A adoção de hábitos voltados para a sustentabilidade reflete nos mais diversos setores, inclusive na construção civil, fazendo com que a arquitetura sustentável ganhe força e se torne uma regra nas construções.
Dessa forma, a arquitetura sustentável busca minimizar a utilização de recursos nas obras, além de reduzir ao máximo os impactos causados ao meio ambiente e à saúde.
Este artigo traz 6 dicas importantes para viabilizar o uso da arquitetura sustentável na sua obra. Confira!
1. Inclua a sustentabilidade no seu planejamento
Projetos sustentáveis devem promover conforto, causando o menor impacto ambiental possível. Eles também precisam apresentar baixo custo de execução e de manutenção ao longo de sua vida útil.
Para alcançar esse nível de inteligência em um projeto, é preciso, antes de tudo, planejamento. Projetos bem detalhados evitam que haja desperdícios nas obras e garantem melhor execução e resultados.
É fundamental que as práticas para a sustentabilidade na arquitetura sejam pensadas desde o início do projeto, considerando os vários critérios de sustentabilidade existentes.
Até mesmo ações simples, como definir um método de descarte correto para o lixo das obras, podem se tornar condutas muito benéficas ao meio ambiente. Se houver a possibilidade de reciclar esses materiais, a atitude será ainda mais positiva.
2. Utilize ventilação natural
A ventilação natural utiliza a força eólica disponível na natureza para proporcionar um ambiente agradável e saudável a baixo custo. O uso de equipamentos voltados para a ventilação natural, como venezianas industriais e lanternins, é hoje a melhor estratégia para melhorar o controle da temperatura e manter a qualidade da circulação do ar em ambientes industriais, tudo sem consumo de energia.
Conheça as opções de ventilação natural para a indústria oferecidas pelo Grupo MB.
+Leia mais: Benefícios da ventilação natural em dias frios
3. Economize energia com iluminação natural
Além de atender às regras estabelecidas pelas normas regulamentadoras, o uso de iluminação natural pode reduzir consideravelmente o consumo de energia elétrica em uma fábrica.
Esse recurso arquitetônico possui um grande apelo na indústria, tanto em pequenas empresas quanto em grandes complexos industriais. A iluminação natural garante o retorno rápido do investimento realizado, além de promover a saúde e bem-estar dos colaboradores.
Entre as soluções oferecidas pelo Grupo MB está o Domus Contínuo. Com alta resistência e durabilidade, pode ser instalado em qualquer tipo de telhado para oferecer mais iluminação e redução no consumo de energia. Saiba mais sobre essa e outras soluções do Grupo MB para iluminação natural.
+Leia mais: Iluminación industrial: ¿la luz natural ahorra realmente energía?
4. Invista em tecnologia
A tecnologia é uma grande ferramenta facilitadora, responsável por muitas das soluções sustentáveis existentes no mercado. Buscar soluções tecnológicas torna seu projeto inteligente, facilitando a vida dos clientes e agredindo cada vez menos o meio ambiente.
Mesmo que o investimento necessário pareça alto, não se engane: muitas vezes, o custo inicial pode garantir uma considerável economia e proteção a médio e longo prazo.
É o caso, por exemplo, do MB Smart, do Grupo MB. Trata-se de uma tecnologia para gerenciar a iluminação industrial de forma automatizada. Com ele, é possível controlar a iluminação de diferentes setores conforme a necessidade. Além de sua eficiência, o MB Smart também pode ser combinado com o Domus Light, uma vez que irá adaptar a iluminação artificial conforme a iluminação natural externa, trazendo redução de custos com energia ainda maior.
5. Esteja por dentro da legislação
Ao se trabalhar com arquitetura sustentável, é imprescindível seguir as leis e normas vigentes no país. Após longos anos de discussões, atualmente é possível contar com uma legislação que protege o ambiente e que estimula a adoção de boas práticas. Cumprir essas normas é fundamental, pois não existe sustentabilidade sem responsabilidade social.
Além disso, a adequação total à legislação possibilita que as empresas se submetam a diferentes processos de certificação, que avaliam o seu desempenho com base em normas específicas para cada setor.
6. Mudança de comportamento
A mudança de comportamento dos profissionais talvez seja o maior desafio enfrentado durante a aplicação da arquitetura sustentável em um projeto. Sem o total entendimento por parte da equipe de trabalho, dificilmente as ideias de sustentabilidade poderão ser devidamente executadas.
Somente com a compreensão da sua importância é que a sustentabilidade passará a fazer parte dos hábitos da organização e, por consequência, dos novos projetos que serão implementados.
É preciso conscientização e clareza para que as boas práticas sustentáveis se tornem soluções inteligentes, capazes de colaborar para o bem-estar das pessoas e para a preservação dos recursos naturais.