Como funciona um sistema de iluminação na indústria?

-iluminação indústria

Para ser eficiente, um sistema de iluminação na indústria precisa considerar algumas variáveis, como as dimensões do galpão, o posicionamento das aberturas para entrada de luz natural e o tipo de atividade que é desenvolvida em cada departamento.

A combinação de um sistema inteligente de iluminação natural e de iluminação artificial com lâmpadas de LED é, atualmente, a melhor opção em termos de economia de energia e sustentabilidade industrial.

Neste conteúdo, falaremos mais sobre os tipos de iluminação para indústria e mostraremos porque os sistemas inteligentes configurados com domus e venezianas industriais se tornaram campeões de escolha!

Como funciona um sistema de iluminação na indústria?

Todos nós sabemos que o ambiente corporativo demanda um rigoroso sistema de iluminação, visto que muitas atividades laborais são minuciosas e exigem máximo foco e concentração. Nos galpões industriais é necessário ter ainda mais cautela, pois algumas tarefas podem colocar os colaboradores em risco caso não sejam desempenhadas com os recursos adequados.

Nesse sentido, um sistema de iluminação deve funcionar de modo a trazer conforto visual e segurança para os colaboradores, seja a partir de lâmpadas artificiais ou de um sistema inteligente de iluminação natural. Ao longo do conteúdo, falaremos melhor sobre a combinação dessas duas vertentes.

Como a iluminação impacta no dia a dia da indústria?

Além de otimizar a cadeia produtiva, uma iluminação eficaz na indústria contribui para a qualidade de vida no ambiente corporativo, pois, como vimos, ajuda a preservar a integridade física dos colaboradores – prevenindo acidentes de trabalho, por exemplo.

Outros impactos do sistema de iluminação fabril envolvem as despesas para mantê-lo operando em alta performance, o que geralmente é algo bastante expressivo se considerarmos apenas a iluminação artificial.

Também é possível observar os impactos da iluminação na indústria a partir da produtividade dos colaboradores. Afinal, galpões mal iluminados certamente vão gerar problemas como cansaço visual, estresse e baixo rendimento dos profissionais.

Qual é o tipo de iluminação ideal?

Existem diversas formas de iluminar um ambiente industrial, sendo a iluminação direta bastante frequente. Nesse tipo de iluminação – normalmente feito com lâmpadas de LED – o feixe de luz incide diretamente sobre pontos específicos, de modo a facilitar a realização de tarefas mais minuciosas.

Já em outras atividades, é possível obter um benefício maior usufruindo da iluminação indireta. Por ser um tipo de iluminação mais sutil, não haverá problemas como vista cansada ao longo do tempo de exposição. É por isso que combinar luz direta e indireta é a melhor opção para não abrir mão da segurança nem do conforto visual dos colaboradores.

Tipos de iluminação na indústria

No tópico anterior, falamos dos tipos de iluminação artificial para a indústria. Esses sistemas podem ser configurados com diversos tipos de lâmpadas, como as fluorescentes, as incandescentes, as halógenas e os LEDs.

As lâmpadas incandescentes e halógenas são pouco utilizadas atualmente, devido ao alto consumo energético e por se aquecerem facilmente. As fluorescentes, por sua vez, embora consumam menos eletricidade do que as incandescentes e halógenas, contêm substâncias poluentes em sua composição, como o fósforo e o mercúrio. Por isso, o descarte precisa ser feito por centros especializados.

Já as lâmpadas de LED surgiram como uma grande revolução no mercado, aliando máxima eficiência com o menor consumo energético possível. Além disso, elas são opções sustentáveis, ou seja, não possuem elementos poluentes em sua composição.

Apesar de os LEDs serem bastante utilizados na indústria hoje em dia, outras opções que vêm revolucionando a iluminação nos parques fabris são os sistemas de iluminação natural configurados com domus e venezianas industriais.

Com esse tipo de sistema inteligente, o gestor consegue trazer eficiência luminosa para a fábrica a custo zero de energia, o que também contribui de forma significativa para o posicionamento sustentável da empresa.

Trouxemos um case de sucesso que vai ajudar você a entender melhor as vantagens da iluminação natural na indústria. Veja o retrofit da Postes Roma e entenda como essa fábrica deixou de ser um galpão escuro e improdutivo para se tornar um espaço muito mais valorizado!

Como escolher o melhor sistema de iluminação para a indústria?

Para escolher o melhor sistema de iluminação na indústria é preciso considerar uma série de fatores que impactam no orçamento da fábrica, por exemplo, a economia de energia elétrica, a performance dos colaboradores e a consciência ambiental dos gestores.

Um sistema de iluminação natural, como vimos, dialoga com todos esses fatores, pois permite que a indústria atinja eficiência energética, impulsiona a produtividade das equipes e reforça o posicionamento sustentável da fábrica. Isso faz com que a empresa mantenha o seu orçamento preservado e se valorize no mercado.

Além disso, ao priorizar a iluminação natural com domus e venezianas, o ambiente de trabalho fica mais saudável, pois a luz natural interfere diretamente no bem-estar dos colaboradores. O domus permite a difusão estratégia da luz solar sem que os feixes incidam diretamente sobre as pessoas ou sobre os equipamentos, além de bloquear a passagem dos raios UV.

Portanto, trata-se da melhor opção de iluminação para a indústria em termos de eficiência luminosa, economia de energia e qualidade de vida no trabalho. O mesmo vale para as venezianas industriais, que, além de trazem conforto térmico para a fábrica, favorecem a entrada de luz solar para que todos os ambientes se mantenham bem iluminados durante a maior parte do expediente.

Não podemos deixar de destacar o uso dos LEDs como opção mais sustentável quando falamos em iluminação artificial. Para as indústrias que operam em escala noturna, por exemplo, o gerenciamento automático dos LEDs é uma excelente maneira de economizar energia e ajustar os feixes no galpão conforme as necessidades de cada departamento da fábrica.

Podemos dizer então que a combinação de um sistema de iluminação com domus, venezianas e lâmpadas de LED é a opção mais vantajosa para a sua indústria, com retorno garantido e valorização da sua marca.

Quer saber mais sobre soluções de iluminação natural para indústria? Baixe nosso e-book completo e veja o guia detalhado de instalação dos sistemas inteligentes!

O Grupo MB utiliza cookies sob o objetivo de melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições. Para entender melhor leia a nossa Política de Privacidade.

Clique no botão abaixo para entrar em contato via WhatsApp