Projetistas que estão em dúvida para escolher entre exaustor industrial ou ventilação natural devem, antes de tudo, considerar as prioridades do projeto. Se a intenção é economizar energia e tornar a fábrica mais sustentável, a ventilação natural é muito mais promissora do que o exaustor.
Apesar de eficientes, os exaustores têm uma demanda contínua por energia, o que em longo prazo pode representar um custo muito elevado para a indústria. Um sistema de ventilação natural com venezianas e lanternins, por sua vez, opera em alta performance sem consumir energia. Continue a leitura e veja o que considerar na escolha!
Exaustor industrial ou ventilação natural: o que levar em consideração na hora de escolher?
Garantir a ventilação adequada em uma fábrica é algo importantíssimo para a saúde e o bem-estar dos colaboradores, especialmente por que esses ambientes tendem a ser locais fechados e que acumulam ar viciado. Conforto térmico e qualidade do ar são aspectos indispensáveis para configurar um local de trabalho salubre e agradável. Mas como promover essas melhorias em um galpão industrial?
Os sistemas com exaustor industrial ou ventilação natural são projetados a fim de suprir a lacuna da falta de renovação do ar nos galpões de fábrica. Não à toa, um dos principais aspectos que deve ser considerado na hora de escolher o sistema é a taxa de renovação do ar ideal para aquele ambiente, visando manter uma temperatura interna sempre amena.
Os níveis de umidade e temperatura também precisam ser levados em conta, sobretudo em cadeias produtivas que demandam controles mais rígidos, como nas indústrias químicas ou do ramo alimentício. A ventilação natural com venezianas e lanternins é imbatível em todos os setores, sobretudo porque ajudam a economizar energia.
Exaustor industrial e a alta demanda energética
O funcionamento de um exaustor industrial se dá por meio de uma força motriz que conduz o ar quente para fora do galpão fechado. Esse movimento ocorre no topo ou nas laterais da edificação, conforme o projeto de ventilação utilizado. A intenção é que, ao mesmo tempo em que o ar viciado é levado para fora, o ar fresco adentra o local, favorecendo a renovação da corrente.
Trata-se, portanto, de um sistema de ventilação eficiente. O ponto negativo é que a demanda constante por energia – devido à potência dos motores – faz do exaustor uma opção bastante custosa. Sem falar nas despesas com manutenção. Isso significa que, em termos de sustentabilidade e eficiência energética, eles não são as melhores opções.
Ventilação natural e as soluções do Grupo MB
Uma alternativa para o uso de exaustor industrial é a ventilação natural. A seguir, falaremos das soluções do Grupo MB que são campeãs nesse cenário, trazendo conforto térmico e qualidade do ar para a indústria a custo zero de energia.
Venezianas de ventilação permanente
As venezianas industriais são grandes aliadas da produtividade e economia de energia na indústria. Com o conforto térmico proporcionado por essas soluções, não é necessário depender de aparelhos como ar-condicionado, nem lidar com o incômodo do ar viciado dentro da fábrica. Vamos às principais vantagens:
- Ventilação permanente e controlada;
- Conforto térmico e bem-estar para os colaboradores;
- Redução de custos de energia com ar-condicionado;
- Melhoria nos níveis de luminosidade interna;
- Design leve, clean e minimalista.
Lanternins industriais
Os lanternins industriais substituem perfeitamente os exaustores, proporcionando a renovação constante do ar no galpão e retirando eventuais partículas tóxicas de dentro do recinto. Seu funcionamento se dá por meio dos fenômenos físicos conhecidos como efeitos chaminé e Venturi, sem consumir um quilowatt sequer de energia. Vamos às principais vantagens:
- Reposição dos níveis de oxigênio;
- Qualidade do ar elevada;
- Mais saúde respiratória;
- Produtividade em alta;
- Zero consumo de energia.
Exaustor industrial ou ventilação natural: conclusão
Lendo até aqui, você certamente já percebeu que compensa mais investir em ventilação natural do que em exaustor eólico. A seguir, pontuamos mais alguns diferenciais das venezianas e lanternins em relação ao exaustor:
- Um sistema de ventilação natural não necessita de manutenção nem de cuidados preventivos;
- Independentemente da situação, e mesmo com corte de energia, um fluxo natural irá manter o ar circulando;
- A ventilação é auto-ajustável. Quanto mais quente o ar interno, maior o fluxo de ar fresco que entrará pelas venezianas;
- O retorno sobre o investimento é maior, pois um sistema de ventilação natural contribui para a eficiência energética e sustentabilidade.
Então, se você deseja elevar sua indústria a um patamar mais moderno e sustentável, já sabe no que investir. Apenas lembre-se de considerar as especificidades de cada projeto na hora de dimensionar o sistema, pois algumas fábricas têm demandas extras de renovação de ar, como as indústrias que trabalham com processos químicos e gases tóxicos.
De forma geral, um sistema de ventilação natural projetado por quem entende do assunto certamente vai assegurar uma ótima taxa de circulação do ar e conforto térmico para o ambiente.
Nós podemos ajudar você nessa missão. Fale com um de nossos especialistas e saiba mais sobre nossas soluções inteligentes!