ARTIGOS

compare-analise-exaustor-industrial

4

fevereiro

Exaustor industrial ou ventilação natural – qual escolher?

 

Um tópico muito importante tanto em questão da saúde e bem-estar dos funcionários, como também para um ambiente eficiente de trabalho, é o tema da ventilação adequada em uma fábrica.

Devem ser considerados fatores como:

      Renovação do ar interno;
      Controle de umidade;
      Manutenção de temperaturas agradáveis.

É também importante reunir informações e tirar dúvidas para decidir entre recorrer a ventiladores e/ou exaustores industriais ou à ventilação natural por meio de lanternins e venezianas industriais. 

 

O exaustor industrial: ventilação mecânica forçada

 Enquanto a ventilação natural se baseia na gravidade e o funcionamento natural do fluxo de ar, o exaustor industrial cria uma corrente de ar através de uma força motriz fazendo com que o ar passe por seu sistema de tubulação e ventilação. Com isto, a ventilação conduz o ar quente e/ou saturado para fora do ambiente fechado, pelo topo ou laterais do prédio enquanto ar fresco adentra o ambiente.

 Este sistema tem suas vantagens, sendo muito eficaz no controle do fluxo de ar, e em geral, promovendo uma ótima ventilação em diversos espaços internos de uma construção. Mas por ser um sistema baseado em motores e partes mecânicas, têm uma contínua demanda por energia.

 

exemplo-de-exaustor-industrial-de-parede

Um exaustor industrial requer contínuo uso de eletricidade.

Mas para que ocorra a ventilação de ar não é necessário sempre depender de motores ou partes mecânicas (mais sobre isso neste artigo: ventilação industrial sem ventiladores ou exaustores). Na estimativa que fizemos neste artigo, o uso de quatro exaustores pode custar cerca de R$ 2.000 ao ano.

 Com este raciocínio podemos nos questionar se realmente vale a pena fazer uso de um sistema de ventilação artificial – se não for estritamente necessário.

 

Ventilação natural: Venezianas Industriais e lanternins 

Uma alternativa para o uso de exaustor industrial é a ventilação natural.  Na comparação a ventilação natural tem algumas vantagens: 

  • Um ventilador natural não necessita de manutenção nem de cuidados para evitar alguma falha no sistema;
  • Independentemente da situação, e mesmo com corte de energia, um fluxo natural irá manter o ar circulando;
  • A ventilação é auto-ajustável. Quanto mais quente o ar interno, maior o fluxo de ar;
  • A ventilação tem custo zero de manutenção;
  • O investimento garante melhor retorno e longo prazo de utilização com materiais de qualidade e durabilidade, como policarbonato, aço galvalume, pré-pintado, como pode ser visto no artigo: venezianas industriais – aço, alumínio, policarbonato.

É bom lembrar que podem ser utilizados lanternins com cumeeiras em policarbonato para gerar tanto ventilação quanto para iluminação natural. Isto garante ainda mais economia.

 

lanternim com cumeeira em policarbonato na souza cruz em brusque SC

 

Exaustor industrial ou venezianas e lanternins? 

Mesmo ambas as opções cobrindo uma série de necessidades, a não ser que a empresa tenha demandas excepcionais de renovação de ar (como processos com químicos e gases tóxicos, por exemplo), a ventilação natural deverá assegurar uma ótima taxa de circulação do ar e conforto térmico.

 Deve ser analisado com cuidado quais vantagens serão mais expressivas na aplicação específica de sua solução, por essa razão é fundamental levar em conta as necessidades específicas de cada caso.

 

Considere suas necessidades 

Quando o assunto é escolher qual sistema de ventilação utilizar para uma fábrica, é comum que a escolha seja feita basicamente no potencial de economia. Assim é importante considerar a eficiência, conforto e custos de longo prazo.

guia-ventilacao-natural-grupo-mb

Baixe nosso guia gratuito com tudo sobre a ventilação natural para a indústria.

 

A boa notícia é que temos uma solução que já engloba baixo custo, eficácia, e praticamente ausência da necessidade de manutenção.

venezianas-industriais-grupo-mblanternim-grupo-mb  A escolha acaba se tornando natural. Para saber mais, tirar dúvidas ou solicitar um orçamento, converse conosco através do formulário abaixo.

Aceitamos Cartão BNDES

Assine nossa newsletter e receba novidades.