ARTIGOS

17

janeiro

Sustentabilidade industrial: afinal, investir ou não?

 

Quando falamos em sustentabilidade industrial, logo, pensamos nos impactos causados ao meio ambiente e em como minimizá-los.

Apesar do fator ambiental ser de extrema importância, também devemos adicionar a essa equação os fatores sociais e econômicos, fundamentais para a empresa. Acompanhe!

 

O que é sustentabilidade industrial?

A sustentabilidade industrial pode ser definida como a junção de práticas de uma empresa que objetivam o desenvolvimento sustentável.

Enquanto o conceito de sustentabilidade mais tradicional abrange questões relacionadas ao meio ambiente, como a sua degradação e poluição, a sustentabilidade industrial é mais abrangente. Ou seja, o seu compromisso se sustenta em três pilares:

  • Ambiental;
  • Econômico;
  • Social.

O novo conceito, portanto, sugere que as empresas busquem viabilidade financeira do seu negócio sem perder de vista a conservação do meio ambiente e o bem-estar social.

É nesse equilíbrio que a empresa deve se sustentar para buscar a competitividade.

 

+Você já leu esses?

 

O impacto da sustentabilidade industrial

Para que o conceito de sustentabilidade industrial esteja em vigor em seu empreendimento, devem ser verificados resultados práticos e significativos para o meio ambiente e a sociedade como um todo.

Quanto maior a sensibilidade da empresa às questões socioambientais, mais positiva é a imagem da empresa no mercado. Isso porque o mercado consumidor está cada vez mais exigente ao escolher seus parceiros ou na hora de escolher por um produto.

Atualmente, 75% dos brasileiros preferem comprar de empresas que investem em projetos sociais ou ambientais. Isso é o que mostra a pesquisa feita pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

 

 

O lado social da sustentabilidade industrial

Outro conceito que vem junto com a sustentabilidade industrial é o da sustentabilidade social, que sugere que a preocupação com o bem-estar humano deve ter destaque dentro da empresa.

Isso pode ser alcançado com salários adequados, garantia das necessidades físicas e psicológicas respeitadas pelos superiores e colegas, tratamento cordial, entre outros que entram no leque de requisitos da sustentabilidade industrial.

Afinal, uma empresa que preza pelo bom tratamento de seu colaborador, lhe apresenta um ambiente muito favorável para a execução de suas tarefas. Naturalmente, a empresa pode criar uma boa imagem entre seus colaboradores e atrair novas pessoas.

 

Iluminação e ventilação naturais na sustentabilidade industrial

Sustentabilidade industrial

Empresas que investem em sustentabilidade industrial e que visam a redução do impacto ambiental serão destaque no futuro. Bem como as que fomentam práticas e atividades para o desenvolvimento das pessoas e da sociedade e que garantem mecanismos para a redução de custos e de resíduos durante a construção e utilização de suas instalações.

Mas para que tudo isso possa se concretizar, as ações não podem esperar. Investir em ventilação e iluminação naturais abrangem a proposta ambiental, social e econômica de uma empresa e contribuem diretamente para a sustentabilidade industrial.

No aspecto econômico e ambiental podem se obter consideráveis economias de energia. No aspecto social podem ser obtidas diversas vantagens no maior bem estar e disposição dos colaboradores, com a iluminação natural. Além do conforto térmico e segurança na qualidade  do ar, com a ventilação natural.

 

 

Conte com o Grupo MB para colocar a sustentabilidade industrial em prática

Queremos ajudar a sua empresa a obter os 3 pilares da sustentabilidade industrial. Para isso, com experiência de mais de 16 anos distribuindo e fornecendo soluções de iluminação e ventilação natural para a indústria, um grande passo nessa direção pode ser dado rumo à sustentabilidade.

Como uma empresa com a certificação LEED pelo Green Building Council do Brasil, buscamos não só fornecer soluções sustentáveis para os negócios de clientes, como também possuímos uma forte cultura interna de eficiência e aproveitamento sustentável de recursos industriais, utilizando sempre de materiais de qualidade e durabilidade superiores.

Este artigo foi útil para você? Então, você também irá gostar de ler sobre arquitetura bioclimática em projetos industriais.

Aceitamos Cartão BNDES

Solicite seu orçamento: resposta em até 3 dias úteis.