
Os sistemas de ventilação natural costumam ter uma vida útil muito mais longa, além de exigirem menos manutenção em comparação com os sistemas mecânicos. Vale reforçar que, apesar de os cuidados serem menores, é muito importante realizar inspeções periódicas para garantir que eles estejam funcionando corretamente e que as aberturas não estejam obstruídas.
Tudo isso resulta em custos reduzidos com mão de obra especializada e em mais tempo de operação. Além disso, a ventilação natural é uma forma de garantir que, mesmo em situações em que houver falhas no sistema elétrico, o ambiente apresente as características mínimas necessárias para os colaboradores conviverem confortavelmente.
Saiba mais sobre as venezianas industriais e lanternins
As venezianas são componentes fundamentais de um sistema de ventilação industrial, sendo projetadas para permitir a entrada de ar renovado e promover a circulação constante de ar pelas laterais do ambiente, onde são instaladas. Os lanternins são estruturas instaladas na cobertura, projetados para permitir a exaustão de poluentes e ar quente acumulados no interior do ambiente.
Ambos os componentes trabalham em conjunto para criar um sistema de ventilação natural eficiente. Essa combinação proporciona um ambiente mais saudável, com melhor qualidade do ar e mais conforto térmico, além de contribuir para a economia de energia elétrica.
O Grupo MB oferece as melhores soluções em iluminação e ventilação natural para a indústria. Entre em contato conosco agora mesmo para conhecer a ideal para o seu empreendimento!